Pop culture

Day Mesquita relembra sucesso da novela "Cheias de Charme"

Day Mesquita revela segredos e trajetória em entrevista especial para a L'Officiel Brasil

blazer jacket adult female person woman blouse formal wear blonde suit
Day Mesquita (Foto: Adri Lima)

Day Mesquita, é uma atriz supertalentosa. Nascida no Paraná, se encantou com o Rio de janeiro e logo de cara em 15 dias em solo carioca deu o start em uma grande emissora como a personagem “Stella” na novela “Cheias de Charme” da TV Globo, e que está sendo reprisada hoje pela emissora. Com um início marcado pelo ballet e pela dança, logo descobriu sua paixão pela atuação, dando seus primeiros passos na profissão através de cursos e comerciais de TV. Sua trajetória inclui participações em novelas, séries, peças teatrais e até mesmo incursões no cinema, consolidando-se como uma das atrizes mais versáteis e talentosas de sua geração. Além disso, seu engajamento em causas sociais e ambientais, como o ativismo vegetariano e seu trabalho como voluntária, demonstram sua dedicação para além dos holofotes.

Com exclusividade para a L'Officiel Brasil, a atriz compartilhou seus segredinhos sobre sua vida, casamento e trabalhos, revelando particularidades fascinantes de sua carreira e sua vida pessoal, mostrando que sua versatilidade vai muito além dos papéis que interpreta.

blazer coat jacket blonde person adult female woman formal wear suit
blouse long sleeve sleeve blonde person shirt adult female woman face
Day Mesquita (Foto: Adri Lima)

L’Officiel Brasil- Como o apoio e compreensão da sua família contribuíram para sua carreira artística e o que você aprendeu com eles e faz questão de passar para seu filho?

Day- Eu não venho de uma família de artistas, então quando disse que meu desejo era me tornar atriz, houve uma certa insegurança dos meus pais num primeiro momento. Era um meio desconhecido para eles e, como estava na época de entender e escolher qual curso seguir para me profissionalizar, eles pensaram que seria um desejo passageiro. Eles nunca foram contra e me apoiaram na minha escolha, mas só foram entendendo mesmo que esse seria realmente o meu caminho e escolha profissional conforme eu o seguia e as coisas iam acontecendo, mesmo com os percalços. Eles viram que eu estava fazendo e buscando aquilo que realmente gostava. Atuar, para mim, sempre foi algo que fez meu coração vibrar; é o que eu amo fazer e eu desejo também o melhor para o meu filho, que ele possa seguir o caminho, a carreira que fizer seu coração vibrar, que busque e encontre seu propósito e tenha sucesso no que escolher. Assim como os meus pais, estarei sempre apoiando e ajudando no que puder para que ele se encontre e tenha êxito pessoal e profissionalmente.

L’Officiel Brasil- Como a chegada do seu filho impactou sua vida pessoal e profissional? Você poderia compartilhar um pouco sobre como concilia a maternidade com sua carreira artística?

Day- Muita coisa muda com a maternidade. Acho que ressignificou minhas prioridades, meu tempo, minhas escolhas; ressignificou a mim como mulher. Num primeiro momento, quando ele era menorzinho, estava fazendo trabalhos mais pontuais, até porque ele era muito pequeno ainda. Agora, ele está na escolinha, tem o tempo dele lá, que é muito importante para interação com outras crianças e outras pessoas, e eu agora também já tenho hoje como me reorganizar para futuros trabalhos, gostaria muito que toda mulher tivesse uma rede de apoio.

L’Officiel Brasil- Você foi pedida em casamento durante a festa de um ano do seu filho, Dom. Como estão os seus planos e expectativas para o casamento de vocês?

Day- Sim, foi uma surpresa linda! Eu não esperava! Antes, a gente não falava muito sobre festejar um casamento; não era algo que estava muito presente nos nossos planos, mas de uns tempos para cá começamos a falar talvez na possibilidade. Aí veio a surpresa do pedido. :-) Ainda não começamos a pensar muito sobre a festa, mas estamos pensando em fazer daqui a uns 2 anos, quando o Dom estiver um pouco maior.

L’Officiel Brasil- Day, ao longo de sua carreira adquiriu algum segredo relacionado à moda ou o estilo que aprendeu durante suas atuações?

Day- As personagens trazem muito de quem elas são através dos figurinos. A moda é também uma forma de expressão e é uma grande aliada na composição de cada personagem. Acho que o que fui aprendendo foi ter um olhar mais aguçado nesse sentido, de ter a moda como uma forma de expressão dentro da caracterização das personagens. Como tudo tem um motivo, e todos os elementos comunicam algo em uma obra, consigo ter mais conhecimento sobre o que irá funcionar e do que caberia em cada personagem, de acordo com seu momento de vida e história. Mas os responsáveis pelos figurinos estudam muito para entender e elaborar cada composição de um trabalho. Cabe a mim aprender um pouquinho com eles e aproveitar também para experimentar opções que, por vezes, talvez antes não usasse na minha vida, e depois de ver em mim como personagem, passasse a usar.

long sleeve sleeve skirt shoe person miniskirt dress face standing blouse
clothing footwear shoe blouse high heel person skirt dress face miniskirt
Day Mesquita (Foto: Adri Lima)

L’Officiel Brasil- Qual foi o papel mais desafiador que já interpretou, e como lidou com esses desafios?

