A Pequena Sereia: saiba tudo sobre o cabelo de Halle Bailey
Figurinista revela valor para caracterização de personagem
A atriz Halle Bailey passou por uma mudança e tanto de visual para viver Ariel, em A Pequena Sereia. O novo live-acion da Disney estreou nesta semana e tem se destacado pela caracterização dos personagens, especialmente da protagonista. O cabelo da atriz passou por um processo de transformação que exigiu um investimento milionário.
Camille Friend, chefe do departamento de cabelo da produção cinematográfica, revelou à Revista Variety que o alto valor que gastou foi usado para manter as 30 polegadas das madeixas de Halle, equivalente a 76 centímetros. “Não estou supondo, mas provavelmente gastamos pelo menos US$ 150 mil (cerca de R$ 748 mil) porque tivemos que refazer e retirar. Não era possível reutilizar, tínhamos que começar de novo. Foi um processo”, revelou.
O primeiro passo foi conversar com a família de Bailey e entender suas raízes. “A mãe dela é muito espiritualizada e eles são uma família gentil. Comecei a entender quem ela era e por que era importante manter o elemento natural do cabelo”, explicou Friend. A profissional ressaltou que a estrela queria permanecer fiel à sua herança, já que filme apresenta a primeira Ariel negra e a primeira princesa negra em um filme live-action.
Ainda no início do projeto, Camille garantiu que os fios de Halle se mantivessem no mesmo comprimento e que não fossem usadas perucas. “Eu sabia que uma peruca simplesmente não funcionaria. Os dreads de Halle vão até a cintura, então colocá-la em uma peruca pareceria uma loucura”, apontou.
Friend já assumiu o visual de personagens memoráveis no cinema, como o lock de Lupita Nyong’o em Pantera Negra: Wakanda Para Sempre e já chegou a ganhar um Oscar por seu trabalho. Para Ariel, protagonista do longa, a profissional detalha sua ideia: “Se pegarmos o cabelo e enrolá-lo em torno de seus dreads, não precisamos cortá-los e pintá-los. Podemos mudar sua cor sem alterar sua estrutura interna do cabelo. A estrutura e o cabelo são dela”. O processo de “embrulho” dos cabelos levou cerca de 14 horas e foi uma decisão de Friend para tornar a personagem ainda mais realista.
Também foram usados fios longos com cores personalizadas que foram fundidos às pontas. Três tons de vermelho foram necessários para encontrar a cor que combinasse com a pele e com o figurino da protagonista. Para garantir maior movimento do cabelo na água, Camille Friend optou por incluir mechas soltas de cabelo porque os locs do cabelo de Halle Bailey não flutuam.