Pierre Cardin, estilista ícone da moda, morre aos 98 anos
Morre o pai da moda prêt-à-porter, Pierre Cardin
A morte do estilista francês Pierre Cardin aos 98 anos de idade, foi confirmada pela família do designer à agência de notícias AFP, nesta terça-feira (29).
Nascido em San Biagio di Callalta, Itália, se naturalizou francês e deu inicio a sua carreira aos 14 anos, como alfaiate na cidade Saint-Etienne, na casa Pasquin, em Paris. Lá, foi responsável pela criação dos figurinos da primeira versão do filme “A Bela e a Fera”.
Só depois, em 1947 iniciou sua carreira trabalhando para a Dior. Já em1950, fundou seu próprio ateliê e foi construindo sua história. Ficou conhecido pelo seu estilo revolucionário com seus designes futuristas, abstratos e peças feitas de vinil.
Além de criar roupas femininas, impulsionou a moda masculina criando coleções unissex, tornando assim o primeiro estilista a lançar uma coleção masculina.
Disposto a democratizar o acesso à moda, foi um dos primeiros estilistas a licenciar produtos e roupas para serem vendidas em grandes lojas de departamento, o prêt-à-porter. Sua vida e obra pautaram vários documentários e sua grife se tornou muito famosa na Ásia e nos Estados Unidos.
A marca de Pierre Cardin fez uma homenagem no perfil oficial, publicando uma foto e uma declaração marcante dele: "Sempre trabalhei no meu próprio estilo, que é diferente de todos os outros. A minha intenção sempre foi ser diferente porque esta é a única maneira de durar".