Em comunicado, Rainha Elizabeth afirma que Harry e Meghan perdem o título de "Alteza Real"
Desde que o Príncipe Harry e sua esposa, Meghan Markle, comunicaram seu afastamento como membros ativos da família real inglesa, o mundo ficou a espera da posição da Rainha Elizabeth em relação à decisão que estremeceu a coroa, principalmente por não ter sido “combinada” com a monarca.
Neste sábado, 18/01, porém, sua resposta veio à tona em um comunicado que demonstra uma real ruptura, ao mesmo tempo que uma real compreensão pela decisão do neto e sua mulher.
Ele determina que os dois de fato deixarão de ocupar a posição dentro da realeza, além de também enfatizar que o casal deixará de usar o título de “alteza real”, bem como receber dinheiro público para os deveres reais.
“Os Sussex”, como passaram a ser chamados, porém, continuam mantendo os patrocínios e associações particulares – atualmente apenas 5% da renda anual de Harry e Meghan vêm do fundo da Coroa, enquanto 95% são repasses do príncipe Charles e de fundos aos quais têm direito por ser o primeiro na linha de sucessão.
No site oficial da família inglesa, ainda, o palácio informa que sobre a reforma realizada em Frogmore Cottage, onde Meghan e Harry passaram a morar desde o ano passado e permanerão, há a pretensão de reembolsar os custos ao Sovereign Grant.
Já sobre sua segurança feita até então pela realeza, o comunicado não informa sobre os próximos passos: “Existem processos independentes bem estabelecidos para determinar a necessidade de segurança com financiamento público".
Dentre as informações técnicas a respeito da decisão, a Rainha encontra espaço para expressar seus sentimentos: “Harry, Meghan e Archie sempre serão membros muito amados da minha família.” Ela ainda disse reconhecer os “desafios vividos por intenso escrutínio nos últimos dois anos” e desejou uma “vida mais independente ao casal”.
Abaixo, veja o comunicado da rainha na íntegra:
"Depois de muitos meses de conversas e mais recentes discussões, estou satisfeita que juntos encontramos um caminho adiante construtivo e de apoio para meu neto e sua família.
Harry, Meghan e Archie sempre serão membros muito amados da minha família.
Eu reconheço os desafios que eles viveram como resultado do intenso escrutínio ao longo dos últimos dois anos e apoio o desejo deles de uma vida mais independente.
Eu quero agradecê-los por todo o trabalho dedicado em todo este país e estou particularmente orgulhosa de como Meghan se tornou rapidamente parte da minha família.
É o desejo de toda a minha família que o acordo de hoje permita que eles comecem a construir uma nova vida, feliz e pacífica."