Lenny Niemeyer + Misci: um encontro de moda nacional
Da amizade de Lenny Niemeyer e Airon Martin surgiu a collab Lenny Niemeyer + Misci, que celebra o encontro de duas marcas icônicas da moda nacional.
O que acontece quando duas forças da moda, de universos distintos, se encontram? Ela, paulista que adotou o Rio de Janeiro como lar e inspiração, referência no beachwear; ele, matogrossense que vem brilhando com seu experimentalismo em São Paulo. Lenny Niemeyer e Airon Martin, da Misci, se uniram para criar uma coleção que transcende gerações e celebra o encontro entre duas marcas icônicas da moda nacional. “Essa ideia começou porque temos uma visão parecida sobre a indústria da moda. Valores semelhantes. E foi interessante notar como isso se reflete em uma estética comum”, diz Airon. “Nós nos conectamos pela forma de pensar e criar”, completa Lenny.
Lenny é referência em moda praia, com suas criações elegantes e sofisticadas, enquanto Airon traz uma perspectiva jovem e contemporânea, focando uma estética urbana e acessível. E deu match! Já era de se esperar que cabeças criativas desse quilate não se limitariam apenas à fusão de estilos. “Nós nos conectamos pela compreensão de que todos têm espaço na moda”, ressalta Martin.
Apesar do gap geracional – Lenny está há 30 anos no mercado, e a Misci surgiu em 2018 –, os dois nomes por trás da Lenny Niemeyer + Misci têm mais em comum do que se imagina. Entre outros pontos de convergência, eles não estudaram moda e, sim, design (ela, industrial; ele, de produtos e serviços), e têm passagens na arquitetura. Modelagens que cobrem e mostram o corpo feminino, formas limpas com inspirações modernistas e paletas de cor parecidas também denotam as similaridades. O marrom, por exemplo, é uma das cores favoritas das duas grifes.
“A minha collab com o Airon foi um desses acasos que acontecem na vida da gente, foi uma coisa maravilhosa. A gente se encontrou numa sessão de fotos, exatamente pós-Carnaval, um ano e meio atrás, e acho que o que mais me encantou na conversa que tivemos esperando a foto foi a vontade que ele tinha de trabalhar, como ele era uma pessoa inovadora, como tinha um foco no Brasil, um olhar bem brasileiro para um lado que eu não conhecia tão bem, da natureza mais terrosa, voltada para o Mato Grosso”, lembra Lenny, ao ser questionada sobre seu primeiro encontro com o diretor artístico da Misci. Ali nascia uma grande amizade que resultou na collab que está sendo lançada agora.
Airon endossa a conexão dos dois: “Lenny foi um dos melhores acontecimentos na minha vida profissional. Num país que necessita de progresso, precisamos olhar para o futuro. Nunca ouvi uma frase saudosista vinda dela. Lenny me faz olhar para o futuro. E essa colaboração me deu a possibilidade de ver que existe muita gente boa que trabalha e pensa da forma que eu acredito”.
A sinergia de experiências e valores e a fusão do urbano com o tropical definiram o DNA da Lenny Niemeyer + Misci. Com peças que valorizam os elementos de marca, a coleção teve como ponto de partida a amizade dos diretores criativos, conectando Sinop, a cidade natal de Airon, com o Leblon, bairro onde Lenny se instalou ao chegar ao Rio de Janeiro. Um mix de elementos pode ser visto em criações para beachwear, roupas e acessórios, que capturam a brasilidade por meio de texturas e estampas, em uma cartela de cores que abrange desde tons terrosos até o azul-celeste, como no degradê da estampa Sinop, que sintetiza a coleção.
O trabalho já desenvolvido por Lenny com artesãs brasileiras está presente na collab na bolsa Bambolê, modelo icônico da Misci, que surge recoberta com crochê de palha de buriti da Associação de Artesãs de Barreirinhas, no Maranhão. A dupla também apostou nas transformações: dois vestidos já desfilados pela Misci ganharam uma releitura em lycra e foram transformados em maiôs.
“Foi um casamento perfeito das minhas ideias e das ideias dele. Achei que o processo criativo seria difícil pelo fato de estarmos tão perto e tão longe, cada um em seu escritório, bairro, cidade, mas tudo fluiu muito bem”, finaliza Lenny.