Família Real: tudo o que você precisa saber sobre a coroação
Cerimônia da realeza se aproxima com convidados e atrações
Na próxima dia 6 de maio, o rei Charles 3º, 74, e a rainha Camilla, 75, serão coroados. Depois de oito meses da morte da rainha Elizabeth II, a cerimônia de coroação acontecerá pela primeira vez em 70 anos. O evento unirá ritos milenares da realeza britânica com toques de modernidade.
Com transmissão para o Brasil, o evento contará com a presença da família real, além de chefes de estado e da nobreza britânica. Segundo o Palácio de Buckingham, a cerimônia "refletirá o papel do monarca nos dias de hoje e seu olhar para o futuro, enquanto enraizada nas duradouras tradições e pompas".
O que vai acontecer?
Seguindo os protocolos reais, a cerimônia é dividida em seis etapas: reconhecimento, juramento, unção, investidura, entronização e homenagem. Além de Charles, Camilla também será coroada. Essa parte da cerimônia é mais simples, pois ela é uma rainha consorte. Ela será ungida, coroada e entronizada e não precisará fazer o juramento. Além dos protocolos, existe um itinerário com programação para o evento de tradição na realeza britânica.
Quando e Onde
A coroação acontecerá no dia 6 de maio, sábado, com início às 6h20 (horário de Brasília). Charles e Camilla sairão em procissão do Palácio de Buckingham para a Abadia de Westminster. Neste momento, o casal usará a moderna carruagem do Jubileu de Diamante que foi construída em 2012 para celebrar os 60 anos de reinado da rainha Elizabeth II. A cerimônia de coroação acontecerá às 7h (horário de Brasília) na Abadia de Westminster com duração de aproximadamente duas horas.
Recheada de curiosidades históricas, a Abadia de Westminster já foi palco de 38 coroações desde 1066. Lá, já aconteceram 17 casamentos reais desde 1100, incluindo o da rainha Elizabeth II com o príncipe Philip, em 1947, e do príncipe William com Kate Middleton em 2011. No local, ainda há 30 reis e rainhas sepultados, como Eduardo, o Confessor, que mandou construir o templo e morreu em 1066.
A seguir, Charles e Camilla seguirão procissão ao Palácio de Buckingham. Nesta segunda procissão, o rei e a rainha usarão a Carruagem de Ouro de Estado, construída em 1762 e usada em todas as coroações desde 1831.
Lista de Convidados
A coroação terá cerca de 2.000 convidados, bem menos que os 8.000 que lotaram a Abadia de Westminster para a coroação da Rainha Elizabeth em 1953.
Em primeiro escalão, a família real marcará presença. Mesmo sem confirmação real, é esperado que o príncipe William e a princesa Kate Middleton estejam presentes. Em entrevista ao programa This Morning apresentado por Alison Hammond, a duquesa de Sussex revelou que seu traje terá um toque de azul.
O príncipe George, filho mais velho do casal, e os netos e netas de Camilla estão confirmados, pois serão pajens do rei. Andrew Parker Bowles, ex-marido de Camilla, também deve marcar presença, assim como os filhos do casal. Os irmãos do rei - a princesa Anne e os príncipes Andrew e Edward – também estarão na cerimônia.
Entre os líderes mundiais confirmados estão Ursula von der Leyen, presidente da Comissão Europeia; e os chefes de Estado da França Emmanuel Macron; da Alemanha Frank-Walter Steinmeier; da Polônia Andrzej Duda; e das Filipinas Ferdinand Marcos Jr. Os reis Felipe e Letizia serão os únicos membros da família real espanhola que estarão presentes. O monarca e sua esposa estarão em Londres na sexta-feira, 5 de maio, para uma recepção no Palácio de Buckingham com outros membros da realeza. O presidente Lula irá à coroação. O convite segue o protocolo para todos os chefes de estado que mantêm relação com o Reino Unido.
Apesar das polêmicas com o pai e de ter deixado suas funções na realeza, o príncipe Harry confirmou presença. Até o momento, o Palácio de Buckingham confirmou que o caçula do monarca estará na cerimônia. Já Meghan Markle, esposa de Harry, ficará nos Estados Unidos e não estará na coroação. Em nota oficial, ela desmentiu a informação divulgada de que não irá à cerimônia por sua insatisfação com a resposta do rei às suas preocupações com os preconceitos na realeza.
"A duquesa de Sussex está seguindo em frente com sua vida no presente, sem pensar em correspondências de dois anos atrás relacionadas a conversas de quatro anos atrás. Qualquer sugestão do contrário é falsa e francamente ridícula. Encorajamos os tabloides e outros correspondentes da realeza a parar de esgotar o circo que estão criando sozinhos", diz a nota.
Sarah Ferguson, ex-mulher do príncipe Andrew, não foi convidada e confirmou que não estará no evento. Porém, segundo a imprensa, ela estará no Coronation concert, show que acontecerá no domingo, dia 7 de maio, a partir das 16h (horário de Brasília).
As apresentações acontecerão nos jardins do Castelo de Windsor com público estimado de 20 mil pessoas. Katy Perry, Lionel Richie, o grupo Take That, as irmãs Kylie e Dannii Minogue são algumas das atrações confirmadas. Os cantores de ópera Andrea Bocelli e Bryn Terfel, a cantora Freya Ridings e o pianista Alexis Ffrench também se apresentarão.
Alguns famosos recusaram o convite para a apresentação. Harry Styles, Adele, Elton John, Spice Girls e Ed Sheeran não irão se apresentar, apesar de terem sido chamados. Segundo o jornal "The Sun", Harry Styles e as Spice Girls têm outros compromissos. Elton John não poderá participar. "Os organizadores estão trabalhando contra o relógio para reunir uma escalação empolgante, mas enfrentaram uma série de desafios. Elton John estava no topo da lista de Charles, mas devido à sua turnê europeia, - ele estará se apresentando na Alemanha na sexta-feira - ele não poderá ir", disse uma fonte ao jornal.
O concerto contará também com a apresentação do "Coral da Coroação". O grupo foi montado com membros de corais da comunidade e cantores amadores de todo o Reino Unido. Entre os grupos que participaram da seleção estão corais de refugiados, do Serviço Nacional de Saúde, da comunidade LGBTQIA+ e corais que se apresentam em linguagem de sinais. Haverá ainda o "Coral Virtual", formado por cantores da Comunidade das Nações, a Commonwealth. A plateia será composta de voluntários e cidadãos. Voluntários das instituições de caridade apoiadas pelo rei e pela rainha poderão assistir ao concerto. A BBC também distribuiu pares de ingresso para milhares de cidadãos.
Como assistir?
A cerimônia será transmitida pelo canal oficial da família real no YouTube. No Brasil, a cerimônia será transmitida pela GloboNews ao vivo a partir das 6h. O sinal da emissora ficará aberto durante a cobertura no Globoplay, no G1 e nas operadoras. O canal também irá exibir uma série especial sobre a monarquia, incluindo reportagens sobre a expectativa de longevidade da instituição sem a rainha Elizabeth II.