Vestidos de festa: veja dicas de como cuidar e preservar suas peças
Os vestidos de festa são mais frágeis e exigem um cuidado mais especial para preservar a beleza do tecido
Normalmente feitos com tecidos mais sofisticados e delicados, os vestidos de festa possuem um bom caimento e valorizam a silhueta. Mas também exigem um cuidado especial devido a fragilidade e delicadeza das peças. Para manter os vestidos impecáveis e por muito tempo é preciso observar qual o tipo de material e saber qual o tipo de lavagem e a armazenação ideal.
Pensando nisso, Luciana Won, diretora criativa da Dolps, compartilha dicas de como conservar seus vestidos de festa da melhor forma e de acordo com o tipo de tecido. Confira!
Cetim e Chiffon
Materiais conhecidos entre as peças festivas, o cetim e o chiffon se destacam pela sua aparência brilhante e toque amanteigado, deixando as peças mais confortáveis e ao mesmo tempo sofisticadas. Além de sua fluidez e transparência que facilitam a criação de camadas e mais movimento aos vestidos.
A lavagem precisa ser feita à mão e sem alvejantes devido a delicadeza do material, e secar na posição horizontal em um local mais arejado com luz natural equilibrada. Dica importante: ambos não são necessários o uso do ferro de passar roupa, por conta da sua textura suave.
Zibeline
O zibeline possui um brilho acetinado com um caimento encorpado e uma espessura mais grossa. Delimitando o corpo, os vestidos com este material valorizam a silhueta com mais estrutura.
Luciana Won compartilha que a lavagem deve ser feita à mão e estendida na vertical para não estragar o formato do modelo. Além de não ultrapassar os 100°C na hora de passar, para não ofuscar a cintilância do tecido na peça.
Crepe
O crepe tem variações, com o “pesado” mais comum entre os modelos festivos. Com muitas características principais, o tecido é firme com uma textura rugosa e ondulações suaves.
Na hora de limpar, utilize a máquina de lavar com água morna, com a temperatura em 30°C, sem alvejantes e secadora. Luciana Won dá como dica também pendurar em uma altura que o vestido fique esticado, e na hora de passar ser pelo avesso em até 100°C.
Luréx
Luréx proporciona looks mais chamativos e confortáveis, graças a sua flexibilidade e seu fio metalizado.
Para conservar a peça, faça de modo manual e sem produtos oxidantes, estendo na horizontal para evitar que o brilho desapareça, devido a sua malha frágil. Evite secadoras e temperaturas acima de 100°C.