Moda

Bulgari lança versões limitadas da bolsa Serpenti Forever

Bulgari divulga versões limitadas da bolsa Serpenti Forever, em comemoração aos 75 anos do réptil mais precioso da moda, a sua serpente

accessories bag handbag purse
As pinceladas expressivas da chinesa na Serpenti, que ganhou alças geométricas incrustadas com malaquita e quartzo rosa | Foto: Divulgação/Bulgari

Réptil mais precioso da moda, a serpente da Bulgari completa 75 anos em 2023. A comemoração ganha o tom de tela em branco — quase que literalmente: a bolsa Serpenti Forever serviu de base para uma coleção cápsula da casa italiana com três nomes proeminentes do cenário da arte contemporânea global. Lançada durante os desfiles de alta-costura de Paris, em julho, Serpenti in Art apurou seis versões da bag. Como bons objet d’art, cada versão foi replicada em 75 peças; uma a uma, acompanhada de NFT próprio que expande digitalmente o universo dos trabalhos comissionados. 

kitchen utensil tongs ammunition grenade weapon
treasure accessories
Fotos: Divulgação/Bulgari

Convocados pela Bulgari, a chinesa Zhou Li, com suas pinceladas abstratas muito pessoais, a franco-britânica Sophie Kitching, dedicada a expressivas visões de natureza, e Sunwoo Kim, pintor sul-coreano que tem seu ícone próprio em afáveis dodôs pop que se mesclam em cenários diversos. Em comum, a trinca de artistas olha muito para iterações sentimentais de mundos orgânicos — agora, eternizados na moda sob a égide do fecho em formato de cabeça da serpente. L’OFFICIEL conversou com o trio.

people person adult female woman face portrait male man blouse
O time artístico convidado pela Bulgari: Zhou Li, Sophie Kitching e Sunwoo Kim | Fotos: Divulgação/Bulgari

L’OFFICIEL Este foi o seu primeiro projeto envolvendo um item de luxo ou moda? 

ZHOU LI A rigor, é a primeira vez que coopero com um item de luxo. E eu gosto da marca. 

SOPHIE KITCHING Esta é a minha primeira colaboração direta com uma marca de moda de luxo e estou verdadeiramente honrada por esta oportunidade única! Em 2022, durante a Frieze NY, fui convidada pela [marca de champanhe] Ruinart para expor na Chelsea Gallery e pintar 30 garrafas Magnum. Inclusive, foi onde a Bulgari conheceu o meu trabalho. 

SUNWOO KIM Já colaborei com a Royal Salute em 2021 e tenho experiência em fazer camisetas com marcas de roupas upcycling. No entanto, é a primeira vez que colaboro com um item de moda tão sofisticado. Nesse sentido, este projeto significa muito para mim.

L’O Qual foi a sua visão ao criar as versões da Serpenti Forever?

ZL Trata-se de tentar algo novo, pensar mais profundamente e comunicar as vozes internas. A arte contemporânea não deve ter fronteiras. Por isso, espero que esta pequena escultura também possa ser vista como parte do meu corpo de trabalho. E também comunica a imagem da marca ao redor do mundo. O círculo da vida e a luz do sol são histórias antigas, mas, ao mesmo tempo, são lembranças da vida contemporânea. 

SOK Quando mergulhei na história da Bulgari e do ícone Serpenti, encontrei muitas conexões com meu trabalho. Por exemplo, as formas vegetais, florais e abstratas que uso nas minhas pinturas tornaram-se o ambiente perfeito para esse ser ofídico mítico. Também me inspirei muito na dualidade da cobra como símbolo, a oposição entre noite e dia, dentro e fora, vida e vida após a morte. Esse estado intermediário já presente na minha série contínua de trabalhos sobre tela intitulados Invisible Green e Nocturne, dos quais derivam ambas as minhas bolsas. Minha visão para cada uma foi combinar as pinturas inspiradas na natureza e criar um ambiente para o ícone Serpenti, que pudesse realçá-lo e ocultá-lo ao mesmo tempo. Cada bolsa foi pensada como uma obra de arte própria, e cada cabeça se torna uma escultura em miniatura, portátil e usável. 

SUK Os pássaros dodô podiam voar, mas desistiram de voar sozinhos, por isso foram extintos. As pessoas o chamavam por esse nome, que significa “tolo”, porque era um pássaro, mas não voava. Pensei que esta história estava enviando uma mensagem para as pessoas de hoje. Também pensamos que, se nos contentarmos com os padrões que o mundo apresenta, acabaremos esquecendo algo especial sobre nós mesmos, assim como o dodô. Então falo sobre as infinitas mudanças e desafios e as infinitas possibilidades que se desdobram a partir daí, através desse pássaro. Nesse sentido, o dodô na bolsa não é um “pássaro idiota voador”, mas um “ovo com potencial para voar”. Acho que esse é o mesmo valor importante que a Serpenti está perseguindo. Além disso, não posso deixar de falar sobre o significado de Serpenti. Ela simboliza mudança constante, ressurreição e sabedoria. Essas características me deram muita coragem, conforto e inspiração para viver como artista como profissão. Na minha opinião, a arte, afinal, não é criar algo completamente novo que nunca existiu no mundo, mas a familiaridade que as pessoas comuns passam casualmente.

L’O Qual foi o maior desafio ou aspecto incomum do seu processo criativo nessa colaboração? 

ZL A parte difícil é combinar o meu fazer artístico com um objeto específico que já vem sendo construído pela marca ao longo do tempo. A obra final deve ser integral e orgânica, em vez de uma combinação de signos e símbolos. É um processo técnico de criação visual. 

