Jet Set: saiba tudo sobre a evolução do estilo
De vestidos futuristas dos anos 60 ao atletismo moderno, veja a mudança na moda do estilo jet set ao longo dos anos
As viagens nas décadas de 1950 e 60 criaram as condições perfeitas para estilos de moda que definiram o visual original do jet set. Como as viagens aéreas foram inicialmente reservadas para a classe de elite devido ao seu alto preço, os jetsetters costumavam ostentar os estilistas mais exclusivos da moda enquanto se dirigiam a seus locais favoritos - Andre Courrèges, Pierre Cardin, Pierre Balmain, Chanel e muitos outros.
Também popularizados durante esta época foram os resorts de luxo e privativos com serviço completo, onde socialites memoráveis frequentavam exuberantes spas, piscinas e restaurantes. O fenômeno dos paparazzi também provou ser um grande desenvolvimento durante esta era, com dezenas de fotógrafos seguindo mulheres da sociedade desde a chegada ao aeroporto até seus resorts exclusivos. As cidades favoritas da elite itinerante da sociedade durante o surgimento do estilo jet set eram Roma, Cannes, Viena, Mykonos e dezenas de outros.
Os primeiros ícones de estilo deste período glamoroso incluíam Audrey Hepburn, Rita Hayworth, Ava Gardner e inúmeros outros. Para essas belezas, andar nas plataformas de seus jatos particulares era uma pista da moda. Especialmente para os anos 1950, O New Look de Christian Dior provou ter uma grande influência nos estilos de jet set dos viajantes da moda. Embora a silhueta exagerada possa parecer pouco prática para os olhos modernos, uma saia ampla e uma bolsa chique foram as favoritas para um momento chique do jet set. Quer sejam casacos impermeáveis inspirados na Dior ou peças de linho chiques, os estilos do jet set dos anos 50 e início dos anos 60 priorizavam um certo nível de elegância em vez de focar no conforto.
À medida que as viagens aéreas se tornaram um foco das atenção em meados da década de 1960 devido à Corrida Espacial, as viagens no jet set tornaram-se cada vez mais futurísticas e angulares em sua silhueta. Com designers como Paco Rabanne e Pierre Cardin criando um Prêt-à-Porter com visão de futuro, as mulheres começaram a optar por mais fibras sintéticas e formas que abandonaram o glamour ousado de décadas anteriores. Em acessórios, as mulheres começaram a usar botas na altura do joelho, e óculos de sol redondos para proteger os flashes ofuscantes dos paparazzi.
Passando para os anos 70, a era do glamour do jet set começou a diminuir devido a uma crise internacional do petróleo que reduziu amplamente as viagens aéreas. Apesar de uma ligeira diminuição nas viagens, as estrelas como - Bianca Jagger, Farrah Fawcett, Jane Birkin - optaram por estilos livres e impressos que se tornaram sinônimos de uma década alegre.
Com um impulso de toda a indústria para estilos mais vestíveis e casuais, como Calvin Klein e Donna Karan nas décadas de 1980 e 90, os estilos de viagem também se tornaram mais relaxados. Os dias de vestidos elaborados e luvas de ópera acabaram e foram substituídos por roupas mais acessíveis. Os conjuntos de duas peças se tornaram os favoritos dos viajantes de todos os status, pois proporcionavam uma sensação de facilidade incomparável durante as viagens. Apesar dessa mudança para um Prêt-à-Porter mais casual, ainda havia uma ênfase em acessórios luxuosos e vibrantes - muitas Malas Louis Vuitton e óculos escuros de grife.
Os estilos de jet set modernos continuaram principalmente com as separações casuais vistas ao longo das duas décadas anteriores. Embora a pandemia tenha interrompido amplamente as viagens, os trajes de celebridades estão de volta à vanguarda dos feeds de mídia social e em todos os centros de viagens recentemente. Com a eterna ênfase da sociedade no conforto, ainda vamos ver muitas malhas elásticas e conjuntos. Para quem quer enfeitar suas roupas casuais, grandes blazers e jaquetas têm sido uma escolha recente, proporcionando aos usuários a opção de se vestir de acordo com seus estilos.
Aqui, veja os melhores looks de jet set recentes de algumas das maiores celebridades da moda.