Além do look do dia: entrevista com Maria Braz
Maria Vitória Braz, nascida em 2000 no interior de Minas Gerais, foi criada em uma família matriarcal, rodeada de mulheres fortes, inspiradoras e cheias de opinião. Filha primogênita de Silvia Braz, considerada uma das mulheres mais influentes nas redes sociais no quesito moda e lifestyle, era de se esperar que Maria carregasse esse DNA fashion em seu sangue. Embora aluna aplicada e estudiosa, cursando o quinto período de direito, ela já decidiu que seu futuro profissional é definitivamente o mercado da moda, da criação ao empreendedorismo. Aos 19 anos, ela realizou sua primeira colab com a designer Rosana Bernardes, uma referência nacional, no mercado desde 1984, levando uma pegada fresh & cool de sua geração para criar uma coleção de bijoux. As peças incríveis, modernas e coloridas conquistaram os fashionistas.
Fruto da geração Z, Maria aborda desde política até arte e arquitetura em seu Instagram, mas sua grande paixão é o mundo fashion, que ela insiste em dizer que é totalmente ligado ao universo artístico. Para ela, moda é expressão, liberdade e também trabalho sério, muito além do look do dia. A jovem influenciadora – e, como tudo indica, futura empresária – tem plena consciência de que a moda é uma das maiores indústrias do mundo – no Brasil é a segunda maior empregadora da indústria de transformação, com 75% de mão de obra feminina. Maria enfatiza isso em suas redes o tempo todo, lembrando que moda não é futilidade. E acredita que precisamos cuidar do presente para pensar no futuro. Como consequência de ser uma comunicadora, ela influencia em suas redes pontuando constantemente a importância de uma moda que circula e que tem cuidado em causar o menor impacto possível no meio ambiente: consumir com consciência.
Com foco nesse tema de sustentabilidade, palavra de ordem de nossa edição, norteamos a entrevista com a escorpiana para entender seu engajamento com o assunto e conhecer seus hábitos e suas escolhas de consumo. Sustentabilidade não é tendência, é um assunto mandatório. O futuro do mundo depende da percepção dos consumidores sobre a importância de assuntos relacionados ao trabalho, ao meio ambiente, a numerações, corpos e etnias.
L’OFFICIEL Quem são as pessoas que inspiram você?
MARIA BRAZ Minha família é uma grande fonte de inspiração para mim, tanto no âmbito pessoal quanto no profissional. As mulheres que me cercam me ensinam todos os dias. Cresci tendo o exemplo de mulheres fortes, vendo minha mãe, avós e tias sempre ocupando papéis relevantes, cheias de personalidade. Minha mãe construiu uma carreira do zero na comunicação de moda, minha avó e minhas tias são médicas e sempre trabalharam muito, mulheres batalhadoras e inteligentes. Com certeza outra grande inspiração é meu pai, que sempre me ensinou valores e princípios profundos, extremamente importantes na construção do meu caráter.
L’O Quais líderes mundiais você admira?
MB Tenho grande admiração por Angela Merkel, primeira--ministra da Alemanha, que mesmo entre críticas e elogios sempre soube dialogar com as partes e manteve a postura empática em questões sociais, principalmente em relação aos imigrantes. Outra grande líder que passei a admirar é a primeira-ministra da Nova Zelândia, Jacinda Ardern, mais jovem do mundo, progressista e dinâmica, administrando a pandemia em seu país com atitudes prudentes e se comunicando de forma transparente com a população.
L’O Que práticas ecológicas e conscientes fazem parte de sua vida?
MB Procuro sempre ter consciência do que consumo, na moda, nos alimentos e também em produtos e embalagens de cosméticos. Hoje em dia, temos à disposição muitas marcas com propósito e responsabilidade social e ambiental, algumas com as quais trabalho e consumo, como Aluf, label super cool e original que só utiliza matéria-prima nacional e sustentável, e a Up2You, de cosméticos que usam embalagens 100% recicláveis e ativos veganos. Fiz um trabalho com a Prada no qual pude descobrir a linha Re-nylon, toda feita de náilon regenerado e que tem como objetivo, em longo prazo, consagrar o tecido como a próxima etapa do luxo sustentável com qualidade.
L’O Quais suas marcas preferidas?
MB No momento, a marca que mais me gera desejo é a que mais me impressiona – Schiaparelli, que vem trazendo uma mistura de arte e moda com peças surrealistas, como bolsas com fechos em formato de nariz e sapatos de plataforma altíssima com ponteira dourada em formato de dedos do pé... É uma moda autoral, desejável e admirável. Ainda não tenho nenhuma peça, mas espero adquirir em breve! Uma marca que consumo periodicamente é a Aluf, que me encanta nos shapes e também na ideologia.
L’O Como lida com as questões de padrões rígidos de magreza e beleza?
MB Vivemos uma atmosfera obsessiva por padrões novos a todo momento. E é claro que isso danifica tanto nosso físico quanto nosso psicológico. Somos todos vítimas dessa ditadura de beleza. Tento incentivar cada vez mais a procura pela própria beleza em minhas redes sociais, e a moda é com certeza uma forma de se expressar, se encaixar em um grupo, e se sentir, da sua forma, belo.
EDIÇÃO DE MODA: Marco Gurgel. PRODUÇÃO DE MODA: Beatriz Lessa. CABELO: Layon Célio. MAKE-UP: Isadora Bonadio. PRODUÇÃO EXECUTIVA: G Campos Digital