Pop culture

Claudia Raia: ‘Voltar à TV foi um desafio por vários quesitos’

Claudia Raia é uma artista, mãe e esposa completa! Em entrevista exclusiva para a L’Officiel Brasil, a atriz fala sobre maternidade, etarismo e retorno à TV Globo

clothing formal wear suit pants pajamas dress
Claudia Raia (Foto: Lucca)

De volta às telas da TV Globo, Claudia Raia brilha majestosamente como fez tantas outras vezes vivendo Tancinha em ‘Sassaricando’, Engraçadinha e Donatela na aclamada, ‘A Favorita’. Não obstante, aos 56 anos, a atriz se aventura mais uma vez – agora na novela que é sucesso de audiência, ‘Terra e Paixão –, como Emengarda

   

Tudo isso, diga-se de passagem, foi feito apenas 8 meses após o nascimento de seu terceiro filho, o Luca, fruto de seu casamento com o ator e bailarino, Jarbas Homem de Mello. Também mãe de Enzo Celulari e Sophia Raia, a estrela brinca quando o assunto é “equilibrar todos os pratinhos” para dar conta do recado: “Equilibrar os pratinhos é uma expressão que eu adoro. Porque a gente faz isso mesmo, é uma vida de equilibrista: filho, trabalho, casa, mais trabalho, novos projetos... É uma loucura! Mas eu gosto.”

face happy head person smile sitting adult female woman
Foto: Chris Tofoletti

Ainda, durante a entrevista, Claudia aproveita para falar sobre como viveu a sua gravidez, como foi vivenciar a maternidade em momentos tão diferentes – Luca tem apenas 8 meses, Sophia tem 20 e o seu primogênito Enzo, tem 26! – e como lida com o retorno aos palcos tão pouco tempo após a sua gestação. Quando perguntada sobre etarismo, a estrela dispara: “Não deixe quem ninguém diga que você não tem idade para qualquer coisa.” Confira a entrevista completa abaixo:

    

L'OFFICIEL BRASIL Finalmente, após 4 anos, fomos presenteados com o seu retorno para a televisão! Como tem sido encarar o desafio de voltar às telinhas e ‘equilibrar todos os pratos’ desta nova fase de sua vida?

CLAUDIA RAIA Equilibrar os pratinhos é uma expressão que eu adoro. Porque a gente faz isso mesmo, é uma vida de equilibrista: filho, trabalho, caso, mais trabalho, novos projetos... É uma loucura! Mas eu gosto. Voltar à TV foi um desafio por vários quesitos. O primeiro de todos foi a distância física do Luca. Nunca tínhamos ficado tanto tempo separados: eu gravei no Rio e ele mora em São Paulo, onde eu moro também. A saudade apertou. Na segunda semana, ele veio com Jarbas passar uns dias no Rio e foi uma delícia. Mesmo com a correria, consegui vê-lo rapidinho, brincar um pouco com ele. Outro desafio é entrar em uma novela que já está consolidada, que já é um sucesso... Isso dá um frio na barriga maior ainda. No começo, a gente se sente meio que um peixe fora do aquário. Mas aí que eu cheguei lá e fui tão bem acolhida, tão bem recebida. Ganhei mais um filho da profissão, que é o Rainer Cadete. Foi muito divertido dividir a cena com ele. Revi amigos da vida inteira, como Tony Ramos e Gloria Pires. Revi Cauã Reymond, que também é meu filho da ficção. Sem contar a equipe que me recebeu de braços abertos e foi maravilhosa. Estar na TV Globo, que é o lugar onde trabalho há 40 anos, é como estar em casa.

 

L'OFFICIEL BRASIL Muito tem se falado sobre a sua linda parceria com a Glória Pires. Como acontece a amizade de vocês no estúdio e aqui fora?

CLAUDIA RAIA Eu e Gloria somos amigas da vida toda. Estar nesse projeto com ela foi muito especial. Primeiro porque é sempre incrível dividir uma novela com ela. E desta vez nós ainda dividimos a cena, algo que nunca tinha acontecido antes. Foi a primeira vez nas nossas carreiras que contracenamos juntas. Isso foi realmente um marco para nós!

 

L'OFFICIEL BRASIL A diferença de idade entre o Enzo, a Sophia e o Luca é grande! Como eles lidam com a chegada de um novo irmão? Quais eram as suas expectativas?

CLAUDIA RAIA Minha expectativa sempre foi que eles se dessem bem. Mas o amor de Enzo e Sophia por Luca é algo ainda maior do que eu imaginei. É tão lindo ver a relação dos três, que é de tanto amor, afeto e cuidado. Como mãe, procuro sempre estar atenta e aberta para os três. Neste momento, Luca requer mais cuidados porque ele é um bebê de oito meses. Mas sempre encontro maneiras de ter momentos com cada um deles. Por exemplo, fui visitar a Sophia recentemente e tivemos um momento só nosso. Isso é importante também. Cada um ter seu espaço individual, ter esse momentinho.

clothing formal wear suit pants pajamas dress face head person
Foto: Lucca

L'OFFICIEL BRASIL Para manter um casamento saudável, também é preciso de planejamento! Você costuma manter uma rotina equilibrada, visando justamente reservar um momento especial para vocês dois?

