Tapetes Vermelhos: como se vestiria para as grandes premiações?
Inspire-se, veja algumas dicas do que podem ter levado as artistas a usarem aquela peça, e nos diga: Como você se vestiria para o tapete vermelho de uma grande premiação?
Em um momento tão especial e histórico para a cultura brasileira em meio a grande vitória de Fernanda Torres como "Melhor atriz de drama" pelo Globo de Ouro, não tem como não ficar em êxtase e deixar de falar das grandes premiações. E claro, além dos prêmios, o tapete vermelho não pode ficar de fora como um dos momentos mais aguardados dos eventos entre as fashionistas, os amantes de moda e, principalmente, os críticos de moda.
E cada um de nós nos tornamos um pouco desses críticos, analisando os looks, amando ou odiando, desejando ou repudiando, e até mesmo nos inspirando. Alguns desses looks se tornaram inesquecíveis por terem sido icônicos ou um pouco inusitados, ou há aqueles que não têm medo de chamar alguns de estranhos. Mas é fato que acompanhar o glamour e luxo do tapete vermelho é se sentir aquele pequeno desejo de ter uma noite de superprodução e posar para diversos fotógrafos. Afinal, quem nunca quis viver um dia como celebridade?!
Pensando nisso, juntamos os momentos mais icônicos e polêmicos dos tapetes vermelhos que chocaram por diversas razões, e que seguem sendo lembrados até hoje. Inspire-se, veja algumas dicas do que podem ter levado os artistas a usarem aquela peça, e nos diga: Como você se vestiria para o tapete vermelho de uma grande premiação?
Audrey Hepburn - Oscar 1954
Audrey Hepburn era uma mulher clássica, atemporal e elegante, e apesar de ter sido considerada uma das mulheres mais bonitas da sua época, a atriz compartilhou que tinha diversas inseguranças com sua beleza. Entretanto, Audrey sabia transmitir confiança e se conectava com a moda como ferramenta da sua expressão visual.
Durante o Oscar de 1954, ano em que a atriz ganhou o prêmio de "Melhor Atriz" pela atuação em "A Princesa e o Plebeu", Audrey Hepburn entrou para história da moda com o vestido de Givenchy, na época um dos seus mais próximos amigos. O vestido tinha uma textura florida, uma linda saia rodada, decote canoa e além de sua cintura marcada, valorizando uma das principais tendências da década e sua silhueta. Sem dúvidas, a escolha perfeita para quem quer dominar a peça com segurança e muita beleza.
Cher - Oscar 1986
Cher foi uma grande estrela da música, e também dos looks icônicos da sua época. Sempre extravagante, fashion e com um visual digno de uma diva pop, a cantora tem mais de um momento marcante nos tapetes vermelhos das grandes premiações.
Um deles foi em 1986 durante o Oscar, quando a artista optou em usar uma criação do designer Bob Mackie, que também foi responsável por vestir Cher por muitos anos. Durante a premiação, a diva apareceu em um design super inusitado, sexy e ousado através do visual "showgirl". O look era composto por uma saia e top, ambos bordados, juntamente com um quimono e um acessório no estilo carnavalesco, de plumas, para cabeça.
Cher nos ensina sobre explorar o estilo próprio, a autenticidade e investir em detalhes que preencham informação de moda.
Bjork - Oscar 2001
Sem dúvidas, um dos mais polêmicos e inesquecíveis dos tapetes vermelhos. Até hoje sendo referência, como no filme "As Branquelas", o vestido de cisne de Bjork rendeu diversos comentários durante vários momentos do Oscar de 2001.
O vestido foi assinado pelo designer Marjan Pejosk, e que na época rendeu críticas da mídia. Entretanto, a atriz compartilhou que sua principal ideia foi fazer uma piada em meio a um evento marcado pela sua formalidade. Teriam coragem?
Aretha Franklin - Grammy 1973
Durante o Grammy de 1973, Aretha Franklin, cantora que marcou a história da música global com sua voz soul e diversos prêmios, trouxe uma roupa repleta de referência indiana com brilhos. O look ficou marcado por esta construção de detalhes que reverenciavam a cultura fora do eixo norte-americano.
Bela inspiração para destacar a moda como um verdadeiro comunicador visual.
Cher - Grammy 1974
Cher mais uma vez! Desta vez, durante a premiação do Grammy de 1974, Cher surgiu com o look histórico que trazia as composições que fizeram parte da moda dos anos 70. Sempre apostando na sensualidade, a cantora apareceu com um look com transparência, de barriga de fora no estilo Paz & Amor da época, e claro uma maquiagem colorida.
Perfeita referência para optar pelo glamour dos anos 70 em meio a volta das tendências do boho chic. E mais uma vez, Cher provou sua potência fashion através de sua autenticidade.
Grace Jones - Grammy 1980
Imagine o inimaginável! E foi assim, que sem dúvidas, Grace Jones pensou em 1980 durante o Grammy. Com composições improváveis, a artista uniu palha e couro em apenas um look, juntamente com um adorno de cabeça inesquecível e uma maquiagem esfumada.
A artista é multifacetada, e indispensável para quem gostaria de trazer referências artísticas através da informação de moda.
Barbra Streisand - Oscar 1969
Barbra Streisand fez história ao ser a primeira mulher a usar calças no Oscar de 1969! Na época polêmico, porém eternamente icônico, o look era composto por um conjunto brilhante de lantejoulas juntamente com transparência, também inusitado e inovador para a década. Além de sua gola e seus punhos brancos na blusa que faziam relembrar um terno.
A atriz e cantora entrou para história com sua escolha inovadora e revolucionária. Nada como uma potência para nos inspirar a sair do óbvio e usar a roupa como uma ponte social.
Rose McGowan - MTV Video Music Awards 1998
Este pode ser chocante e super revelador! Rose McGowan, em 1998, namorada de Marilyn Manson, surgiu no MTV Video Music Awards com uma mega transparência na frente e as costas peladas. Durante o evento, o modelo foi um verdadeiro escândalo.
Investiria neste modelo ousado e aderiria a "energia de gostosa"? Ou acha que realmente foi um verdadeiro exagero?
Lady Gaga - MTV Video Music Awards de 2014
Em 2010 era conhecida como a rainha das polêmicas dos tapetes vermelhos e dos looks controversos, e Lady Gaga apareceu, com, provavelmente, um dos looks mais inesquecíveis de todas as premiações.
Durante o MTV Video Music Awards de 2014, a diva pop optou por um vestido, literalmente, de carne. A peça foi toda feita com pedaços verdadeiros de carne, e alguns rumores revelaram que tinha um forte odor.
Na época gerou diversas opiniões controversas, especialmente entre as ativistas do veganismo. Será que foi uma boa reflexão de Gaga ou realmente um exagero? Independente da resposta, realmente marcou a história dos tapetes vermelhos.
Fernanda Montenegro
Para encerrar, provando sobre a resiliência da arte, compartilhamos o vestido de Fernanda Montenegro, mãe de Fernanda Torres e dona de atuações emocionantes do cinema e teatro brasileiro, no Oscar 1999. Momento que marcou a história do cinema do Brasil, com a icônica atriz sendo indicada ao Oscar na categoria de "Melhor Atriz" há 25 anos com o filme "Central do Brasil".
Esta é uma peça que não precisava ser muito, porque qualquer uma que fosse já nasceria sendo lenda.