O comentário cruel de Charles que desencadeou doença em Diana
A princesa Diana teria lidado com distúrbios alimentares
A Princesa Diana revelou detalhes sobre sua luta contra a bulimia para sua amiga próxima e instrutora de dança, Anne Allan. Essas confidências foram divulgadas por Allan em seu recém-lançado livro, intitulado “Dancing With Diana” (Dançando com Diana, em tradução livre). Segundo a autora, um comentário específico do então príncipe Charles teria desencadeado distúrbios alimentares em Diana.
"Sem conseguir me encarar diretamente, ela disse: 'Estou tão envergonhada, Anne, mas preciso te contar que sofro de bulimia'", escreveu Allan. "A vergonha era visivelmente dolorosa para ela (...) Diana explicou que o início de sua bulimia coincidiu com sua participação em eventos importantes, especialmente jantares onde era obrigada a se sentar e comer."
"Conhecer tantas pessoas a assustava, e a sensação constante de estar sendo julgada por cada gesto, aparência ou palavra a fazia sentir-se profundamente inadequada. Eu a encorajei a entender a doença como o primeiro passo para a cura, dizendo-lhe que com o tempo aprenderia a não se julgar tão duramente."
Diana, que abordou abertamente sua batalha contra a bulimia, também compartilhou mais detalhes sobre a origem de sua doença no livro “Diana: Sua Verdadeira História”, do biógrafo Andrew Morton. Em uma conversa com Morton, Diana declarou: "A bulimia começou na semana em que ficamos noivos, e precisei de quase 10 anos para superá-la. Meu marido colocou a mão na minha cintura e disse: 'Ah, tem uma barriguinha aqui, não tem?'. Aquilo desencadeou algo em mim - além de toda a questão envolvendo Camilla."
A "questão envolvendo Camilla" foi uma referência ao relacionamento extraconjugal que Charles mantinha com Camilla, agora sua esposa, durante seu casamento com Diana. Charles e Diana foram casados de 1981 a 1996. A princesa faleceu tragicamente em um acidente de carro em Paris em 1997. Já Charles, o atual rei do Reino Unido, oficializou seu casamento com Camilla em 2005, consolidando uma relação que já durava anos.
Diana não apenas se tornou um ícone por seu trabalho humanitário, mas também foi uma figura pública que lidou com problemas de saúde mental em meio a intenso escrutínio midiático, o que só amplificou seus desafios pessoais. As revelações feitas por ela sobre a bulimia, e como a doença foi agravada pelas pressões da vida real, continuam sendo uma parte importante de seu legado