Bianca Andrade fala da maternidade e o sucesso na carreira
Símbolo de afeto e amor verdadeiro, o cor-de-rosa em intensidades diferentes pega carona no movimento barbiecore e é tendência de maquiagem. A influenciadora Bianca Andrade, que posa ao lado do filho Cris, mostra como aderir usando produtos Boca Rosa Beauty
Chegar ao estúdio no centro de São Paulo, após um trânsito intenso, bem típico da cidade, e ser recepcionada por um bebê sorridente correndo com seu coelho de pelúcia é delicioso. A mãe, Bianca Andrade, acompanha o pequeno Cris e participa da brincadeira. O clima de descontração seguiu por todo o período da sessão de fotos dessa que é a primeira capa de uma das mais importantes influenciadoras do Brasil após a maternidade, algo que mudou sua vida. Conversamos com ela sobre carreira, desejos e detox digital.
L’OFFICIEL Você é uma influenciadora de beleza com números exorbitantes – quase 19 milhões em apenas uma rede social. Como foi do início da carreira até aqui e quais são suas ambições para o futuro?
BIANCA ANDRADE Eu costumo dizer que comecei na internet “quando tudo era mato’’, porque, de fato, quando eu tinha 16 anos, ser influenciadora ou youtuber ainda não era uma
profissão. Ao longo desses 12 anos na internet, o público me viu começar com poucos recursos, por ter vindo da favela, mas investir muito em criatividade. Errar, acertar, mas sempre focada no meu propósito e em crescer. Há cinco anos, pude criar minha própria marca, a Boca Rosa Beauty, e ser diretora criativa dela. Era um sonho desde que comecei a pensar em alcançar mais pessoas, não só na internet. Foi um passo muito importante e que me levou a movimentar o online e o offline até torná-la uma das marcas mais vendidas do Brasil. Como consequência, crescemos e realizei um segundo sonho: ter um escritório próprio e fundar a Boca Rosa Company, que é minha holding, que fica em São Paulo, e onde crio todas as estratégias, campanhas, meus projetos que envolvem marca e carreira artística, junto com meu time. É o meu orgulho e onde eu planejo meus próximos passos. E cada vez evoluímos mais. Estamos focados em muita inovação, com projetos voltados tanto para a marca quanto para o social, para o mercado de publicidade, para a parte de educação também, como demos o start este ano. Sou naturalmente inquieta e com sede de um próximo passo, então os planos são muitos.
L’O Agora você é mãe. O que mudou na sua vida com a chegada do seu primeiro filho?
BA Tudo! A chegada do Cris mudou muito a minha percepção de vida. Antes dele, eu estava sempre em um ritmo frenético, sem parar. Com ele eu quero parar cada segundo, para curtir cada detalhe. Estou mais calma. Ele me trouxe um equilíbrio necessário.
L’O Como você encara a exposição dele nas redes sociais? Você já pensou em limitar ou criar alguma dinâmica para que ele viva com “menos tela”?
BA Com os pais influenciadores e babões, o Cris aparece constantemente nas nossas redes, mas sempre temos cuidado e respeito com ele e seus momentos. O Cris já é da era das redes sociais, né? Ele já nasceu imerso nisso, diferentemente de mim e de outras pessoas da minha geração. Além disso, a gente leva para as redes aquilo que nós vivemos e dialogamos na vida real. Mas essa escolha também precisa ser dele, no futuro. O Cris é meu filho e faz parte da minha vida. Mas, claro, eu tenho meus critérios e procuro poupá-lo quando posso.
L’O Poderia falar um pouco mais sobre a sua marca de beleza e quais são os próximos passos que pretende dar?
BA Boca Rosa Beauty está em constante movimento. Quando não estamos trabalhando em um lançamento específico, fazemos campanhas que contam histórias, que trazem conceito. Afinal, uma marca precisa estar cada vez mais humanizada, passar sua mensagem. Criei um manifesto no mês das mulheres para falar de questões sobre autoaceitação, saúde mental e empoderamento, já que meu propósito era levar autoestima a elas e uma mensagem de que, assim como eu pude chegar lá, outras também podem. Este ano passamos a patrocinar o time
de vôlei feminino do Corinthians, para alcançar mais visibilidade e oportunidade para as meninas. É algo que tem me dado muito orgulho e que quero levar adiante.
L’O O que mais a desagrada nas redes sociais?
BA Acho que o fato de algumas pessoas sentirem que têm o poder de atacar a vida de outras. Falam sobre seu corpo, sobre algo que não gostam e que muitas vezes são coisas que não podemos mudar ou não queremos mudar. Não sabemos o que o outro está passando, as questões que enfrenta. Muitas vezes isso é muito doloroso. As redes trazem muitas possibilidades, mas também muitos ataques e uma exposição que é tóxica. Eu lido há muitos anos com isso e tenho usado, sempre que posso, minhas redes para falar sobre questões que me incomodam, porque me reconheço como uma voz também. A importância dessa quebra de
que as redes são um mundo perfeito é incalculável.
L’O Você está há um tempo offline. Pretende fazer isso mais vezes? Qual foi o objetivo e a sensação?
BA Fiquei um mês offline, pela primeira vez desde que comecei a criar conteúdo na internet. Foi um período muito necessário e transformador. Fiz uma cirurgia, cuidei da minha saúde, fiquei com meu filho e comigo mesma. O objetivo principal era mesmo descansar e me desconectar desse mundo virtual, que eu amo muito, mas que, às vezes, me consome. Depois de tantos anos
online, ainda é difícil dosar. Quero fazer mais vezes, sim. Sei que não é fácil a gente ter a coragem de falar “preciso de um tempo”. A gente acaba se cobrando mesmo. A internet é onde a gente se relaciona, consome informação, compartilha a nossa vida, então é difícil se afastar.
L’O Hoje, como influenciadora, você se sente cobrada para se posicionar? Como você se prepara para isso?
BA Uma das coisas mais interessantes que eu estou fazendo como influenciadora nesse momento é poder apoiar projetos sociais que me tocam e ecoar vozes importantes. Acho que cada fase da carreira tem uma prioridade, mas, agora, com a maturidade e a calma do momento que eu estou, me sinto pronta para isso. Tenho lido e me conectado com pessoas que admiro, que têm vivências diferentes das minhas e tem sido muito enriquecedor. Para mim, com toda bagagem da internet que adquiri até aqui, é extremamente necessário que um influenciador se posicione e transmita mensagens relevantes.
Fotos MURACA
Edição de moda RODRIGO YAEGASHI
GUESTS: Bianca Andrade e Cris.
BEAUTY ARTIST: Mari Kato (com produtos BOCA ROSA BEAUTY).
VIDEOMAKER: Raphael Pacheco.
ASSISTENTES DE FOTOGRAFIA: Marcelo Carvalho e Fabiano Battaglin.
ASSISTENTES DE MODA: Beatriz Maciel e Bruna Gindro.
ASSISTENTES DE BELEZA: Andrey Batista e Mariana Conceição.
ASSISTENTE DE VÍDEO: Luan Campos.
MANICURE: Amara Conceição.
PRODUÇÃO EXECUTIVA: Anna Guirro.
TRATAMENTO DE IMAGEM: Marcos Nascimento.
CATERING: MV Buffet