Amanda Dumalakas compartilha sua história inspiradora em entrevista
Gerente Comercial do Carrefour Property, Amanda Dumalakas compartilha sua história inspiradora em entrevista exclusiva a L’Officiel
Inspiração no varejo! Amanda Dumalakas iniciou sua trajetória profissional na área comercial corporativa em 1997. Passou por grandes empresas, hoje é Gerente Comercial do Carrefour Property, depois de trabalhar por três anos em Angola, e compartilha sua história inspiradora a seguir. Confira em entrevista exclusiva a L'Officiel!
Amanda Correia Dumalakas, Gerente Sênior de Galerias do Carrefour Property, é nascida em Caruaru, no Pernambuco, e passou boa parte da infância por lá. De família humilde – mãe professora e pai comerciante, que se separaram quando ela ainda era nova. Começou a trabalhar muito cedo, com 8 anos, ajudando o padrasto que comprava artigos de cama, mesa e banho em São Paulo. “Levantávamos às 4 horas da manhã para vender esses produtos em uma feira, sempre fui com muita disposição e sorriso no rosto.” Anos depois, Amanda descobriu que começava ali o encanto pelo mundo comercial. “Lidar com negociações e pessoas é algo que amo fazer.” Veio para São Paulo aos 12 anos e foi morar na casa de uma tia na periferia: ela, a mãe e dois irmãos. “Precisava trabalhar para ajudar a pagar as contas e pôr comida na mesa, então, nos fins de semana, fazia faxina com minha mãe em escritórios e durante a semana acordava às 4 horas da manhã para pegar dois ônibus, atravessar a cidade e ganhar um salário mínimo, que era bem mais baixo que o de hoje.” Além disso, também estudava, querendo ser a melhor funcionária e aluna. Na adolescência, aos 18 anos, se casou e foi mãe da primeira filha, o que lhe trouxe muitas responsabilidades e amadurecimento. A partir daí, diversas oportunidades foram surgindo. “Hoje, olho para trás com muito orgulho, pois são mais de 25 anos de experiência profissional, passando por grandes corporações, sempre aprendendo, ajudando no desenvolvimento das pessoas e criando amizades. Tudo o que vivi lá atrás contribuiu para a minha gestão hoje em dia. Procuro oferecer o melhor atendimento possível, orientar e ajudar os profissionais que estão ao meu redor e desenvolvê-los para os desafios que a vida profissional exige.”
L'OFFICIEL Você passou por grandes empresas em sua carreira. Como vê a evolução do mercado corporativo em relação à liderança feminina?
Amanda Correia Dumalakas Durante minha trajetória profissional, tive a felicidade de portas se abrirem em grandes empresas e eu aproveitei cada oportunidade. Trabalhei para Odebrecht, Siemens, Multiplan, Westfield, GPA e agora no Grupo Carrefour Brasil, atuando como Gerente Sênior de Galerias no Carrefour Property. Infelizmente, essa não é uma realidade muito presente para as mulheres no mundo corporativo, principalmente em cargos de liderança. Muitas ainda são preteridas por homens no mercado de trabalho, mesmo com qualificações e experiências mais completas. E quando elas conseguem o trabalho, o valor pago também é menor se comparado a eles. Não existem muitas mulheres em cargos de CEO das principais empresas do país. Apesar disso, o cenário vem mudando nesses últimos anos, em que essa agenda é debatida e há a busca pela igualdade. Penso que é uma luta contínua e necessária para que o mercado corporativo seja cada vez menos machista e com mais espaço para as mulheres.
L’O Aos 43 anos, se sente mais livre ou mais sob pressão? Como lida com a idade?
AD Hoje, me dou ao luxo de escolher o que quero para minha vida pessoal e profissional. Como um bom vinho, me sinto muito mais bonita e interessante do que aos 30 anos. Mas é claro que isso exige mais cuidados. Uma atenção maior com a pele, com a alimentação, com o sono e com o corpo se torna essencial para manter a qualidade de vida. Sou muito vaidosa, cuido da mente e do corpo. Acordo todos os dias às 5h30 para treinar e procuro manter uma alimentação balanceada, o que exige disciplina. A mulher de hoje, aos 43 anos, não é mais uma senhorinha. É uma mulher madura, de uma geração independente, que sabe o que quer e passou a ser mais valorizada. Sou uma pessoa muito ativa, foco em viver intensamente todos os dias, organicamente curiosa e isso é o que me mantém viva. Independentemente da idade, até porque só tem o privilégio de envelhecer quem não morre jovem! E é assim que me sinto aos 43 anos.
