Mãe da Rainha Elizabeth era viciada em jogos e álcool
Apesar do mesmo nome, Elizabeth era muito diferente de sua filha, a rainha Elizabeth II.
Elizabeth Angela Marguerite Bowes-Lyon, mais conhecida como a Rainha Mãe, nasceu em 04 de agosto de 1900 e faleceu aos 101 anos, em 30 de março de 2002. Filha de Cecilia Cavendish-Bentinck e Claude Bowls-Lyon – 14º Earl of Strathmore and Kinghorne, título que permitiu a entrada para a família real – casou-se em 2023 com o então duque de York, sem imaginar que um dia seria rainha, uma vez que o marido era o segundo na linha de sucessão. A rainha mãe era viciada em jogos de cavalos e adorava beber todos os dias.
Confira mais curiosidades sobre Elizabeth :
1 - Foi pedida três vezes em casamento: em 1921, negou o pedido do duque de York, por acreditar que, como membro da família real, não poderia mais agir, pensar ou falar por si mesma. Negou novamente em março de 1922, aceitando o pedido apenas em janeiro de 1923.
2 - Após o casamento na Abadia de Westminster, colocou o buquê de flores em um túmulo de um soldado desconhecido, como forma de homenagear o irmão que morrera na Primeira Guerra. Até hoje a tradição é mantida pelas noivas da família real.
3 - Auxiliou o marido com a gagueira, história que pode ser acompanhada no longa O discurso do Rei.
4 - Teve a primeira filha, a atual rainha, Elizabeth II, em 1926, apelidada carinhosamente de Lilibeth.
5 - Tornou-se rainha consorte em 1936, quando o cunhado, Edward VIII, abdicou do trono.
6 - Ela e o marido foram os primeiros da família real britânia a visitarem os Estados Unidos, em 1939.
7 -Durante a Segunda Guerra, recusou-se a partir para o Canadá, juntamente com as princesas: “As crianças não vão sem mim. Eu não vou abandonar o rei. O rei não vai sair.”
8 - Hitler considerava a popularidade da Rainha Mãe uma ameaça aos interesses alemães.
9 - Passou a ser chamada de Rainha Mãe após a morte de George VI. Como ela e a filha, agora rainha, tinham o mesmo nome, o codinome surgiu para distingui-las.
10 - Foi a primeira da família real a chegar aos 100 anos.Faleceu durante o sono em 30 de março de 2002, no Royal Lodge. Mais de um milhão de pessoas ocuparam os 37 km que se estendem do castelo de Windsor e a Abadia de Westminster em seu velório. O enterro foi feito na Capela de São Jorge e é possível visitar o túmulo dela no Castelo de Windsor.