Moda

Moda circular: TROC celebra o second hand em novo projeto

Efeito multiplicador! Com a campanha “Pense em roupa de segunda mão antes”, a TROC celebra o mês do second hand em projeto que reúne brechós de todo o país, gerando uma rede de fomento à moda circular.

clothing skirt miniskirt person footwear shoe knitwear sweater high heel
Foto: Divulgação

Reconhecida por sua curadoria e qualidade de itens de segunda mão no nicho premium e luxo, a TROC vem inspirando outros negócios com o seu modelo de comunicação, experiência do cliente e também com a forma como conecta o second hand com a moda. Integrante do grupo AZZAS 2154, a plataforma lança a campanha “Pense em roupa de segunda mão antes” para celebrar o mês do second hand – a data exata do dia mundial é 25 de agosto.

Aprofundando a iniciativa, Luanna Toniolo, fundadora e CEO da TROC, confere de perto a Copenhagen Fashion Week, principal semana de moda do mundo com foco em sustentabilidade e marcas de impacto. Além de visitar brechós locais, a especialista em moda circular acompanha os desfiles para apurar as tendências e discussões dentro do mundo da moda sustentável, sem perder a agenda de eventos relevantes do mercado para trazer insights para a audiência da TROC e, também, para a estratégia da companhia.

“Nosso trabalho como uma marca de moda circular tem como principal missão estimular as pessoas a refletirem sobre consumo, hábitos e comportamento, e fazemos isso o ano inteiro. Mas, durante o mês do second hand, temos mais uma oportunidade para reforçar essa mensagem e mostrar para as pessoas que existe alternativa para pensar em moda de outra forma, além de se vestir bem e estar conectado com as tendências sem gerar mais impacto para o meio ambiente. Esse movimento, de unir forças com outros brechós, mostra que existe um propósito muito maior. Buscamos dar passos largos para que todo o segmento possa caminhar mais rapidamente”, explica Luanna

De acordo com dados da Associação Brasileira da Indústria Têxtil e de Confecção (Abit), a indústria têxtil no Brasil produz mais de 5 bilhões de peças por ano, e o setor causa cerca de 20% da poluição industrial das águas. Dos 92 milhões de toneladas de resíduos têxteis produzidos no mundo, apenas 12% são reciclados. Desde a sua fundação, em 2016, a TROC já vendeu mais de 500 mil peças em sua plataforma, desempenhando um papel significativo na redução do desperdício têxtil. As vendas de peças de segunda mão pela startup de tecnologia focada em moda circular resultaram em uma economia de 1,7 bilhão de litros de água e redução da emissão de 2.021,2 toneladas de CO2 e se traduz em aproximadamente 250 toneladas de roupas a menos em aterros sanitários e um impacto direto em 22 milhões de pessoas, demonstrando o poder transformador da moda circular.

Tags

Posts recomendados