Meghan e Harry: conheça os trabalhos sociais do casal
Em meio a polêmicas dentro e fora da realeza, iniciativas de cunho solidário são realizadas há anos
Meghan Markle e o Príncipe Harry e sempre foram defensores de projetos sociais. A caridade desempenhou um papel importante no relacionamento do casal, desde quando eram membros da família real britânica e quando anunciaram a decisão de se afastarem em janeiro de 2020.
Pensando nisso, separamos algumas iniciativas encabeçadas pela Duquesa e pelo Duque de Sussex cujos propósitos estão em prol do desenvolvimento humano e da ajuda filantrópica ao longo dos anos. Confira!
Invictus Games
Dois anos antes de Harry conhecer Meghan em 2016, o monarca organizou o Invictos Games para apoiar veteranos feridos ou com mobilidade reduzida que lhes permitiu competir em eventos esportivos na modalidade paraolímpica. O duque de Sussex - ele próprio um veterano militar - continuou a dirigir a instituição de caridade com Meghan após o casamento em 2018.
Archewell
Depois que o casal abdicou de seus deveres reais em 2020, lançaram uma organização sem fins lucrativos chamada Archewell. Em dezembro do ano passado, uma fonte declarou ao portal Us Weekly que Meghan Markle continua “focada” em Archewell. “Tudo o que ela considera deve estar alinhado com uma iniciativa da Archewell”, acrescentou a fonte sobre os planos de carreira. Em janeiro de 2020, o duque e a duquesa de Sussex começaram a lançar a organização sem fins lucrativos. Na época, o site da instituição apresentava uma nota de Harry e de outro participante nativo da Califórnia explicando os objetivos da iniciativa.
"Acreditamos no melhor da humanidade. Experimentamos compaixão e bondade, tanto de nossas mães quanto de estranhos. Diante do medo, da luta e da dor, pode ser fácil perder isso de vista. Juntos, podemos escolher a coragem, a cura e a conexão. Juntos, podemos escolher colocar a compaixão em ação. Convidamos você a se juntar a nós. À medida que trabalhamos para construir um mundo melhor, um ato de compaixão de cada vez", dizia a mensagem. O site descreveu Archewell como uma organização sem fins lucrativos que “impulsiona mudanças culturais sistemáticas em todas as comunidades”.
Walker Family Events Foundation
Em novembro de 2020, Harry se ofereceu discretamente para uma instituição de caridade para veteranos em Compton, na Califórnia. A organização, chamada Walker Family Events Foundation, ajuda veteranos e suas famílias que enfrentam a falta de moradia. Em um dos encontros para visitar os contemplados pelo projeto, um participante prestou depoimento sobre o momento. “Hoje tive a honra de conhecer e trabalhar ao lado do Príncipe Harry, Duque de Sussex”, legendou ele uma foto do momento. "Ele se juntou a nós como voluntário em Compton VFW para o programa Operação Nutrir, embalando e distribuindo alimentos para nossos vizinhos de #compton. Ele é muito humilde e gentil."
Genesis Women's Shelter & Support
Em fevereiro de 2021, o programa recebeu uma doação de Harry e Meghan por meio da Fundação Archewell em Dallas. A doação veio depois que o Texas foi atingido por um clima gelado e nevado que devastou algumas áreas, principalmente a região.
“Hoje, soubemos que a notícia dos danos que sofremos com a tempestade de inverno chegou ao príncipe Harry e Meghan, duque e duquesa de Sussex”, disse uma mensagem no Twitter do abrigo. "Por meio de sua Fundação Archewell, sem fins lucrativos, eles estão nos apoiando, substituindo o telhado de nosso complexo de apartamentos temporários e também nos ajudando a atender às nossas necessidades imediatas. Obrigado, Fundação Archewell”, agradeceu um dos dirigentes do projeto que oferece abrigo aos necessitados.
World Central Kitchen
Meses depois de ter sido anunciado que a Fundação Archewell trabalharia com a World Central Kitchen para construir quatro Centros de ajuda comunitária no Caribe, o primeiro centro foi concluído em fevereiro de 2021. O esforço foi anunciado pela primeira vez em dezembro de 2020, três anos depois que a área foi atingida por Furacões Maria e Irma em 2017.
“Os equipamentos de cozinha – incluindo geladeiras e freezers que podem funcionar inteiramente fora da rede elétrica usando energia solar – já estão instalados e prontos para que os funcionários da escola cozinhem para os alunos e para a comunidade, e lançaremos um programa de treinamento culinário mais tarde no ano. Esses treinamentos, baseados no Sink to Stove e em nosso próximo programa Chef Relief Training, irão equipar os chefs com as habilidades necessárias para cozinhar para a comunidade e até mesmo alimentar um grande número de pessoas em caso de emergência. A partir deste Centro de Ajuda Comunitária, prevemos ser capaz de preparar milhares de refeições por dia logo após qualquer tempestade futura", explicou um participante do projeto.
