Kate e Meghan foram forçadas a se vestirem como Diana?
Especulações afirmam que o estilo das damas da realeza é fortemente inspirado pela monarca falecida
A família real britânica supostamente teria encorajado Kate Middleton, 41, e Meghan Markle, 42, a seguirem o estilo da Princesa Diana, monarca falecida em 1997. De acordo com o jornalista Omid Scobie, em seu novo livro Endgame, lançado em novembro deste ano, Kate e Meghan, casadas com os príncipes William e Harry respectivamente, sentiram “empurrões gentis” de alguns membros da realeza britânica para seguirem dicas de estilo da Princesa Diana.
O jornalista teria falado com alguém que trabalhava com os filhos de Diana – William se casou com Kate em 2011, quase sete anos antes de Harry ter trocado as alianças com Meghan. A fonte próxima ao autor do livro afirmou que as decisões de vestir as novas damas da realeza como a Princesa Diana “sempre foram discutidas” com os monarcas.
“Era sabido que alguém resgatava as imagens de Diana em um determinado lugar ou época para ter ideias”, escreveu o jornalista. “No momento certo, isso pode ser gentil, mas também há uma sensação um pouco desconfortável quando você percebe que, muitas vezes, é orquestrado dentro do mesmo sistema que ainda quer um pouco do brilho de Diana”, afirmou.
A Princesa Diana, conhecida como a Princesa do povo, morreu em um acidente de carro em Paris em 1997. Ela faleceu quando William e Harry tinham 15 e 12 anos, respectivamente. Desde sua trágica morte, os irmãos fazem questão de honrar continuamente seu legado. Ambas as filhas – Princesa Charlotte e Princesa Lilibet – receberam até Diana como parte de seus nomes em homenagem. William e Kate também são pais do Príncipe George e Príncipe Louis, e Harry também é pai do Príncipe Archie.
“Agora temos mais fotos dela pela casa e conversamos um pouco sobre ela e outras coisas”, disse William em depoimento a um documentário da rede televisiva britânica ITV sobre sua mãe em 2017. “É difícil porque, obviamente, Kate não a conhecia. Então, ela não pode realmente proporcionar muitos detalhes. Eu faço regularmente, [quando] coloco George ou Charlotte para dormir. Falo sobre ela e apenas tento lembrá-los de que há duas avós - houve duas avós - em suas vidas. É importante que eles saibam quem ela era e que ela existiu”, afirmou o monarca.
Kate Middleton e Meghan Markle também usaram muitas peças da coleção de joias de Diana, incluindo anéis de noivado. O Príncipe de Gales presenteou Kate com uma peça de safira de Diana, presente do ex-marido, o rei Charles III. O príncipe Harry também usou pedras da coleção de Diana para o design de um anel personalizado.
Nos últimos tempos, Kate tem modernizado suas escolhas de estilo ao fazer composições que incluam ternos sob medida em suas aparições públicas. Analisando parte de seu guarda-roupa, Miranda Holder, especialista em moda da realeza, afirma que Kate Middleton pode estar dizendo: “Não se concentre tanto em minhas roupas. Estou aqui para desempenhar um papel. Eu quero ser levada a sério. Estou tratando isso como um dever. Estou jurando minha lealdade a essas instituições de caridade e causas [...]. Sou a futura rainha e estou fazendo o melhor que posso”, disse a especialista à US Weekly em outubro deste ano.
“É enviar uma mensagem de negócios e não de moda. [Ela está] tentando tirar a fixação do mundo - incluindo a minha [própria] - em [sua] moda”. Holder ainda acrescentou: “[Os ternos] realmente se tornaram o uniforme preferido de Kate, certamente para compromissos. [Ela] está nos direcionando um pouco mais para suas causas e para o que ela gostaria de divulgar na mídia”, analisou a especialista sobre os trajes da Princesa de Gales.