CLAUDIA RAIA Sempre fizemos isso. Desde o nascimento do Luca, acaba sendo um pouco mais difícil porque um bebê interfere na nossa rotina. Mas já estamos tentando ter momentos a sós, coisas para fazermos juntos só nós dois. E outras tantas coisas que fazemos com Luca para aproveitar bem cada fase dele. Passa muito rápido. Já já ele completa o primeiro ano. Agora nós também nos vemos no trabalho, porque eu e Jarbas estamos ensaiando para o musical “Tarsila, A Brasileira”. Eu, além de produzir, serei a Tarsila e ele, Oswald de Andrade. A gente adora trabalhar junto, sempre funciona muito bem.

 

L'OFFICIEL BRASIL Você está vivendo um turbilhão de mudanças em seu corpo, passando pela menopausa e agora o pós-parto. Além da acentuada queda de cabelo, quais principais diferenças sentiu em seu corpo após esse período e como tem feito para lidar carinhosamente com essa sua nova fase?

CLAUDIA RAIA Você usou aí a palavra-chave para mim. Estou lidando com meu corpo com muito carinho e paciência. Esse corpo me trouxe tudo que tenho, ela carregou lindamente uma gravidez aos 56 anos. E agora ele está se reorganizando, se preparando para uma maratona no palco, que já começou com os ensaios para o musical “Tarsila, A Brasileira”. Um corpo que está a serviço, porque meu trabalho exige composição corporal também. Então, eu só posso ser grata a ele por me trazer até aqui e, em retribuição, continuar cuidando dele com amor, carinho, cuidado e paciência.

 

L'OFFICIEL BRASIL E quando o assunto é vaidade? Você tem um ritual diário de autocuidado?

CLAUDIA RAIA Não sou uma pessoa de rituais. Mas eu busco manter uma rotina de exercícios físicos, boa alimentação, beber muita água. Gosto de fazer alguns tratamentos dermatológicos, mas sempre tendo em vista que quero ser a minha melhor versão e sem alterar nada. Meu rosto e meu corpo são instrumentos de trabalho. E eu também gosto de como sou, quero ter a idade que eu tenho mesmo. Não busco uma juventude, por exemplo. Acho isso muito ingrato conosco, porque nos coloca sempre em um lugar de falta. E eu me sinto bem, completa, numa fase de muita plenitude.

person sitting head face formal wear
Foto: Chris Tofoletti

L'OFFICIEL BRASIL Além de ser madrinha da Beija-flor, você desfilou muitos anos para a escola! Com a chegada do Luca, você deu uma pausa, mas será que podemos esperar o seu grande retorno ao sambódromo em 2024?

CLAUDIA RAIA Eu amo Carnaval, mas não sei se será este ano. Estarei com o musical “Tarsila, A Brasileira” em cartaz em São Paulo. Mas mesmo se não estiver na avenida, estarei torcendo pela Beija-Flor, minha escola no coração.
 
L'OFFICIEL BRASIL É você quem pensa os seus looks? Sente que o seu gosto para a moda foi mudando ao longo do tempo ou suas preferências continuam as mesmas?

CLAUDIA RAIA Eu penso e conto com um time muito competente comigo, que são Juliano e Zuel. Eles me trazem referências, ideias, me ouvem e embarcam comigo em muitas aventuras, materializam ideias também. A gente muda e é natural que nossos gostos mudem também. Acho que meu grande trunfo é conhecer meu corpo muito bem e saber o que eu gosto ou não gosto de vestir, o que eu quero ou não quero experimentar. Isso facilita, inclusive, na hora de arriscar. Eu amo moda, para mim é um instrumento mesmo de liberdade, de autoexpressão. É assim que eu a uso a meu favor também.
 
L'OFFICIEL BRASIL Um produtinho de beleza que não vive sem:

CLAUDIA RAIA Batom. Eu amo batom. Normalmente sou eu que faço a boca na hora da maquiagem, os maquiadores mesmo já sabem. E um bom batom é sempre um grande aliado de uma mulher (risos).

face happy head person smile dimples adult female woman sitting
Foto: Chris Tofoletti

L'OFFICIEL BRASIL Uma personagem que você já fez que é o seu xodó, e por quê?

CLAUDIA RAIA É impossível eleger uma porque houve tantas personagens marcantes e que me trouxeram tantas coisas. Então, vou pedir licença para falar de algumas: Tancinha, de “Sassaricando”, que foi uma grande explosão, me colocou nas capas de revistas, fez o público me conhecer... Depois, teve o Tonhão, da “TV Pirata”, que fez o público me ver de outra maneira. A Engraçadinha foi outro: um personagem complexo de Nelson Rodrigues, em que pude mostrar um lado mais dramático, e foi o que me rendeu o convite para “A Favorita” anos depois. A própria Donatela. É realmente impossível escolher um só.

 

L'OFFICIEL BRASIL A cena mais marcante que você já fez na televisão:

CLAUDIA RAIA A cena de “A Favorita” em que é revelado quem é verdadeiramente a vilã e quem é a mocinha da história. Isso foi uma grande ousadia do João Emanuel Carneiro e é uma das cenas antológicas da teledramaturgia brasileira.

 

L'OFFICIEL BRASIL E para fechar, uma mensagem motivadora para outras mulheres que enfrentam o etarismo nos dias atuais:

CLAUDIA RAIA Não deixe quem ninguém diga que você não tem idade para qualquer coisa. Idade é mesmo apenas um número. Ela não deve te impedir de absolutamente nada: faça plano de longo prazo, sonho, realize, recomece, saia de onde não te cabe. Você tem tempo!

Tags

Posts recomendados