Moda

Rock Lola se inspirou nas raízes africanas para nova coleção

Conheça a coleção e fique por dentro de detalhes dos bastidores que inspiraram as novas peças
Rock Lola
Rock Lola

A label Rock Lola foi buscar sua inspiração nas raízes africanas, mas com forte apelo às nossas raízes pretas brasileiras - como inspiração genuína e não apropriada, para a nova coleção. ‘Raízes’ -nome que recebe a nova entrada- trouxe peças fortes e poderosas e de quebra um casting de peso formado por três supermodelos que estão em alta no mercado da moda: as irmãs Yara e Yacy Sá e Ana Patrocínio.

Rock Lola
Rock Lola

Na língua Yourubá, raízes significa Wá, e são fundamentais para manter a árvore de pé, e também para a nutrição das plantas e seu crescimento. Elas precisam ser fortes! Raiz remete à árvore Baobá, cheia de força, símbolo da vida, e sagrada. Na cosmogonia africana, o Baobá faz a ligação entre o material e o espiritual. Raízes é plural, tanto quanto as nossas origens, advindas de tantos países africanos, populações que viveram em um contexto de violência colonial e diáspora forçada no passado. Hoje, contudo, o exemplo da garra e da força necessária para sobreviver é o que foi deixado como herança para seus descendentes, que seguem resistindo às intempéries do racismo cotidiano. A força dessa raiz é alimentada pela espiritualidade e pela memória ancestral.

Rock Lola
Rock Lola
Rock Lola
Rock Lola

Essas peças remetem à força ancestral que trazemos em nós, população negra brasileira, e a nossa necessidade de reverenciar e de olhar para trás, para a história desse continente africano que está em nós e na nossa formação identitária, social e cultural. A coleção é mais um motivo para lembrar das nossas rainhas, reis, guerreiras e guerreiros, que tanto lutaram para que todos, todas e todes sejamos livres. Como Dandara, Aqualtune e Tereza de Benguela, grandes lideranças africanas no Brasil que fundaram quilombos e se lançaram na luta pela liberdade.

Afinal, como diz Dona Ivone de Lara, nossa griô do samba:

“Negro é a raiz da liberdade!”

Tags

Posts recomendados