Kate Middleton e Cate Blanchett têm um novo jeito de usar roupas
A princesa e a atriz provaram que não é problema repetir roupas com alguns truques e estratégias
Kate Middleton e Cate Blanchett são muito parecidas quando o assunto é o styling de suas roupas em aparições públicas. Para além da coincidência de seus nomes – diferentes apenas por uma letra -, tanto a Princesa de Gales quanto a atriz veterana de Hollywood têm aproveitado suas roupas em diferentes formas de uso.
Para a consultora de imagem e estilo Marcela Faury, ter um guarda-roupa versátil proporciona vantanges na hora de se vestir. “Além do estimular o consumo consciente de não comprar roupa todo o tempo, traz infinitas possibilidades e multiplica a forma de usar suas roupas diariamente”, explicou ela. Em se tratando de estilo, a especialista afirma que é possível ter um outro olhar para o que temos no armário. “Usar as peças de formas diferentes para comunicar uma mensagem condizente através da sua imagem”, completou ela.
Truques da realeza
A princesa de Gales já é conhecida quando se trata de repetir looks. No entanto, as estratégias de styling foram o destaque de umas produções mais famosas de Kate Middleton.
Na 19ª edição do British Academy Film Awards (Bafta) em 2023, a princesa chamou atenção ao aparecer com um vestido já conhecido pelo público. “Na primeira vez que Kate usou o vestido, ele foi o protagonista da produção. Já na segunda vez, os complementos e acessórios acrescentados mudaram totalmente a comunicação do visual”, afirmou a consultora Marcela Faury.
O modelo assinado pelo designer britânico Alexandre McQueen foi reformulado com novos detalhes no ombro com o uso de uma faixa, além do uso de acessórios que repaginaram a produção: um par de luvas de ópera e maxi brincos para iluminar o rosto. “O vestido é delicado e romântico, mas, sendo usado na segunda vez com complementos mais chamativos, tornaram a produção mais atualizada e impactante”, avaliou Marcela os acessórios usados na produção de Kate Middleton.
Há quatro anos, Kate Middleton usou o vestido na mesma premiação de cinema londrino de forma mais simples: com os cabelos presos, bincros modestos e segurando uma bolsa do mesmo tom do modelo. Não apenas em noites especiais, a princesa de Gales costuma mostrar que o importante é ter um guarda-roupa versátil e atemporal, além de sustentável.
Apenas uma peça
Na última edição da semana de moda de Paris, a atriz australiana Cate Blachett surgiu com um traje refeito de quando participou do tapete vermelho da 95ª edição do Oscar em 2023. Assinada pela marca francesa Louis Vuitton, a produção incluiu uma capa de seda azul-petróleo usada com calças de couro e sapatos de bico fino. Os brincos completaram a produção elegante.
Para o Oscar de 2023, Blanchett combinou a peça de tom marcante com uma maxi saia preta com caimento dramático em cauda. “As duas peças [calça e saia] têm comunicações totalmente diferentes, fazendo com que a proposta mude completamente. A saia com um toque mais feminino e leve, a calça com uma comunicação mais imponente e atual. Dois stylings diferentes, comunicações diferentes e resultados impactantes”, pontuou a consultora sobre a produção de Cate Blanchett.
Adepta do styling criativo que reinventa o uso de peças em contextos diferentes, Cate Blanchett declarou ao portal Business of Fashion, em março de 2023, sobre sua relação com as roupas. “Deveria ser completamente normal a ideia de reutilizar [roupas], porque fazemos isso em nossas vidas diárias”. Ela ainda acrescentou: “Fazemos isso por hábito, escolha e necessidade”.
De pequenos truques à troca de peças, tanto a princesa de Gales quanto a atriz veterana de Hollywood provaram que repetir roupa pode ser comum, elegante e, sobretudo, inteligente.