Moda

Carol Toledo fala de moda e beleza para L'Officiel Brasil

Dialogando com um público acima dos 40 anos, Carol Toledo trocou a advocacia pela carreira de influenciadora e tem se firmado como nome forte falando sobre moda, beleza e a experiência como mãe

face head person photography portrait earring dress adult female woman
Fotos MICHAEL WILLIAN

Sim, em alguns momentos a influencer realmente lembra a moça que aparece nas telas. Cabelos castanhos longos, rosto marcante, olhos escuros e expressivos e sorriso cativante são responsáveis pelas comparações. Mas Carol Toledo tem brilho próprio e, aos 45 anos, conquistou seu lugar no disputadíssimo universo digital. “Sou advogada com pós em direito constitucional. Trabalhei 11 anos no tribunal de justiça como assessora do desembargador e amava o que fazia. Com o nascimento dos meus dois filhos, em datas muito próximas – quando Paulo tinha 6 meses, engravidei do Bernardo –, decidi me dedicar à maternidade. Pedi exoneração do trabalho para cuidar deles”, lembra. Um tempo depois, meio que por acaso, começou a história do digital. E lá se vão quatro anos nas redes sociais falando de moda, lifestyle, beleza, bem-estar em seu perfil do Instagram para seus quase 140 mil seguidores.

adult female person woman sitting accessories photography portrait hand nail
Blusa e calça FERRAGAMO, anel FAYGA JORDÃO

Vira e mexe ela é confundida com uma certa estrela de Hollywood. “Já aconteceu algumas vezes de acharem que eu era a Sandra Bullock e chegaram a me pedir autógrafo”, se diverte a influenciadora Carol Toledo, dizendo que depois dos inúmeros enganos até ela começou a se achar parecida com a atriz norte-americana.

Nascida no Rio, vive em Belo Horizonte desde a infância. É casada há 14 anos com o empresário mineiro Beto Faleiro, é mãe de Paulo, de 11 anos, e Bernardo, de 10. É justamente a rotina de uma mulher de 40+, madura e de bem com a vida que atrai seguidoras que, de alguma forma, se identificam com Carol em meio a milhares de perfis de garotas bem mais jovens. “Sou muito empolgada, animada, então esse movimento que o trabalho exige, de sempre estar em lugares diferentes, conhecendo pessoas, tendo essa troca, me realiza. A idade traz maturidade, tranquilidade, segurança. Conseguimos falar com mais propriedade de diferentes questões. Sem sombra de dúvida as mulheres maduras estão cada vez mais em evidência, ocupando novos espaços. É sensacional e valida muito meu trabalho.”

clothing dress evening dress formal wear accessories bracelet jewelry fashion
Top e calça LALIBELA, joias FAYGA JORDÃO

L'OFFICIEL Em que momento surgiu a ideia de trocar a advocacia pelas redes sociais?

CAROL TOLEDO Sempre fui muito curiosa, comunicativa, vaidosa, gosto de moda, de fazer atividades físicas e costumo dividir dicas com as amigas desde a adolescência. Já era uma influenciadora no meu universo, quando ainda nem existia redes sociais. E nesse período em que fiquei mais dedicada à família, recebi uma mensagem no instagram de um spa aqui de BH. As proprietárias me chamaram para representar o spa porque, segundo elas, eu era a cara da mulher que elas queriam atrair para o negócio. E eu, muito vaidosa, adorei porque poderia frequentar o spa, fazer os tratamentos que quisesse. A partir de então comecei a mostrar os tratamentos nas minhas redes. Em um desses momentos, usei uma blusa de uma marca mineira e a peça esgotou rapidamente. Essa marca me procurou e me perguntou se eu não pensava em trabalhar como influencer.

L'O E como tomou a decisão?

CT Antes conversei com meu marido, que, a princípio, não gostou da ideia. Achou que seria muita exposição. No início tive dificuldade de adaptação por causa da família. Não queria transformar meu instagram em um reality show, expondo marido e filhos. Inclusive, atualmente, meus filhos não aprovam a exposição deles e eu respeito totalmente. Mas tudo foi acontecendo naturalmente. Até pouco tempo, só fazia trabalhos para quem me procurava e realmente tinha a ver comigo. Na verdade, comecei o trabalho ativo recentemente, quando contratei uma agência. Claro que tem o lado ruim, de ter que se ausentar de casa, ficar ligada full time. Às vezes planejamos uma viagem em família, em um lugar incrível, e acabo não curtindo como deveria porque me divido. Ainda não consegui chegar ao ponto de separar totalmente as coisas. Para mim e para minha família é um processo. Eles às vezes questionam – “poxa estamos aqui, nesse lugar maravilhoso e você não desliga”. Explico que parte do meu produto é expor meu lifestyle. Meus seguidores gostam e me assistem por minha espontaneidade de mostrar as coisas sem filtro. Nada é de mentira. 

blouse adult female person woman pants formal wear dress fashion linen
blazer coat formal wear jacket suit pants adult female person woman
Camisa, calça e blazer SCHUTZ, anel FAYGA JORDÃO, e ao lado Jaqueta e calça LALIBELA, scarpin SCHUTZ, brincos FAYGA JORDÃO

L'O As redes sociais ainda são dominadas majoritariamente por jovens. De um tempo para cá, influenciadores mais velhos vêm conquistando espaço. Você sentiu alguma dificuldade por ser uma mulher de 40+?

