Cristóbal Balenciaga: Entrevistamos o time de curadores da exposição
Exposição de Cristóbal Balenciaga no SCAD FASH MUSEUM OF FASHION + FILM PRESENTS em Atlanta. Confira entrevista com o time de curadores!
Quem diria que um dos nomes mais quentes na moda em 2024 seria Cristóbal Balenciaga? O legado do icônico estilista espanhol esta vivendo quase que uma fase renascença neste inicio de ano. Além do lançamento da mini-série biografia na Star+, Balenciaga também está com sua vida e obra apresentada em uma exposição exclusiva na museu de moda da SCAD em Atlanta, uma das principais instituições educacionais de moda e design dos Estados Unidos.
A exposição Cristóbal Balenciaga: Master of Tailoring analisa toda a obra do estilista através de peças icônicas de seu acervo junto a vídeos, fotográficas e documentos históricos (cartas, recibos e comunicações internas de sua empresa), destacando não só sua capacidade artística mas também dando aos visitantes um acesso exclusivo ao funcionamento de seu atelier e sua abordagem de negócios dos anos 1940 a 1968, quando fechou o seu atelier na avenida George V em Paris, no auge de sua carreira.
De looks usados por grandes atrizes como Elizabeth Taylor e Dolores Del Rio à peças do próprio atelier que eram apenas usadas para desfiles, estão na mostra mais de 30 itens de roupa raramente vistos pelo público. Ali podemos ver de perto a elegância do acabamento e da silhueta tão características do estilista. Peças chaves de suas coleções como o casaco quadrado, o sack dress, o baby doll, vestido balão e o rabo de pavão podem ser vistas de perto ao ponto de notarmos até mesmo os menores detalhes de costura.
Para garantir este material único, a curadoria da exposição foi feita em parceira entre a escola junto a Fundação Azzedine Aläia e a Balenciaga Heritage, duas organizações dedicadas à conservação de peças históricas.
A L’Officiel foi acompanhar a exposição e lá tivemos a oportunidade de conversar exclusivamente com os curadores, o brasileiro Rafael Gomes (diretor criativo da SCAD Fase Museums), e os franceses Gaspard de Masse (Head da Balenciaga Heritage) e Gael Mamine (curador and Head of Collections da Fundação Azzedine Alaïa).
“O que mais me impressionou, quando começamos a trabalhar nesta exposição, foi o fato de que Balenciaga começou extremamente jovem. Ele fazia roupas para seu cachorro quando pequeno e começou a sua educação formal em costura com apenas 12 anos de idade. Eu não sabia disso”, comenta o diretor criativo do museu, Rafael Gomes, “mas se fosse descrevê-lo em uma palavra, diria que ele é um perfeccionista. A gente percebe ele trabalhando e praticando a mesma forma repetidamente”.
Gaspard de Masse por sua vez, comenta que a maior surpresa ao organizar esta exibição foi se deparar com o acervo da Parodi Costume Collection, uma empresa de Miami cujo acervo de história da moda é um dos maiores e mais importantes do mundo. Foram eles que emprestaram para a exposição a documentação interna do atelier. “Eu não imaginava que ainda existiam, principalmente em Miami, tantos desenhos, notas fiscais e comunicação entre Balenciaga e suas clientes”, comenta o responsável pela Balenciaga Heritage.
Gaspard ainda destaca que o conceito de exibições de moda é ainda algo relativamente novo, as primeiras grandes mostras começaram nos anos 1980 em Paris e a cada ano se tornam maiores e mais populares, “vemos nos maiores museus do mundo a moda tomando conta de espaços que eram apenas das artes plásticas”, comenta o especialista, “hoje falamos de exposições de fashion, no entanto, em 20 anos podemos estar vendo outras formas de design tomando conta destes espaços também”.
Para Gael Mamine tudo começa com a importância da preservação das criações destes grandes nomes da alta costura como Balenciaga, Chanel, Dior e Gyvenchy. O curador conta que Azzadine Aläia, como colecionador, logo cedo em sua carreira, começou a adquirir peças dos “grandes mestres” da moda para garantir que estas sobreviveriam o passar dos tempos, como artigos históricos mesmo. Mamine destaca que “claro que tê-las a salvo como uma fonte de informação é um fator. Mas o que é interessante de ver o aumento do interesse do publico por essas exibições de moda de luxo e ter acesso às roupas, como uma forma de inspirar novas criações também”.
Tradicionalmente, muitas destas importantes casas, já faziam algum acervo de suas peças mais importantes ainda que de forma informal. Até em consequência ao modelo de negócios da época, onde as marcas preparavam um desfile com toda a coleção e as clientes encomendavam cada peça que eram então produzidas em suas próprias medidas. O que era feito para o desfile ou para serem expostas nas lojas não eram vendido. Com o passar do tempo, as marcas começaram a perceber a importância dessa preservação histórica e das roupas como obras de arte e hoje já é de comum prática que se faça um arquivamento de suas coleções.
Para a SCAD, que é principalmente uma faculdade, permitir que os alunos tenham fácil acesso à este tipo de material é imensurável, “você precisa olhar para o passado para pensar no futuro”, explica o diretor criativo Rafael, “principalmente nos dias de hoje, de fast fashion, onde os produtos são de baixa qualidade, muito do que compramos é mal feito. Quando você pode realmente ver de perto os detalhes da qualidade seja na textura, no corte, na estrutura ou na costura mesmo da roupa, é algo muito especial. É realmente um trabalho manual, é uma arte. Por isso investimos tanto em ”.
A exposição Cristóbal Balenciaga: Master of Tailoring foi inaugurada no dia 25 de Janeiro e está aberta ao público até o dia 2 de Junho.