Day- Acho que cada personagem traz seus desafios, uns maiores e outros menores, mas a Maria Madalena de, "Jesus", foi um desafio enorme. Primeiro, por se tratar de uma figura muito simbólica e conhecida, mas também por todas as nuances e camadas que ela pedia ao longo da trama. Foi uma personagem que me permitiu atuar em lugares densos e complexos, alguns completamente diferentes do que tinha feito até então. Ela foi única para mim por tudo isso.

Também tive a Mariana da série "Caminhos", o último trabalho que gravei e que ainda não estreou. Essa também foi bem desafiadora. A personagem tem surtos psicóticos com traços de esquizofrenia. Fora tudo que envolve a complexidade dessa personagem, ainda tivemos pouco tempo de pré-produção, o que aumentou o desafio para buscar mergulhar e entender ao máximo o universo dessa personagem.

Eu sempre falo que busco personagens que me desafiem. Elas me instigam, me trazem movimento, me fazem buscar diferentes formas e caminhos de fazer e de encontrar o que preciso naquele momento para vivenciar essas personagens. Acredito que elas me fazem crescer muito, tanto pessoalmente quanto profissionalmente. Então, busco lidar com esses desafios como uma nova aventura a ser desbravada e tento manter a tranquilidade nesse trajeto, embora nem sempre seja possível, pois sempre bate uma insegurançazinha ou aquele frio na barriga, o que também acho natural ocorrer em todo novo trabalho.

L’Officiel Brasil- Existe algum item de moda e beleza que considera seu segredo para se sentir confiante e preparada antes de entrar em cena e no dia a dia?

Day- Amor-próprio. Eu acredito que objetos, acessórios, maquiagem e até mesmo uma roupa legal podem trazer — e muitas vezes trazem — autoestima e um senso de empoderamento. São elementos que usamos a nosso favor. Mas nos dias em que não nos sentimos bem, mesmo os melhores segredos que utilizamos para nos sentir melhor não vão funcionar. Então, o que tenho buscado cada vez mais é estar bem comigo mesma, buscando autoconhecimento, aceitação, entendimento e amor-próprio. Porque quando alcançamos isso, qualquer acessório pode contribuir e ajudar para nos sentirmos bem. Isso faz uma grande diferença na minha vida e no meu trabalho. Sinto que quando estou vibrando numa energia mais alta, animada e feliz, as coisas fluem muito melhor. Claro que nem sempre isso é possível, porque a vida tem seus altos e baixos. Então, busco primeiro entender e curar o interior, pois acredito que isso faz a maior diferença para mim.

L’Officiel Brasil- Qual o seu critério ao escolher papéis em novelas, séries e filmes?

Day- Gosto e busco personagens que me desafiem, e felizmente, as personagens que têm chegado até mim são, na maioria das vezes, mulheres empoderadas com grandes histórias. Vou muito pela intuição, pois acredito que cada personagem nasce já destinado a um ator especificamente. Costumo dizer que cada personagem tem seu dono, e sempre há uma troca quando interpreto minhas personagens. Empresto muito do que sou, mas também recebo muito delas. Por isso, acredito que elas sempre chegam no momento certo para mim, tanto pessoal quanto profissionalmente, e acredito que assim continuará sendo.

L’Officiel Brasil- Você viveu a personagem Stela na novela de grande sucesso “Cheias de Charme”, que aliás está sendo reprisada agora na TV Globo. Como foi participar da novela e conta para a gente algum momento curioso ou até engraçado que viveu durante as gravações.

Day- Foi o meu primeiro trabalho na Globo, uma novela que já estava no ar e já era um grande sucesso. Estrear na casa, nessa obra, ao lado de um elenco incrível, foi maravilhoso! Não me recordo de nenhum momento específico, mas quando entrei na novela, tinha praticamente acabado de me mudar para o Rio em busca de novas oportunidades de trabalho. Então, acredito que foi também uma forma de ser bem recebida e acolhida pela cidade onde vivo até hoje.

person sitting pants adult female woman formal wear blonde face portrait
blazer coat jacket formal wear suit adult female person woman head
Day Mesquita (Foto: Adri Lima)

L’Officiel Brasil- Como foi a transição de interpretar personagens em novelas da Globo para participar de produções para plataformas de streaming como "Tudo de Bom"? Quais são os desafios e oportunidades que você enxerga nessa mudança de cenário?