L’O Como foi a experiência de trabalhar fora do Brasil? Vida de expatriada é um desafio?
AD Essa experiência ocorreu após um momento delicado na minha trajetória, no qual fui empreendedora e montei uma franquia em um shopping. Infelizmente não deu certo e quebramos. Então, surgiu a oportunidade de morar em Angola para nos reerguermos. Chegando lá, não queria ficar em casa, queria trabalhar e logo comecei a buscar oportunidades. Foi quando fui convidada para gerir a área de atendimento de uma agência de publicidade no país e ali enxerguei diversas oportunidades. Desenvolvi um projeto e comecei a ministrar treinamentos em vendas para os vendedores do varejo angolano, fazer cursos de capacitação para os vendedores e implantar cliente oculto. Estas iniciativas ajudaram muitas empresas varejistas angolanas a elevar seu faturamento e melhorar sua performance. Fiquei em Angola por três anos, foi muito desafiador e difícil inicialmente viver em um país longe do seu, cultura e costumes diferentes, mas o calor humano do povo angolano, muito parecido com o nosso, ajudou nessa adaptação. Foi um período de sucesso, reconhecimento e muitas amizades que carrego até hoje.
L’O Quais os desafios de trabalhar no Carrefour Property? O que compreende seu trabalho? Como é seu dia a dia?
AD É um dos grandes desafios da minha carreira. O Carrefour Property administra mais de 370 galerias comerciais em 20 estados e 200 municípios, que contam com mais de 4.600 lojistas, além de cinco shopping centers, incluindo o Paseo Alto das Nações, Butantã Shopping e o Jardim Pamplona Shopping, em São Paulo, o Paseo Joinville, em Santa Catarina, administrados diretamente e o Boulevard Shopping, em Brasília, alugado. São espaços que trazem ao consumidor conveniência, entretenimento e praticidade. Por conta desses grandes números de galerias e lojistas, é preciso muita resiliência e estratégia para suprir demandas dos lojistas e também encontrar e inserir lojas dentro desses espaços que complementam o mix de serviços destes locais. Meu trabalho consiste em compreender o mercado-alvo, identificar oportunidades e convertê-las em negócios. Ou seja, é necessário estar sempre conectado para reconhecer possíveis novos negócios. Atualmente, sou responsável pelo departamento comercial da área de galerias e dos shoppings do Grupo. Dentro do meu escopo de trabalho, realizo prospecções e negociações, orientação do time para oferecer as melhores soluções para nossos lojistas, direcionar a equipe a encontrar leads compatíveis com as nossas galerias e shoppings, gerenciar novos negócios e as carteiras de clientes e garantir diretrizes e metas para a equipe. Cada região tem sua particularidade, sua cultura. Então, falar e entender a demanda de cada lugar é extremamente importante. Estar em campo me deixa bem informada sobre o que está acontecendo no mercado.
L’O Como vê o futuro dos shopping centers? Como eles vêm evoluindo?
AD O formato de shopping centers que tínhamos no passado mudou. Atualmente, com o grande avanço da tecnologia, da internet e do e-commerce, as pessoas estão com menos tempo ou optando por encontrar e receber rapidamente seu produto, o que leva os shopping centers a ter um grande desafio. Assim, mais do que produtos e lojas, os shopping centers terão que evoluir e oferecer experiências prazerosas e um ambiente mais moderno, buscando atingir o sensorial dos clientes, fazendo com que eles optem por sair de casa para ir até esse local. Por fim, penso que as marcas também devem pensar em como seguir atraindo e fidelizando seu público nesse novo momento.
L’ O Como gosta de usar seu tempo livre?