CT Ao contrário. Quando comecei, há quatro anos, havia um gap nas redes. Um discurso mais maduro me ajudou a atrair seguidores que não se encaixavam nos outros perfis. Eu tinha uma família estruturada, filhos, sempre fui muito focada em questões ligadas ao autocuidado, em ser uma mulher multifunção, como tantas que existem por aí. Conseguir administrar a casa, levar as crianças na escola, no judô, fazer minha massagem, minhas aulas de pilates e ioga, estar sempre bem-vestida e bem cuidada. Acho que muita gente se identificou com isso. Equilibrar esses pratos me aproximou dessas mulheres que só viam meninas novas no digital, muito distante da realidade delas. É um público com grande poder de consumo e as marcas finalmente se ligaram a isso. Esse é um movimento mundial, de valorização da maturidade. As mulheres perceberam que podem ter 40, 50, e estarem se sentindo bem na própria pele, saudáveis. Acho que isso faz a diferença.

L'O O que procura passar para essas mulheres?
CT A segurança de que não se deve cair em ditatura de corpo ou de moda. Que devemos ser livres em nossas escolhas. Tento conversar como uma amiga. Recebo muitos questionamentos sobre as crianças, por exemplo. Porque meus filhos são muito participativos na minha vida. As pessoas não acreditam quando veem que eu os levo em todas as viagens que faço. Até semana de moda eles fizeram comigo. É libertador mostrar que é viável. Claro que cada família tem sua dinâmica, mas na minha é possível fazer isso. E eles se divertem, interagem, tem sido superpositivo para ambos os lados. Tenho cuidado para não passar informações sobre saúde, já que não sou especialista. Estimulo exercício físico, alimentação saudável, influenciando positivamente ao mostrar minha rotina real. Sem impor qualquer comportamento. Um dia desses recebi mensagem de uma seguidora que me emocionou bastante. Ela disse que a ajudei a sair de uma depressão mesmo sem nunca ter dito nada diretamente, mas que se sentiu inspirada ao ver minha vitalidade e agora estava muito melhor. Em um trabalho como esse, que é visto como fútil e superficial, ter um feedback desses mostra o poder que exercemos nas pessoas. E acredito que as mulheres de 40+ têm muita vida pela frente. Eu mesma comecei em uma nova profissão depois dos 40 e está dando certo. 

face head person photography portrait accessories adult female woman shirt
Blusa SCHUTZ, brincos e anel FAYGA JORDÃO

L'O Qual o propósito do seu trabalho?

CT Sou muito questionadora. Me faço essa pergunta todos os dias. Sempre me envolvi em trabalhos sociais. Desde adolescente, achava que tinha esse papel de ajudar de alguma forma a sociedade. Trabalhei por um bom tempo em um projeto social que ajudava crianças que viviam em situação de vulnerabilidade. Na correria da vida me afastei um pouco, mas está entre meus planos retomar isso o quanto antes. 


L'O Planos para o futuro?

CT Não sou de fazer projetos a longo prazo. Deixo meio que ir no flow, aceitando as coisas que vão acontecendo, abraçando oportunidades… e tem funcionado. Tenho alguns projetos para usar o espaço que conquistei para atuar em diferentes causas. Temos que aproveitar o poder que temos de falar com tantas pessoas diferentes para o bem. Influenciar a adesão ao voluntariado. Já fiz alguns bazares 100% beneficentes e quero fazer muito mais. Ampliar para uma ajuda relevante. Sou muito católica. Meu marido também. É todo mundo beato lá em casa. Sou devota de Nossa Senhora, Santa Terezinha, tenho minhas conversas com meus santinhos e acho que a fé carrega a gente.

clothing coat adult female person woman overcoat face head
formal wear suit tuxedo coat adult female person woman blazer jacket
Casaco MIU MIU, brincos ANDRESSA DELAMUTA, e ao lado Jumpsuit e botas EMPORIO ARMANI, blazer FRANCESCA, colar FAYGA JORDÃO
accessories jewelry necklace head person face photography portrait
long sleeve sleeve blouse adult female person woman formal wear suit dress
Top LALIBELA, joias FAYGA JORDÃO, e ao lado Chemise, top, pantalona e luvas DOLCE & GABBANA, brincos e anéis FAYGA JORDÃO
clothing dress evening dress formal wear fashion gown coat
formal wear suit blazer coat jacket pants adult female person woman
LALIBELA, óculos MARC JACOBS, sapatos LUIZA PEREA, e ao lado Body FRANCESCA, calça e blazer BALMAIN, brincos FENDI

Fotos MICHAEL WILLIAN

Edição de moda MARCIO BANFI 

Texto CARLA JULIEN STAGNI

GUEST: Carol Toledo,

BELEZA: Bruno Cardoso,

FILME: Jorge Firmino,

NAIL ARTIST: Sonia Lima,

CAMARIM: Tininha, P

RODUÇÃO DE MODA: Amanda Souza e Tainara Wollmer, 

ASSISTENTE DE FOTOGRAFIA: Ignacio Farina,

TRATAMENTO DE IMAGEM: Diego Gavioli,

PRODUÇÃO EXECUTIVA: Anna Guirro,

PRODUÇÃO: Barbara Barbosa,

CATERING: MV Buffet

Tags

Posts recomendados