Day- Hoje, temos o streaming como mais uma porta aberta de oportunidades, não só para atores, mas também para a equipe de profissionais que faz uma obra acontecer, e isso é maravilhoso! Acho que o fluxo entre os canais abertos e os streamings é natural, tanto de ida quanto de volta para eles, e isso nos dá mais possibilidades de contar histórias interessantes, destinadas a públicos diferentes.

L’Officiel Brasil- Você interpretará uma ex-vedete em "Tudo de Bom" e uma personagem com surtos psicóticos em "Caminhos". Como você se prepara para papéis tão distintos e complexos? Existe alguma abordagem específica que você adota para cada personagem?

Day- As preparações de cada personagem dependem muito das condições que temos, do tempo disponível, das propostas da direção e da abordagem de cada preparador de elenco, quando há um na obra (na maioria das vezes, há um preparador de elenco que nos auxilia). Cada encontro em cada trabalho traz muitas trocas que podem ser interessantes e agregadoras ao que já está presente na minha bagagem de processo de trabalho. Por isso, gosto de estar aberta a todos esses olhares e propostas que são trazidas, até para enriquecer minha bagagem de conhecimento. Claro que também tenho o meu processo, os meus métodos e os caminhos aos quais estou habituada a utilizar.

L’Officiel Brasil- Além da sua carreira artística, você também é embaixadora da SVB (Sociedade Vegetariana Brasileira) e eliminou o consumo de carne há mais de 10 anos. Como você acha que sua posição como figura pública pode influenciar positivamente a conscientização sobre questões ambientais e de bem-estar animal?

Day- Como figura pública, podemos alcançar um público maior através das redes sociais e entrevistas, o que é ótimo para nos aproximarmos do público e discutirmos nossos trabalhos e até mesmo aspectos de nossas vidas, se for interessante para o artista. Além disso, podemos abordar pautas importantes para a sociedade, como o vegetarianismo e o veganismo. Além da questão do sofrimento animal, há também a melhoria da saúde proporcionada por uma alimentação à base de vegetais e a questão ambiental, que é extremamente importante neste momento. Há muito tempo se fala sobre o aquecimento global e o desequilíbrio ambiental, e sabemos que a pecuária é uma das indústrias que mais poluem. Portanto, além dos benefícios de uma alimentação à base de vegetais, também ajuda a contribuir significativamente para essa questão. Nossa voz pode ajudar a disseminar informações como essa e a quebrar padrões e preconceitos associados ao consumo de carne.

blazer coat jacket formal wear suit adult female person woman sitting
person sitting blazer adult female woman formal wear suit portrait blonde
Day Mesquita (Foto: Adri Lima)

Agora, de Day para Day:

blouse clothing person long sleeve sleeve dress coat
Day Mesquita (Foto: Adri Lima)

L’Officiel Brasil- O que gostaria de mudar em você?

Day- Acho que algo que sinto que todo mundo é um pouco no mundo sem pausas (o que é um problema) em que vivemos hoje: a ser menos ansiosa.

L’Officiel Brasil- Para quem e o que você daria nota 10?

Day- Para as ONGs e protetores de animais. Eles fazem um trabalho lindo que eu admiro demais mesmo, infelizmente muitas delas tendo pouco ou nenhum apoio/ ajuda.

L’Officiel Brasil- Quais as suas regras pessoais que nunca quebra?

Day-

1 - Nunca dar mais atenção a quem tem algo destrutivo a dizer do que construtivo.

2 - Estar firme seguindo uma alimentação vegetariana, pelos animais e pelo mundo.

3 – E no fim, essa pode parecer contraditória com a pergunta, mas a verdade é que, com exceção de princípios e valores que tem a ver com humanidade e não abro mão, estar aberta a me desconstruir, a ouvir e até a mudar de opinião.

blazer blonde person adult female woman formal wear suit photography portrait
Day Mesquita (Foto: Adri Lima)

L’Officiel Brasil- Você normalmente chega cedo ou atrasada?

Day- Normalmente chego cedo. Agora, com um bebê, está um pouquinho mais complicado seguir esse padrão, mas ainda assim, busco sempre chegar mais cedo.

L’Officiel Brasil- Três fatos interessantes sobre você que poucos sabem?

Day-

1 - Já dei aulas de ballet quando adolescente.

2 – Sempre quis morar no Rio de Janeiro, sou paranaense, e quando finalmente decidi ir de mala e cuia pra cidade apareceu minha primeira oportunidade numa novela da Globo, apenas 15 dias depois de ter me mudado. No caso, a novela “Cheias de Charme”, que nesse momento está sendo reprisada no Vale a Pena Ver de Novo.

3 – Além de atriz, sou apresentadora e inclusive no início da carreira participei de um programa de viagens na Multishow.

L’Officiel Brasil- Para finalizar, seu mantra hoje é...?

Day- Confia no processo e se diverte no caminho!

formal wear suit adult female person woman barefoot blazer sitting pants
Day Mesquita (Foto: Adri Lima)

Tags

Posts recomendados