Nordestesse cria raizes no mundo físico
Com investimento de R$ 1 milhão, plataforma que dá visibilidade a negócios criativos do Nordeste abre lojas em São Paulo e Rio
Nordestesse, plataforma que impulsiona negócios criativos do Nordeste, fundada em 2021 pelas irmãs Daniela e Gabriela Falcão, está expandindo sua atuação. A companhia, que tem como foco a curadoria e comercialização de marcas que geram impacto positivo em suas comunidades, resgatando saberes e matérias-primas de suas regiões, acaba de inaugurar seu primeiro shop in shop no Rio de Janeiro.
No início de dezembro, a marca dá um passo adiante e inaugura a Casa Nordeste, espaço que vai reunir loja de moda, design, gastronomia e artes, na região dos jardins, em São Paulo. A plataforma estreará, em 2023, um marketplace reunindo 50 marcas de moda e design e um festival proprietário, ampliando seus pontos de contato com o público final. Nesse conjunto de iniciativas serão investidos cerca de R$ 1 milhão.
“A curadoria do Nordestesse reflete a contemporaneidade, a originalidade e a sofisticação de produtos e experiências que trazem a estética e alma nordestina em seu DNA. Com as nossas lojas físicas, poderemos levar design, moda, arte e gastronomia contemporânea do Nordeste para todo o Brasil e também para mercados internacionais”, explica Daniela Falcão, fundadora do Nordestesse.
A plataforma atua em quatro pilares Moda, Design, Gastronomia e Artes Plásticas. Atualmente, são 103 parceiros cadastrados. Para fazer parte dessa curadoria, é necessário que a marca, chef, designer ou artista carregue no DNA os saberes ancestrais do Nordeste, mas de forma contemporânea, com apelo global. “Priorizamos na curadoria marcas e empreendimentos que gerem impacto positivo, social e ambiental, em suas comunidades”, diz.
Para 2024, a ideia é abrir uma Casa Nordestesse com sede definitiva em São Paulo, com espaço para restaurante, showroom, coworking e espaço para exposições e palestras. Também está prevista a abertura de um espaço próprio no Rio, e áreas shop in shop em multimarcas de Brasília, Curitiba, BH e Trancoso, e também em Atenas e Portugal.
Prova de que a iniciativa vem dando certo, atingindo seu propósito de ampliar a visibilidade de marcas autorais do Nordeste, é que muitas empresas cadastradas na plataforma deixaram de ser MEIs por conta do aumento no faturamento. Algumas passaram a exportar para outros países em inciativas capitaneadas pela plataforma e 18 estão dentro da loja Nordestesse no superapp do Magalu.
Também para 2024, a plataforma planeja criar um fundo de investimentos para financiar negócios de impacto positivo nas suas quatro áreas de atuação nos nove estados da região.