Moda

Nostalgia Fashion: 4 tendências dos anos 80 que estão de volta

As tendências de moda prometem voltar ao guarda-roupa com estampas, tecidos e muito estilo

fashion dress formal wear adult female person woman tie gown necklace
Sarah Jessica Parker, Nicole Kidman e Ariana Grande | Foto: Reprodução/ Instagram @thezoereport @extratv @arianagrande

“Tudo o que vai, volta”. Essa frase pode ser bem conhecida e, no universo da moda, é sempre comprovada. Entre tantas tendências das ruas e passarelas, os estilos vêm e vão ao longo do tempo. Neste movimento, os anos da década de 1980 prometem voltar com tendências que marcaram uma geração. Das peças coloridas de Jane Fonda ao maximalismo do vestido de noiva da Princesa Diana, algumas tendências têm aparecido nas ruas e passarelas com novas roupagens, leituras e sentidos para hoje.

Com este espírito, selecionamos 4 tendências de moda dos anos 1980 que prometem aparecer no guarda-roupa nos próximos tempos. Confira!

Poá

 
 

Um clássico dos álbuns de recordações de família, a padronagem trabalha com a simetria das formas em cores contrastantes. Em tantos vestidos e outras peças, as pequenas esferas sempre foram associadas à feminilidade e à elegância atemporal. 

A atriz e cantora Ariana Grande foi umas famosas que apostou na tendência quando participou do tapete vermelho do Annual Academy Museum Gala. O vestido sem alça e com estampa em poá da marca Balmain é uma réplica de uma peça da coleção Primavera-Verão, desfilada em 1963, e desenvolvida por Pierre Balmain, fundador da grife francesa.

 
 

Para os dias de hoje, a estampa escapa do óbvio e brinca com proporções, cores em peças cheias de estilo e personalidade.

É neste contexto que vestidos, blusas e até a meia-calça - item clássico do guarda-roupa - ganham edições repletas das esferas que incorporaram o espírito fashionista. 

 
 

Brilho Metalizado

 

Em se tratando de tecidos, os anos da década de 1980 foram marcados pelo exagero no guarda-roupa. Entre tantos sentidos, a intensidade do brilho - especialmente metálico - marca a exuberância de produções que criaram a estética da época. Quem não se lembra de alguma peça exageradamente fashion do passado? 

A atriz Sarah Jessica Parker levou a sério a tendência do brilho metalizado quando marcou presença no tapete vermelho da última edição do Festival de Cinema do Mar Vermelho. Dourado, prateado e rosé conviveram em uma harmonia fashionista e glamourosa no modelo justo ao corpo e assinado por Oscar de la Renta. As franjas acrescentaram movimento ao vestido que atraiu os holofotes na noite de gala.

 
 

Hoje, a presença dos brilhos ocorre de forma comedida, estratégica e, em alguns momentos, é explorada em produções para noites especiais. Nesta última temporada do tapete vermelho, os tecidos reluzentes foram um dos pontos-chave para entender o que as famosas estavam vestindo. 

 

Terno completo

 

Inspirada no universo masculino, o terno traduz questões sociais dos anos 1980. Com a chegada do público feminino no mercado de trabalho na época, os trajes passaram a refletir a disputa pelo poder. Nada mais propício do que incorporar peças formais - e masculinas - do mundo corporativo.

 
 

Não faz muito tempo que a atriz Nicole Kidman usou uma produção que viralizou nas redes sociais. Para a última edição do Critics Choice Awards, prêmio no qual foi indicada na categoria de Melhor Atriz Coadjuvante por sua atuação em Operação Lioness (Lioness, 2023), ela vestiu um terno oversized da marca francesa Saint Laurent. O visual era composto de calças e blazer largos em tom creme. A combinação ainda contava com uma camisa em azul claro e uma gravata em tom fechado de azul para criar contraste. 

No mundo contemporâneo, o terno feminino tem outros sentidos que aliam o poder feminino à sociedade. Camisas, paletós, calças e gravatas são vistos em outras proporções para atualizar a silhueta e peças clássicas que retornam ao guarda-roupa com personalidade. 

 
 

Camiseta com estampa gráfica

 

Um dos itens mais básicos - e bem conhecido - do guarda-roupa universal também está de volta! A camiseta ganha inúmeras versões com estampas que refletem os desejos dos tempos em que vivemos.

 
 

A logomania dos anos 1980 foi uma tendência que volta na forma de expressão e a camiseta é um suporte para o fenômeno. No trabalho com estamparia, frases, mensagens, desenhos e toda a sorte de estilos podem surgir aliados à peça básica. 

 

Tags

Posts recomendados