Céline Dion tem piora na luta contra síndrome rara
Céline Dion luta contra Síndrome da Pessoa Rígida (SPR) desde 2022
A irmã de Céline Dion atualizou o quadro de saúde da cantora, que recebeu em 2022 o diagnóstico de Síndrome da Pessoa Rígida (SPR). Depois de aparecer em um jogo de hóquei com os filhos e chegar a soltar a voz brevemente em algumas músicas no evento, Claudette Dion contou que Céline perdeu o controle dos músculos.
"Ela trabalha muito, mas não tem controle dos músculos. O que me parte o coração é que ela sempre foi muito disciplinada. Sempre trabalhou duro", lamentou. "Mamãe sempre dizia para ela: "Você vai fazer isso certo, você vai fazer isso certo", lembrou.
A Síndrome da Pessoa Rígida (SPR) é uma doença rara e incurável é conhecida por causar rigidez nps músculos e espasmos involuntários. E apesar do quadro difícil, a irmã da cantora contou que todos ainda têm esperança de Céline volta aos palcos.
"É verdade que tanto ela, como nós, sonhamos com o retorno dela aos palcos. De que maneira? Não sei. As cordas vocais são músculos e o coração também é. E como só há um caso em um milhão de pessoas, os cientistas não fizeram muita pesquisa porque não afeta muita gente", explicou Claudette.
A voz de "My Heart Will Go On" também tem recebido diversas mensagens de carinho de diversos artistas e fãs.
"Algumas pessoas perderam a esperança porque é uma doença sobre aqual pouco se sabe. Se soubessem a quantidade de telefonemas que a fundação (Fondation Maman Dion) recebe para ouvir Céline [cantar]. As pessoas dizem que a amam e rezem por ela. Ela recebe tantas mensagens, presentes e crucifixos abençoados", contou a irmã mais velha.
Diagnóstico de Céline
Segundo o Instituto Nacional de Distúrbios Neurológicos e Derrame, a doença é progressiva e afeta o sistema nervoso, especificamente o cérebro e a medula espinhal.
Quando foi diagnosticada, a artista publicou um vídeo revelando o quadro e adiando várias datas da turnê pela Europa. Pouco tempo depois ela anunciou o cancelamento de toda a turnê até abril de 2024.
“Conforme o mundo emergiu da pandemia, Celine continuou a ser tratada por uma condição médica diagnosticada que a impedia de se apresentar. Celine está trabalhando duro em sua recuperação”, dizia o novo comunicado.