Mariana Goldfarb revela desejo de ser mãe para a L’Officiel Brasil
Mariana Goldfarb é apresentadora e em entrevista exclusiva para a L’Officiel Brasil, fala sobre seu podcast, relacionamentos e autoestima com o movimento 'body neutrality'
Mariana Goldfarb é uma potência! Além de apresentadora, a carioca é modelo, nutricionista, influenciada digital e comanda seu próprio podcast 'C/ Alma'. Aos 32 anos, Mariana — que já foi casada com o ator Cauã Reymond — traz para a produção de seu podcast, com orientações voltadas principalmente para o tema ' relacionamentos ' e recebe grandes nomes da arte brasileira como Yanna Lavigne, Danni Suzuki, Clarice Falcão e Thaila Ayala para uma conversa aberta e sincera!
Em entrevista exclusiva para a L'Officiel Brasil, Mariana revela que já passou pela anorexia e como superar a experiência a ajudou a lidar de maneira saudável com o seu próprio corpo. Também falou sobre o feminismo e como construiu sua linda relação com Grazi Massafera durante seu antigo relacionamento, e aproveitou para contar um pouco mais sobre sua relação com a moda, beleza e autoestima. Confira:
Conta pra gente um pouco do seu podcast ‘C/ Alma’! O que podemos esperar dos próximos episódios?
Esse projeto está lindo, ele realmente foi feito com alma e muito amor de todas as pessoas envolvidas. Eu quis trazer para o podcasts temas que não vemos muito sendo pautas de conversas e que são assuntos que gosto de trocar com os meus seguidores nas redes sociais. Nessa temporada ainda teremos conversas sobre a mulher trans em relacionamentos amorosos e familiares; relacionamentos e experiências de uma mulher de ascendência asiática no Brasil e na televisão; relação com a natureza; religião e muito mais.
Você costuma se envolver em todos os processos do podcast? Sua experiência com a TV te ajudou nesse quesito?
Sim, desde a escolha dos convidados e dos temas que iríamos conversar, até o cenário das gravações, porque é fundamental que o C/ Alma tenha a minha essência e que meus seguidores se identifiquem com o projeto. A experiência que tive na TV ao longo dos anos com certeza ajudou a tornar as conversas sensíveis que tive com as convidadas em trocas mais confortáveis.
Você é carioca, descendente de portugueses e adora viajar! Já considerou viver em diferentes países ou tudo te traz de volta ao Brasil?
Eu super moraria fora e penso bastante sobre isso! Tenho muita vontade de conhecer novas culturas e me aprofundar nos costumes de viver de outros países.
Além de modelo, apresentadora e empresária, você também é nutricionista! Como surgiu esse seu interesse pela relação saudável entre o corpo e a comida?
Eu quis estreitar a minha relação com a comida e entender mais sobre o meu corpo para saber quais alimentos podem me nutrir e quais são os que eu devo evitar, porque essas informações não são ensinadas a fundo na escola e eu acredito que os alimentos que comemos estão relacionados ao nosso bem-estar físico e mental. Quis entender mais sobre essas questões por ter passado por uma anorexia e querer me curar, e também ser um canal de cura para outras pessoas.
Nas redes sociais, você é super engajada com o movimento ‘body neutrality’. Como trabalha a sua autoestima e o que considera ser imprescindível para ter uma relação saudável com o seu próprio corpo?
Para mim, trabalhar a minha autoestima envolve um esforço constante para lembrar que a aparência não define o meu valor. É importante valorizar e cuidar do meu corpo, mas também entender que a minha autoestima não pode depender apenas da minha imagem no espelho. Acreditar que sou merecedora de amor e respeito, independentemente de como meu corpo se parece, é a base para a aceitação, e dessa forma, tento sempre cuidar da minha saúde e bem-estar com métodos mais saudáveis e que considero que fazem bem para mim.
Você foi muito elogiada pela boa relação que tinha com a Grazi Massafera! Sente que o feminismo e diferentes processos de autoconhecimento te ajudaram a alcançar esse nível de maturidade?
Super! Desde novas vemos situações onde mulheres são colocadas uma contra a outra ou sendo comparadas, e crescendo com um certo sentimento de rivalidade. Mas nós mulheres não devemos nos adiar pelo fato de já ter tido uma relação com uma pessoa em comum. Atualmente, sinto que isso está mudando, muitas mulheres lutam e usam seus canais de comunicação para mostrar a desnecessidade dessa rivalidade, e é muito bom fazer parte desse movimento.
