Rainha Elizabeth proíbe uso de marca "Sussex" por Meghan e Harry
Aparentemente, o casal real esperava continuar usando a marca existente depois de deixar a realeza, mas a rainha Elizabeth II não gostou muito do assunto.
O príncipe Harry e Meghan Markle deixaram seus postos como "membros seniores" da realeza britânica e, com isso, perderam várias regalias. Mas agora um novo baque: eles terão que desistir de sua marca registrada, a "Sussex Royal".
Ainda em junho do ano passado, o casal fez o pedido de registro para duas marcas - para 'Sussex Royal' e para o título de seu novo empreendimento beneficente, o 'Sussex Royal, Fundação do Duque e Duquesa de Sussex' - que serviria como base para projetos filantrópicos e futuros negócios do casal. No entanto, agora surgiram notícias de que a rainha aparentemente proibiu o casal de se chamar "Sussex Royal", já que não trabalham como parte da Família Real. O Daily Mail relata que a decisão vem após extensas negociações entre Harry e Meghan e a própria Família Real, sobre como eles agora se apresentarão em suas carreiras independentes.
O debate fica por conta principalmente da sua presença digital: seu site é bem elaborado e o perfil @sussexroyal no Instagram já possui mais de 11 milhões de seguidores. O canal de notícias afirma que o casal não poderá mais usar o título em seu site, mídia social ou fundação de caridade. Acredita-se que o duque e a duquesa gastaram até dezenas de milhares de libras em seu site, que foi construído com a ajuda de uma empresa americana de relações públicas. A dupla também registrou Sussex Royal como uma marca comercial global que englobaria empreendimentos e itens, incluindo livros, artigos de papelaria e roupas.
A decisão foi tomada pela rainha, que, após consulta com autoridades de alto escalão, acredita-se ter concluído que não seria apropriado que o casal continuasse usando a palavra 'royal' em sua marca.
O plano original dos 'Sussex' - de estar na realeza mas não completamente ligado aos deveres dela - sempre foi uma utopia. Mas é claro que, como a rainha deixou claro, eles ainda são membros muito amados da família dela.
O Palácio de Buckingham ainda não emitiu um comunicado oficial, mas o Times citou uma fonte real dizendo: 'Enquanto o duque e a duquesa de Sussex estão se afastando como membros seniores da Família Real e trabalharão em prol da independência financeira, uso da palavra' royal ' nesse contexto, precisava ser revisto. As discussões ainda estão em andamento. Mas, de todo modo, a dupla agora se encontra em uma situação difícil, forçada a criar uma nova marca para os próximos empreendimentos.