Pop culture

Rainha Elizabeth II já rejeitou o Prêmio Nobel. Entenda!

Monarca teria se esquivado da homenagem por ter dedicado toda a vida em servir a população

lady person accessories jewelry necklace
Rainha Elizabeth II usando azul (Foto: Getty Images)

Não é difícil reconhecer que a Rainha Elizabeth II foi uma das personalidades mais impressionantes da realeza britânica. Conhecida por ter o reinado mais longo da história com 71 anos de duração, o período foi marcado por uma série de fatos históricos e curiosos. Um deles, e que mais repercutiu, foi quando a figura lendária não aceitou o Prêmio Nobel da Paz, uma das homenagens mais prestigiadas do mundo.

Rainha Elizabeth II
Rainha Elizabeth II | Getty Images

Antes de seu falecimento em 8 de setembro de 2022, a Rainha Elizabeth II deixou um legado que ainda é reconhecido por gerações. Entre as mudanças que realizou, durante seu governo da coroa inglesa, são conhecidas aquelas que promoveram a modernização da monarquia no Reino Unido.

Elizabeth II inventou o Royal Walkabout, momento em que alguns membros da coroa britânica conhecem e cumprimentam cidadãos, a criação do site da família real, além da permissão de divórcios e novos casamentos na realeza. Dedicada a servir a população, ela também foi rodeada por quatro filhos cuja criação acompanhou de perto, além de presenciar o nascimento de 8 netos e 12 bisnetos ao longo de sua vida.

Rainha Elizabeth II
Rainha Elizabeth II | Getty Images

Entre os elogios direcionados à monarca por seus feitos em seu reinado histórico, há alguns que Elizabeth II não queria, como o Prêmio Nobel da Paz. De acordo com o relato de uma fonte próxima ao jornal britânico Daily Mail, um cortesão afirmou que Elizabeth "não queria a honra". "Embora os candidatos não precisem ser consultados, o Palácio de Buckingham foi abordado em mais de uma ocasião por líderes da Commonwealth 'para orientação' sobre a nomeação de Sua Majestade", escreveu Ephraim Hardcastle, colunista da publicação. "Eles foram educadamente informados: 'Obrigado, mas não. Obrigado".

Rainha Elizabeth II
Rainha Elizabeth II | Getty Images

Mesmo que não seja clara a razão pela qual a Rainha Elizabeth II rejeitou o prêmio, ela fez uma declaração no passado - em um discurso, aos 21 anos - que deixa margens para um suposto motivo. "Declaro, diante de todos, que toda a minha vida, seja ela longa ou curta, será dedicada a servir vocês", afirmou a rainha em seu pronunciamento antigo. Considerando as palavras da monarca, ela pode ter achado desnecessário ser recompensada apenas por cumprir o seu dever com a população.

Ainda que Elizabeth II tenha escolhido não ser homenageada com o Nobel da Paz, havia um forte sentimento da população de que a monarca merecia o prêmio. Em 2018, o jornal inglês The Telegraph relatou que o assunto, provavelmente, seria discutido na Reunião de Chefes de Governo da Commonwealth.

Rainha Elizabeth II e príncipe Louis
Rainha Elizabeth II | Getty Images

Segundo uma fonte próxima à publicação, o potencial de nomeação de Elizabeth II estava "sendo discutido por diferentes cargos". A fonte ainda acrescentou: "Eles querem indicá-la pelo que ela fez pela Commonwealth". Na época, outro insider comentou: "Se alguém a indicar e ela for bem-sucedida, acredito que o país inteiro ficaria muito feliz e a consideraria totalmente merecedora".

lady person adult female woman face happy head clothing hat
Rainha Elizabeth II | Getty Images

Tags

Posts recomendados