Retrospectiva: 10 tendências de moda que bombaram em 2023
Separamos alguns hits do universo fashion que viralizaram nas redes sociais. Confira!
Não é difícil perceber que a moda acompanha as transformações do tempo em que vivemos. Incorporando mudanças e prevendo necessidades, as tendências de moda traduzem os desejos sociais do espírito do tempo. Nessa dinâmica, algumas ficam para trás e outras, por razões sociais, políticas e econômicas, atravessam gerações e conquistam adeptas em diferentes estilos.
Com este espírito, separamos 10 tendências de moda que se destacaram neste ano. Nas passarelas ou no streetstyle, polêmicas nas redes sociais ou não, esses hits do universo fashion deram o que falar em 2023.
Barbiecore
Mais do que uma unanimidade, peças cor de rosa no estilo da boneca mais famosa do mundo viralizaram nas redes sociais devido ao lançamento de Barbie, filme estrelado por Margot Robbie e Ryan Gosling, e dirigido por Greta Gerwing. O pink fever também se deve à coleção de Pierpaolo Piccioli para a Valentino no Outono-Inverno 2022-2023. A vibração da cor lavou a passarela e todos os looks em um monocromatismo que rendeu muitos cliques.
Minimalismo à la Quiet Luxury
Na contramão da exuberância de algumas produções, o minimalismo também roubou a cena. Favorecendo peças com linhas de construção simples e – principalmente – sem logotipos, a discrição foi a palavra de ordem da tendência. Nesse universo, o Quiet Luxury prega o comedimento de peças cujo valor de qualidade é inestimável. Reafirmando a estética do luxo, exclusividade, matéria-prima de procedência e “simplicidade” são alguns dos pilares que sustentam o estilo para um novo consumidor.
Comprimento micro
Quebrando padrões e incitando novos sentidos, o comprimento micro foi um dos momentos mais notáveis nas passarelas. Quando Miuccia Prada apresentou a calcinha e os comprimentos curtíssimos - tanto no desfile da coleção Outono-Inverno 2023 como para o Verão 2024 da Miu Miu na semana de moda de Paris – todos os olhos se voltaram para as peças por baixo de maxi blazers.
Da mesma forma, a estreia de Sábato de Sarno na nova fase criativa da Gucci fez uma releitura de estilo por meio de comprimentos novos para a marca florentina. Polêmica para alguns e tendência de passarela para outros, os looks sem calça ganharam nossos feeds nas redes sociais.
Sapatilha
Depois de um tempo em ostracismo, a sapatilha voltou às ruas e às passarelas e conquistou o seu espaço. De solado baixo e confortável, a simplicidade do calçado não o impede de ser usado por diferentes estilos, incluindo cores, amarrações e detalhes que o tornam único.
Derivada desse universo, o modelo Mary Jane - também conhecido por sapato de boneca - foi outro sucesso. Batizado com o nome de uma boneca americana em 1902, é bem parecido com uma sapatilha e conta com uma ou mais tiras que atravessam o pé. Em diferentes versões e estilos, pode ter várias cores e texturas, como tecido e vinil.
Calça cargo
Resgatando a estética dos anos 2000, a ousadia da calça cargo vai além da aplicação de bolsos em suas laterais. De modelagem ampla, a peça vem se transformando e ganhando as passarelas nacionais e internacionais em diferentes cores e modelos. De aparência ligada ao streetwear, é encontrada em várias versões para um visual mais despojado e fashionista que se transforma a cada temporada.
Total Jeans
Recorrente em várias temporadas, especialmente no streetstyle, o look total jeans foi presença garantida no guarda-roupa das fashionistas. Com lavagens marcantes, simples ou elaboradas, camisas, calças, casacos e até calçados entraram no mood do jeanswear. De todas as formas possíveis de ser usado, o jeans é um clássico do guarda-roupa que se reinventa com o tempo.
Alfaiataria Oversized
Peças de corte reto e formal sempre foram atemporais no guarda-roupa. Desta vez, a releitura de um estilo clássico ganha novos contornos em ombros e mangas que envolvem o corpo em proporções maiores, mas, nem por isso, menos elegantes. Com acabamento inusitado e confortável, peças tradicionais ganharam um ar contemporâneo.
All White
Não foi difícil perceber que as produções monocromáticas reinaram mais uma vez. Aproveitando a variedade de tecidos e de tonalidades, o branco se destacou pela elegância e simplicidade em looks que adotaram a cor como protagonista. Do off-white à cor mais pura, produções All White estiveram no radar das fashionistas ao longo do ano.
Acessórios inusitados
Complementando produções mais simples, o exótico também marcou presença para balancear a equação fashion. Aproveitando seu potencial de agregar informação ao look, bolsas, sapatos e tantos acessórios tiveram seus momentos de estrelato. Entre formas, cores e muita atitude, eles deixaram um toque de ousadia por onde passaram.
Emoldurando o corpo
Neste ano, muitos looks valorizaram a silhueta de diferentes formas. Drapeados, modelagem justa ou ampla, rendas e tantos outros detalhes potencializaram diferentes estilos. Opções não faltaram!