E como acontece a sua relação com a moda? Já chegou a aderir à alguma tendência?
A minha relação com a moda está cada vez mais verdadeira na minha essência, pois eu parei de vestir apenas o que é considerado tendência e comecei a procurar o meu próprio caminho e gostos dentro da moda. É muito interessante e importante saber que podemos manter a nossa personalidade e individualidade dentro da moda. Eu estou entendendo o que de fato gosto, como me sinto bem e percebi que quando estou vivendo a minha verdade fica visível para os outros. Eu estou fazendo as pazes com a moda depois de muito tempo, pois agora estou sabendo usá-la ao meu favor.
Entre os cuidados com a pele e o seu cabelo, qual costuma dar mais atenção? Indica para as nossas leitoras um produtinho que não abre mão?
Os itens mais importantes e básicos para os cuidados com a pele e cabelo são alimentação, água e sono, são coisas básicas, mas que influenciam muito. Quanto mais verduras, legumes, frutas, água, horas de sono bem dormidas e exercícios físicos também, a pele e o cabelo estarão melhor.
Atualmente, eu estou gostando bastante de me cuidar externamente. Estou usando muito o Leave-In da Garotas Estúpidas da Camila Coutinho, eu adoro esses produtos que são práticos e que posso passar na praia, porque vou muito à praia e exponho meu cabelo ao sol, mar e também a água da piscina.
Não sou uma pessoa que deixa de estar na praia ou na piscina, então estou cuidando bastante do meu cabelo, também gosto de usar o Sebastian Dark Oil Styling. No rosto, eu não vivo sem protetor solar! Gosto bastante do protetor solar da Garnier e do sérum Phloretin CF da SkinCeuticals
Você adora yoga! Como aconteceu o seu primeiro contato com a prática e quais benefícios percebeu ao longo do tempo?
Conheci a yoga quando eu estava em um processo de profunda dor, sem entender o que estava acontecendo. Decidi procurar para me sentir melhor comigo, para ter maior nitidez mental e discernimento para entender o que estava se passando comigo, então fui procurar no corpo as respostas.
A yoga, meditação e respiração entraram juntas nisso e me ajudaram muito. Nós subestimamos, mas a verdade é que começar o dia fazendo yoga me deixa bem desperta para o que eu preciso resolver. É uma mistura entre calma e força, sem contar que você sente o seu corpo mais forte, você sente que você é apta e isso impacta muito na saúde mental.
Uma coisa que eu gosto de fazer também é o Tai Chi Chuan, eu nunca fico muito tempo fazendo uma coisa só e gosto de migrar. Eu tenho aquele lema de que minha disciplina é minha liberdade, mas a disciplina engloba conhecer outras coisas, ser uma eterna buscadora, então estou sempre buscando coisas que eu não conheço. Eu gosto de diversificar, gosto de estudar e de conhecer, eu nunca me dou por satisfeita na questão de conhecimento.
Um sonho que ainda não realizou:
Um sonho que ainda não realizei é ser mãe. Eu tenho esse sonho, mas eu estou tão feliz de estar resolvendo tanta coisa, me conhecendo tão bem antes de ser mãe, que está tudo bem eu não ter realizado esse sonho ainda. É claro que nunca vamos estar preparadas para ser mãe, mas me sinto muito mais apta como mulher e como cidadã, uma pessoa muito mais consciente hoje do que antes, e acho que esse processo só tende a crescer. Então, acredito que quando esse sonho se realizar, eu já vou ter resolvido muitas das coisas as quais eu sofria tanto e me fazia uma pessoa que não se conhecia tão bem.
Atual status de sua vida amorosa:
Em uma relação comigo mesma! Estou em um momento da minha vida que a minha prioridade é cuidar de mim e me amar em primeiro lugar.
3 fatos curiosos sobre a Mariana Goldfarb:
Sou uma buscadora incansável de conhecimento, gosto muito de estudar e ler; Gosto muito de samba raiz; Gosto muito de estar em ambientes de inclusão e de mistura de padrão em nível social e de educação. Acho que temos coisas para aprender com todo mundo e que isso é uma troca constante, por isso, gosto de frequentar lugares que me proporcionem crescimento; Eu amo ir à praia no domingo, ficar na praia, tomar um coco e pedir um globo; Eu sou bem responsável com o meu dinheiro, com o fruto do meu trabalho; As minhas amizades mais fortes são as de infância.