Doações no aniversário de Archie
Para comemorar o segundo aniversário do filho em maio de 2021, o casal pediu a qualquer pessoa que estivesse disposta a fazer uma doação em sua homenagem para cuidados de saúde em comunidades carentes. “Ficamos profundamente comovidos nos últimos dois anos ao sentir o carinho e o apoio de nossa família em homenagem ao aniversário de Archie”, escreveram Meghan Markle e o Príncipe Harry em comunicado no site da Fundação Archewell.
“Muitos de vocês doam para instituições de caridade em nome dele e marcam a ocasião retribuindo ou prestando um ato de serviço – tudo através da bondade de seus corações. Você arrecada fundos para aqueles que mais precisam e continua a fazê-lo de forma altruísta. Continuamos extremamente gratos. Convidamos a contribuir com tudo o que puder para levar vacinas às famílias nos locais mais vulneráveis do mundo”, dizia a mensagem que convidava à doação.
Parceria com a Procter & Gamble (P&G)
Depois de trabalhar com a Procter & Gamble (P&G), corporação norte-americana de bens de consumo, no The Concert to Reunite the World da Global Citizen em maio de 2021 para inspirar confiança nas vacinas em todo o mundo, Meghan e Harry anunciaram uma parceria plurianual entre a Fundação Archewell e a empresa cujo portfólio inclui marcas como Tide, Olay e Charmin. A colaboração terá foco na “igualdade de género, espaços on-line mais inclusivos e resiliência e impacto através do esporte”.
Livros para todos
Depois de lançar seu livro infantil, The Bench, em junho de 2021, Meghan Markle anunciou que ela e Harry doariam 2000 cópias do livro para escolas, bibliotecas e outros locais. “Depois de mais de um ano de desafios sem precedentes para crianças em idade escolar e famílias em todo o mundo, a duquesa acredita que o caminho a seguir deve incluir um foco no bem-estar – e na nutrição das nossas comunidades através da alimentação, educação e apoio à saúde emocional e mental”, disse o comunicado da Fundação Archewell no X, ex-Twitter.
“A duquesa e Archewell receberam o apoio da editora de The Bench para distribuir cópias gratuitamente para bibliotecas, centros comunitários, escolas e programas sem fins lucrativos em todo o país.” A fundação do casal também está fazendo parceria com a First Book, organização sem fins lucrativos londrina para distribuir o livro em todo o país.
A Fundação Loveland
A organização sem fins lucrativos, listada no site da Fundação Archewell em agosto de 2021, fornece recursos à acessibilidade de saúde mental para mulheres negras. A Fundação Loveland se concentra em financiar sessões de terapia para aqueles não teriam condições de ter acesso a um terapeuta e iniciar um tratamento.
Investigação da Internet
O Center for Critical Internet Inquiry (C2I2), da Fundação Archewell, apoiará os objetivos de reimaginar a tecnologia, defender a justiça racial e econômica na indústria tecnológica e fortalecer a democracia através do trabalho de políticas públicas.
Centro de Tecnologia Humana
Depois de serem vítimas de comentários maldosos on-line, é fácil entender os motivos pelos quais Meghan e Harry apoiam esta iniciativa para “criar condições para comunidades on-line mais seguras e compassivas”, de acordo com o site da Fundação Archewell.
Departamento de Medicina de Stanford
A fundação de Meghan e Harry apoia este departamento de pesquisa da Universidade de Stanford em Palo Alto, na Califórnia. De acordo com o site da instituição, “A Fundação Archewell apoia a missão do Centro de pesquisa e educação inovadoras sobre técnicas para desenvolver a compaixão e promover o altruísmo nos indivíduos na sociedade”.
Women for Afghan Women
Em agosto de 2021, o duque e a duquesa de Sussex fizeram uma doação à organização cujo propósito é capacitar mulheres e meninas afegãs marginalizadas no Afeganistão e em Nova York. A doação da Fundação Archewell ajudará os refugiados do Afeganistão. “Estamos imensamente gratos pela generosidade da Fundação Archewell em apoiar os nossos esforços para evacuar/reassentar milhares de mulheres, crianças, famílias afegãs, incluindo o nosso pessoal”, compartilhou o perfil do projeto no Instagram.
Dia de Martin Luther King Jr
Em janeiro de 2022, o casal enviou food trucks de propriedade de negros ao Centro Martin Luther King Jr para o Nonviolent Social Change, em Atlanta, para ajudar voluntários. “Obrigado, Príncipe Harry e Meghan, Duque e Duquesa de Sussex, por fornecerem food trucks locais de propriedade de negros para nossos voluntários do projeto de serviço #MLKDay”, informou a conta oficial do centro na época pelo X, ex-Twitter. “O cuidado é muito importante para aqueles que estão aqui para registrar e educar os eleitores e coletar itens para nossos vizinhos desabrigados”, disse a mensagem.
