Corsets transparentes são tendência e marcam retorno da peça
Os corsets já assumiram muitas posições na moda e resgatam a sensualidade e o glamour de séculos passados. Veja como usar!
Os corsets estão de volta! Das passarelas do outono/inverno 2022 de Dion Lee e Versace aos nossos guarda-roupas do dia a dia, a peça retorna trazendo todo o glamour de séculos passados. Mas um modelo tem sido a aposta das fashionistas: os corsets transparentes.
Conhecido popularmente como espartilho, o corset surgiu lá por volta de 1500, no meio aristocrático espanhol e francês. Naquela época, os modelos mais comuns tinham um formato cônico, alças e estrutura mais curta do que outros corsets que vieram a surgir depois, famosos pela cintura de ampulheta.
Entre muitas idas e vindas, o corset já assumiu muitas posições: estrutura para postura; simbologia política, e já chegou até a ser negado pelo movimento feminista, que via a peça como instumento patriarcal. Por fim, o corset também fez parte do movimento punk, que primeiro resgatou a peça e agora é estimulado pela Geração Z e Millennial.
Em comparação com os modelos atuais, e em especial o corset transparente, há um resgate da sensualidade já tradicional da peça, somada com a versatilidade na hora de montar o look, indo do mais discreto ao mais chamativo em um troca de roupa. Celebridades como Kristen Stewart, Dakota Johnson, e Dua Lipa são algumas das artistas que já foram vistas apostando no modelo, tanto em tapetes vermelhos ou até mesmo no street style.
Não há segredos para usar o corset transparente. Versátil, é possível incluí-lo no seu guarda-roupa independente do estilo. A ideia é brincar com a sensualidade da peça e apostar em combinações que criem a atmosfera desejada. Acessórios também são bem-vindos, e podem, inclusive, diferenciar looks mais clássicos para aqueles mais street style.
E é assim que a reinserção dos corsets, ainda mais os transparentes, marcam a reapropriação feminina de modelos já vistos como elemento de fetichização e opressão da mulher. Os corsets marcam um momento em que mulheres usam os códigos de vestimenta para se sentirem poderosas, sexy, e empoderadas. Afinal de contas, o que seria a moda se não a reinvenção feminina?
Confira alguns modelos e se inspire nessa tendência: