Produtos fake: o mundo da moda está em busca de avaliadores!
Com o aumento da tecnologia, está cada vez mais difícil distinguir uma peça autêntica de uma falsificada. Com isso, o mundo da revenda de produtos de luxo está cada vez perdendo mais sua credibilidade, pois os clientes se sentem cada vez mais inseguros na hora da compra. Desta forma, os experts em avaliar, conhecidos como autenticadores, estão sendo altamente requisitados e necessários para as grandes empresas.
Charlie Emslie, relojoeiro e autenticador da plataforma de revenda de relógios Crown & Caliber comenta ao Glossy que “por causa da tecnologia moderna, os fraudadores ficaram muito bons”, e ainda explica “algumas das falsificações externas - os mostradores e as caixas - são tão boas que até os veteranos não sabem se um relógio é autêntico olhando para o exterior sozinho”.
Mas se o mercado de relógios já está sentindo a dificuldade das falsificações, o de tênis é ainda mais complicada. Há algum tempo atrás a função de autenticador de calçados nem sequer existia, foi necessário criar a profissão do zero. "Não poderíamos simplesmente encontrar os autenticadores de tênis e contratá-los", disse Luber, CEO da StockX, “não havia nenhum. Nós tivemos que criar esse trabalho.”
Segundo Graham Wetzbarger, que supervisiona uma equipe de mais de 100 especialistas em autenticação da RealReal, os quatro pilares da autenticação são: qualidade dos materiais, construção da peça, componentes de hardware e identificadores específicos da marca.
No caso, quanto mais a peça é desejada, mais ela é falsificada, o que deixa tudo ainda mais complicado para o consumidor.