Trench coat: conheça a história da peça-chave da primavera
Por mais de cem anos, o trench coat de gabardine não perdeu sua relevância e adquiriu o status de um clássico
A primeira capa impermeável foi criada em 1901 na fábrica da Thomas Burberry como alternativa às peças disponíveis no mercado, cujo tecido era feito à base de borracha e um solvente.
Em 1879, Thomas inventou seu próprio tecido mais leve - gabardine, o lado externo do qual era feito em uma nervura diagonal. Isso não permitiu que a água penetrasse no tecido, garantindo a impermeabilidade da capa de chuva - perfeito para os dias chuvosos da primavera.
Durante a Primeira Guerra Mundial, a Burberry era fornecedora de sobretudos repelentes de água para soldados. Soldados do exército britânico apelidaram o manto de "trench coat", então o modelo ganhou seu nome famoso.
Durante a Segunda Guerra Mundial, a União Soviética e os Estados Unidos começaram a fornecer ao seu exército mantos semelhantes, mas mais curtos. Eles não atrapalharam os movimentos dos soldados, permitindo que eles permanecessem mais móveis.
No período pós-guerra, esta peça de roupa ganhou grande popularidade entre a população civil. O sobretudo se tornou um símbolo de estilo empresarial e respeitabilidade.
O trench coat clássico estava disponível em cinco cortes - Kensington, Westminster, Chelsea, Watreloo e Pimlico - cada um com o nome de um bairro de Londres que é único em sua própria maneira.
A gola é uma peça especialmente complexa e importante. Um alfaiate da Burberry leva um ano para aprender a costurar. Mais de 180 pontos precisam ser costurados à mão para obter uma curva suave que se encaixa perfeitamente ao redor do pescoço.
Outras marcas, como Tommy Hilfiger ou Vetements, pegam emprestado abertamente a famosa ideia de trench coat sem se afastar do esquema de cores clássico. No entanto, por mais famosa que seja essa marca, eles ainda são tacitamente comparados ao original da Burberry.