SOK Um aspecto incomum, talvez desafiador, foi traduzir uma pintura bidimensional num objeto tridimensional, o que foi emocionante e também um pouco surpreendente. Resolvi recompor cada quadro pensando no volume único da bolsa Serpenti Forever. Sou muito intuitiva com as minhas composições, pois pinto telas em grande escala. Aqui, contudo, tive que ser mais metódica na distribuição de cores e formas. Como acontece com uma pintura, é tudo sobre a composição. Sou uma pessoa muito visual, preciso ver as coisas, preciso tocá-las, e realmente senti necessidade de ver os protótipos pessoalmente, trabalhar ao lado da equipe de produção e dos artesãos nos detalhes finais para entender se o que criei “funcionava” como um objeto 3D! Foi uma experiência inesquecível. A hospitalidade da Bulgari foi além do que imaginava e fiquei inspirada ao ver o processo manual de fabricação. Eles fizeram uma extensa pesquisa para traduzir as pinceladas de uma pintura em couro e optamos por usar uma técnica de impressão texturizada que é muito nova e se assemelha à superfície de uma tela. Misturo diferentes materiais quando pinto — uso tinta a óleo, aquarela, pastel, giz de cera — e fiquei maravilhada com o resultado. Realmente parece pintado à mão. 

SUK Eu sou um pintor, não um designer de moda. Então tive muitas preocupações quando comecei este projeto. Também houve muitos questionamentos sobre se Bulgari e o público gostariam da bolsa que desenhei. Apesar de gostar de experimentar coisas novas sem tanta ansiedade e medo, eu não conhecia sobre os vários materiais usados na bolsa ou as matérias-primas disponíveis. Felizmente, consegui concluir o trabalho com muita ajuda e conselhos sobre esses assuntos.

L’O Como foi, em termos de experiência artística, levar o seu trabalho para uma bolsa de luxo? 

ZL É uma boa sensação. Agora, mal posso esperar para ver como as compradoras pensarão sobre o resultado final. 

SOK A experiência artística em si foi muito inspiradora e estimulante. Eu me envolvi em todos os aspectos do processo, comprometida como quando trabalho com minhas exposições, e foi difícil pensar em qualquer outra coisa por vários meses. A Bulgari tem uma identidade tão única e forte, a fonte de inspiração é infinita — acho que consegui trazer um novo olhar. Para um artista, ter e sentir que temos carta-branca é o melhor cenário possível para uma colaboração. É difícil saber quando uma pintura está pronta, mas uma marca de luxo tem uma linha do tempo muito diferente de um ateliê de artista; então a equipe de Florença era a “guardiã do tempo”. Nos conectamos profundamente em torno do trabalho, e estou extasiada com o resultado. 

SUK Acho que uma das razões pelas quais as bolsas de luxo se diferenciam de outras marcas é que elas têm sua própria história e valores. Em particular, um dos maiores atrativos da Bulgari é se reinterpretar de forma criativa e ousada, seguindo a genealogia e herança de vários campos da arte dos períodos grego e romano. Eu também pensei que há um ponto em contato com os valores originais perseguidos pela Bulgari, na medida em que ela continua criando com um novo significado, através da reinterpretação moderna do pássaro dodô que já desapareceu no passado.

accessories bag handbag art
As Serpenti criadas pela franco-britânica, baseadas em duas de suas obras. | Foto: Divulgação/Bulgari

L’O Como vê a extensão para o NFT da sua criação? 

ZL Não sei sobre NFT, mas qualquer coisa pode virar matéria das artes, não o contrário: as artes não vão virar ferramenta de nada. 

SOK NFT é um meio totalmente novo para mim, sempre tratei com curiosidade e cautela. No entanto, a parceria com uma marca tão confiável quanto a Bulgari para trabalhar em dois NFTs (meus primeiros) foi atraente, especialmente considerando que eles já incorporam um componente digital a cada uma das suas bolsas há anos. É impressionante e espetacular ver as minhas pinturas trazidas como tal para o reino do mundo digital. No começo, eu ainda pensava em termos de pintura e composição, mas o NFT é um trabalho único — com regras e enredo próprios. 

SUK Tenho trabalhado com projetos NFT desde 2021, além de várias atividades que combinam NFT e pintura física. Não acho significativo que os NFTs existam apenas no espaço virtual. Porque quando esses ativos virtuais podem influenciar e interferir em nosso mundo real, seu valor brilha. Então, para mim, o NFT é como um novo material artístico que surgiu. Quero continuar testando vários experimentos artísticos que conectam realidade e virtualidade.

L’O Como a intercessão entre a sua arte e as bolsas pode ajudar no exercício da autoexpressão de quem a usa?

ZL Qualquer escolha de itens no cotidiano faz parte das personalidades. Esta bolsa contém um certo tipo de poder com ternura. Acho que quem a escolhe pode ter, mais ou menos, um temperamento semelhante. 

SOK Cada bolsa é uma pintura que ganha vida quando alguém a usa! Esta é para mim a beleza de tal projeto. Minhas pinturas, graças a quem as usar, estarão constantemente em movimento. Estamos acostumados a ver pinturas contra paredes brancas, mas aqui elas existirão no cenário da cidade, do mundo, em ambientes naturais ou mesmo na casa de alguém. Realmente acredito que a bolsa vai se beneficiar de tais ambientes e revelar-se ainda mais. As pinceladas não serão mais estáticas, as cores terão novas paisagens para se sobrepor e cada composição passará a fazer parte da jornada da pessoa. Cada bolsa é única, mas também pode se tornar, de certa forma, atemporal.

Tags

Posts recomendados