Direitos Civis Digitais
Em fevereiro do ano passado, o casal anunciou a parceria de Archewell com a NAACP (National Association for the Advancement of Colored People) em um novo prêmio que reconhecerá as pessoas que trabalham para promover a causa dos direitos civis. Chamado de Prêmio NAACP-Archewell de Direitos Civis Digitais, o primeiro prêmio foi para a Dra. Safiya Noble, acadêmica de estudos digitais e professora da Universidade da Califórnia, em Los Angeles. Os ganhadores recebem uma bolsa de US$ 100.000 para ser usada a seu critério para promover seu trabalho ou continuar expandindo seus conhecimentos em sua área.
Mês da História da Mulher
Em homenagem ao mês da História da Mulher, a Fundação Archewell fez parceria com quatro organizações que trabalham para promover a igualdade de gênero em todo o mundo. As quatro organizações sem fins lucrativos que receberam doações foram Smart Works, o National Women's Law Center e o Center on Poverty and Inequality, na Universidade de Georgetown.
“Parte do compromisso principal da Fundação Archewell é construir comunidades fortes, compassivas e equitativas em todo o mundo”, disseram Harry e Meghan em um comunicado em março de 2022. “Embora essas doações tenham sido anunciadas no momento em que reconhecemos o mês da História da Mulher, o trabalho que eles representam é relevante e vital todos os dias do ano."
A Smart Works, organização sediada no Reino Unido que ajuda mulheres a encontrarem emprego com dicas de coaching e trajes para entrevistas de emprego, criará o Índice de Desemprego Feminino Smart Works com a ajuda de Archewell. O projeto estudará as questões que causam o desemprego das mulheres no Reino Unido e trabalhará para encontrar soluções para o problema.
Apoiar a Ucrânia
Foi revelado em março de 2022 que Harry e Meghan doaram para ajudar as pessoas afetadas pela invasão russa. De acordo com o jornalista Omid Scobie, a dupla doou para “organizações que apoiam o povo da Ucrânia”, como HIAS e The HALO Trust via Archewell. Eles também apoiam a mídia nacional, como o The Kyiv Independent, que também é apoiado pela Are We Europe, organização de mídia não-lucrativa.
Um mês antes, o casal divulgou um comunicado por meio do site Archewell sobre a invasão. “Apoiamos o povo da Ucrânia”, dizia a declaração. “O Príncipe Harry e Meghan, o Duque e a Duquesa de Sussex e todos nós em Archewell apoiamos o povo da Ucrânia contra esta violação do direito internacional e humanitário e encorajamos a comunidade global e os seus líderes a fazerem o mesmo.”
Plano Marshall para mães
A Fundação Archewell se juntou à National Business Coalition for Child Care, organizada pelo Marshall Plan For Moms, em maio de 2022. “Há famílias em todos os lugares, e especialmente, existem as mães que trabalham e são solicitadas a arcar com muito”, disse a Duquesa de Sussex em um comunicado à imprensa. “Isto só foi agravado pela pandemia, com o aumento das responsabilidades de cuidados, o aumento dos preços e a incerteza econômica. Como já foi dito muitas vezes, é preciso uma aldeia para criar uma criança. Não é apenas um imperativo comunitário – é uma necessidade empresarial. A criação de uma força de trabalho mais forte começa com a satisfação das necessidades das famílias", disse a mensagem.
Mulheres Inspiradoras
A Fundação Archewell anunciou em outubro de 2022 que se uniria ao Projeto VING para doar US$ 1 milhão em doações a mulheres que inspiram a geração mais jovem. A parceria foi inspirada no podcast “Arquétipos” de Markle e pede a qualquer pessoa, entre 14 e 18 anos, que indique uma mulher que sirva de modelo para eles, atingindo seus objetivos apesar das adversidades. Os escolhidos receberam um subsídio de US$ 1.000 para o indicado de sua escolha.
Welcome Project
Meghan e Harry lançaram uma nova iniciativa pela Fundação Archewell no início de 2023 para apoiar programas liderados por mulheres destinado a mulheres afegãs reassentadas. O intuito é “ajudar a construir comunidades mais inclusivas e conectadas”. O casal falou pela primeira vez sobre o Projeto Welcome no Relatório de Impacto de dezembro da organização, observando que existem 11 centros ativos atualmente nos Estados Unidos, onde os participantes podem experimentar costura, arte, atividade física, natação, fotografia, contação de histórias e culinária.