Chloë Grace Moretz fala sobre crescer com a fama e trauma com meme
Atriz Chloë Grace Moretz revelou ter problemas com a imagem corporal por causa da fama
Chloë Grace Moretz pode ser considerada uma daquelas atrizes que cresceu em frente às telas. A jovem de 25 anos ganhou destaque aos 18 anos, após estrelar "Kick-Ass" em 2010. Mas, estar sob os holofotes nem sempre é fácil e isso pode trazer traumas e críticas.
Em uma nova entrevista para a revista Hunger, Chloë se abriu sobre alguns dos aspectos mais desafiadores de crescer famosa. Segundo a atriz, a primeira vez que ela percebeu o quão famosa era, a atingiu "como uma tonelada de tijolos".
"Eu tinha 18 anos e estava fazendo um tapete vermelho", disse ela.
"Eu me afastei disso e senti tanta auto-aversão e fiquei realmente confusa com a experiência que acabou de acontecer. Fiquei muito mal depois disso. Houve uma mudança completa na minha consciência, eu questionei quem eu era. O que estou fazendo? Quem sou eu? Por que estou fazendo isso? Tipo, o que isso significa?", relembrou a atriz.
Chloë também falou sobre a primeira experiência intensa com paparazzi, que ocorreu alguns anos antes.
"Eram de 10 a 15 caras adultos cercando uma menina de 12 anos. Eles empurraram minha mãe e ela acabou caindo no trânsito - ela não se machucou, mas a situação era muito caótica. É um assalto a todos os sentidos, com gritos e flashes. Entrei no carro depois e simplesmente estourei em lágrimas. Acho que esse é o meu marcador de antes e depois", refletiu.
Mas, os problemas mais intensos da atriz com a fama surgiram quando ela já era mais velha. A atriz revelou que um meme a traumatizou de uma forma tão negativa, que ela passou a ficar mais reclusa e aparecer menos na mídia.
"Houve um meme que realmente me afetou, de mim entrando em um hotel com uma caixa de pizza na mão. E essa foto foi manipulada em um personagem de 'Family Guy' com as pernas longas e o torso curto, e foi um dos memes mais difundidos na época", começou a explicar.
Segundo a atriz, as pessoas começaram a falar sobre o seu corpo, um trauma que segue com ela até hoje.
"Todo mundo estava tirando sarro do meu corpo e eu falei com alguém e eles ficaram tipo, 'Ah, cale a boca, é engraçado.' E eu só me lembro de sentar lá e pensar, meu corpo está sendo usado como uma piada e é algo que não posso mudar sobre quem eu sou, e está sendo postado em todo o Instagram. Era algo tão benigno quanto entrar em um hotel com sobras. E até hoje, quando vejo esse meme, é algo muito difícil de superar", revelou a atriz.
O incidente do meme exarcebou os problemas de Chloë Grace Moretz com imagem corporal e prejudicou a autoestima da atriz.
“E acho que a dismorfia corporal – com a qual todos lidamos neste mundo – é extrapolada pelas questões das mídias sociais”, explicou ela. "É uma merda de cabeça."
“Foi preciso uma camada de algo que eu costumava gostar, que era me vestir e ir para um tapete e tirar uma foto, e me deixou super constrangida”, disse ela.
Com filmes como "A Invenção de Hugo Cabret", "Carrie, A Estranha", "Se Eu Fosse Você" e a "A 5ª Onda" no currículo, Chloë resolveu então se tornar uma pessoa reclusa. Ela passou a se disfarçar em público e também a frequentar terapia.
"Sempre haverá a escuridão que vem com a fama", disse ela à revista. Mas atuar – a fonte de sua fama – também tem sido uma forma de cura", disse. "Sempre usei a atuação como uma forma de terapia", acrescentou a atriz.
Durante a pandemia, ela trabalhou na próxima série da Amazon Prime "The Peripheral", que segue uma mulher que vive em uma pequena cidade pobre que descobre uma conexão com uma realidade alternativa.
As filmagens ocorreram em Asheville, Carolina do Norte, de onde seu pai e a família de seu pai são. Ela revelou que o pai faleceu durante a pandemia, e fazer a série foi um momento catártico de círculo completo.
"Ser capaz de usar isso neste projeto foi maravilhoso e realmente curativo", disse ela. "Meu pai e eu tivemos um relacionamento muito tumultuado, então, quando o lançamento aconteceu, foi realmente significativo. Dizer que esses últimos dois anos foram transformadores é um eufemismo, para dizer o mínimo. Sinto-me como uma mulher agora", finalizou a atriz.