Fernanda Paes Leme fala sobre aborto que sofreu
Fernanda Paes Leme se emociona ao falar pela primeira vez sobre aborto sofrido aos 38 anos
Em uma conversa com Julia Faria e Thayla Ayala, Fernanda Paes Leme falou pela primeira vez sobre o aborto que sofreu em 2021, aos 38 anos. "É difícil falar sobre certos assuntos, né? (...) Isso é uma coisa que só está dentro de mim, só pra mim - e para pouquíssimas pessoas que convivem comigo", contou. "O aborto é uma perda invisível, né? É um luto que você vive de algo que você nem viu a cara, que, às vezes você não tem nem uma peça, uma foto para lamentar...", desabafou.
A apresentadora está noiva do empresário Victor Sampaio, com quem assumiu um relacionamento em janeiro de 2021. Ela revela que a gravidez aconteceu de forma inesperada, logo após retirar o DIU (dispositivo intrauterino) e que planejava ter filhos apenas no final de 2022. "Eu vivi isso de uma forma totalmente inesperada. Eu não estava tentando nem querendo naquele momento", disse. "(...) Vivemos alguns sintomas da gravidez sem saber que aquilo estava acontecendo. Depois do teste eu fiquei em choque, mas muito feliz", lembrou.
Contudo, depois de uma viagem, ela conta que começou a ter um sangramento e aí o mix de sentimentos surgiu ao descobrir a perda. "Aí faz exame, vê como estão aquelas coisas todas, aquelas siglas difíceis de decorar, que vocês já devem saber, mas eu não - até porque eu fiquei com ranço, fiquei com raiva. Aí eu descobri que não estava mais grávida, que eu tinha perdido", falou.
Além de lidar com a perda do bebê, Fernanda conta como foi o processo de lidar com a perda do outro também. "A primeira pessoa a descobrir é você. Quem tem que contar para o outro é você. Você tem que administrar a sua dor e a dor do outro", conta.
Antes desta gravidez natural, a atriz já tinha congelado seus óvulos e conta que foi este fato que a fez perceber o desejo de ser mãe. Todo mundo te fala: ‘é normal’. Não! Normal não pode ser. Pode ser comum. As pessoas tentam amenizar a sua dor mas tudo que você quer é um abraço. Fiquei muito mal. Vi ali que queria ser mãe, até então não queria. As pessoas falam que eu vou ter outro, mas é que antes, eu perdi aquele, sabe", desabafa, emocionada.