Lilibet: como a rainha Elizabeth II ganhou o carinhoso apelido?
Meghan Markle e príncipe Harry deram as boas-vindas a sua primeira filha e encantaram o mundo ao revelar o nome, Lilibet Diana Mountbatten-Windsor. A decisão do casal foi para homenagear duas grandes mulheres da vida de Harry: Lilibet, que é o apelido familiar da Rainha Elizabeth II, e seu nome do meio, Diana, é em homenagem à falecida Princesa.
Mas como uma das monarcas mais populares e poderosas do mundo conseguiu esse apelido? Segundo uma matéria publicada pela revista "Hello!", a própria Elizabeth não conseguia pronunciar seu nome com clareza na infância, e o "o problema de articulação" adorável acabou pegando entre os familiares.
Durante todo seu crescimento, seus pais, avôs e irmã costumavam chamar a futura rainha pelo carinhoso apelido. Uma vez o rei George VI disse a famosa frase: "Lilibet é meu orgulho. Margaret é minha alegria."
Mas será que alguém ainda chama a rainha Elizabeth II de Lilibet? A última pessoa conhecida a usá-lo era o marido, o príncipe Philip (1921-2021). E agora, o nome vai ganhar um novo significado com Lili, que está na oitava posição na linha de sucessão do trono britânico, logo atrás do seu irmão mais velho, Archie.
Mas será que a rainha gostou da homenagem? O casal real emitiu um comunicado após acusações de que a rainha não foi consultada. “O duque falou com sua família antes do anúncio, na verdade sua avó foi o primeiro membro da família para quem ele ligou. Durante essa conversa, ele compartilhou sua esperança de nomear sua filha Lilibet em sua homenagem. Se ela não tivesse apoiado, eles não teriam usado o nome” finaliza.