AD Gosto muito de treinar e acordo rigorosamente às 5h30 para ir à academia. É preciso cuidar do corpo e da mente também, e treinar me faz muito bem. Além disso, no tempo livre, gosto de encontrar meus amigos e passear de Harley-Davidson com meu marido por esse Brasil afora. Sou católica, todo domingo procuro ir à igreja, onde me conecto profundamente com Deus e renovo minha fé. Também entra na lista do dia a dia cuidar da minha família. Quando chego em casa, meu refúgio, tento me desconectar do mundo externo para dar atenção à minha filha e ao meu marido. Sempre que consigo, procuro assistir uma série com ela e tento, na maioria das vezes que estou em São Paulo, jantar com o maridão, meu megaparceiro. Acredito que Deus usa nosso relacionamento para mostrar que casar tem valor e é possível viver feliz, acredito muito no poder da união. Mas, antes de finalizar o dia, uma boa oração para agradecer a Deus tudo que aconteceu naquele dia.
L’O Qual o último livro que leu? O que não sai da sua playlist?
AD Qualidade começa em mim (Dr. Tom Chung). É um manual da neurolinguística de liderança e comunicação. Recomendo para quem é líder e trabalha com pessoas, principalmente na área de vendas. Sobre minha playlist, adoro ouvir os podcasts do Joel Jota e do Padre Manzotti. Com músicas sou bem eclética. Mas gosto de um bom sertanejo antigo e raiz, além de rock dos anos 1980/90.
L’O Qual sua relação com a moda?
AD Sou apaixonada por moda. Minha filha mais velha, por minha influência, fez faculdade de moda (rs) e realizou o sonho da mãe. Não tenho um estilo definido e o look vai depender do meu estado de humor. Às vezes estou mais esportiva, casual. Em outros momentos, quero estar mais fashion. Fico fascinada em pesquisar sobre dicas e estratégias para me vestir. Tenho um ritual sagrado: todos os domingos separo os looks que usarei na semana, incluindo os detalhes, antecipadamente. Isso é algo que ninguém acredita! Levo muito a sério a imagem visual, a primeira impressão de impacto, nossa imagem é o nosso cartão de visita. Na minha opinião, a moda vai muito além do que estar bem-vestida. Ela fala muito sobre quem somos e a imagem que queremos comunicar e transmitir.
L’O Vive conectada? Se obriga a momentos de desconexão?
AD Tudo junto e misturado sempre. Viver a vida é equilibrar pratos o tempo inteiro. Meu momento de meditação é quando paro para fazer minha oração. Todos os dias tiro momentos para orar e agradecer a Deus. Respiro, me divirto, amo, sorrio, treino, corro, estudo, trabalho, e por aí vai…
L’O Qual mensagem mandaria para a Amanda de 33 anos? E para a de 53?
AD Em todos os campos da vida, independentemente da classe social, da posição que você ocupa ou de onde quer chegar, todos já sentimos medo, arrependimento e todos já nos questionamos diversas vezes “como vai ser?”. É um exercício interessante, tente! Uma das vantagens de ir ganhando experiência é que vemos a importância das escolhas. Uma única escolha pode alterar a vida por anos e anos. As escolhas que fiz aos 33 tiveram grande importância para os efeitos nos meus dias atuais. O presente é o mais importante, pois é onde estamos, o agora vai traçar a rota para os meus 53 anos. Me pergunto como o futuro vai contar a história do agora, do hoje. Então, meu mantra é: “Você pode, você vencerá, seja você. Avante sempre!”
FOTOS: Bruna Lucena.
EDIÇÃO DE MODA: Alexandra Von Bismarck.
TEXTO: Karina Hollo.
GUEST: Amanda Dumalakas.
PRODUTOR DE MODA: Lucas Sabino.
BELEZA: Bruno Cardoso.
ASSISTENTE DE FOTOGRAFIA: Larissa Sato e Karen Macedo.
CAMAREIRA: Eva.
FILME: Gabb Neves.
PRODUÇÃO EXECUTIVA: Anna Guirro.
RETOUC: Marcos Nascimento.
CATERING: Roccopanne.