Marca Alexandre Birman lança nova coleção com festa em Salvador
Evento foi o primeiro da grife de sapatos no país e apresentou peças em renda de bilro e tramados de palha
Imortalizada em Tarde em Itapoã, canção de Vinícius de Moraes e Toquinho, a praia de Itapuã e seus arredores foi inspiração e locação para o primeiro lançamento global, em solo nacional, de uma coleção da marca Alexandre Birman, a “Tales of Itapuã”, que desembarca nas lojas em abril. O evento aconteceu na noite desta terça-feira e reunião artistas e estilistas em uma festa animada na praia, que teve como ponto alto show da cantora Mart’nalia. Guilherme Kfouri, que recentemente sucedeu a Alexandre Birman na direção criativa da grife, conta que lendas como a das sereias do local aparecem na modelagem e cartela de cores das sandálias, assim como a areia, recriada em um salto com efeito jateado.
Artesãs da associação de Saubara foram convidadas para desenvolver rendas de bilro e tramados de palha de ouricuri e licuri. “Foi a primeira vez que trabalhamos com sapatos”, diz a coordenadora da associação Maria do Carmo Amorim, que viu com a pandemia de Covid-19 o grupo reduzir para apenas dez rendeiras devido à escassez de encomendas. “Com esse projeto, agora estamos em 45 pessoas”, explica, ressaltando a importância de encomendas como essa para o incentivo à permanência de técnicas que são passadas às gerações mais novas. “É muita emoção ver as sandálias prontas e com o nosso trabalho”, comemora.
“Procuramos sair do óbvio com trabalhos como rolotês de couro que depois foram crochetados em ráfia”, diz Guilherme. Segundo ele, há um empenho em investir no potencial do artesão para oferecer produtos com diferencial. Parte da nova coleção já foi apresentada em Paris, Milão e Nova York no final do ano passado.