Cultura

Diana e Charles: os segredos e mistérios de seu casamento

Embora tivesse todos os elementos para ser um conto de fadas, a união de Diana e Charles não teve um final feliz.

 Lady Di e príncipe Charles
Lady Di e príncipe Charles

Há exatos 40 anos, Lady Di e o príncipe Charles se casavam em cerimônia transmitida globalmente a 750 milhões de pessoas. Embora tivesse todos os elementos para ser um conto de fadas, a união não teve um final feliz: a separação ocorreu onze anos depois, em 1996, somente um ano antes da morte precoce de Diana.

Sobre o período que circunscreve a cerimônia, há alguns relatos até mesmo contraditórios. Confira o que as fontes dizem sobre os bastidores de um dos casamentos mais memoráveis do século XX:

 Lady Di e príncipe Charles
Foto: Getty Images

1 - Charles enviou um bilhete secreto à Diana na noite anterior à cerimônia: 

De acordo com a autoria real Penny Junor, como a futura princesa estava ansiosa, Charles secretamente lhe enviou um anel de sinete e um bilhete com carinhosas palavras para lhe acalmar: “Estou tão orgulhoso de você, e, quando você subir ao altar, estarei lá. Basta olhar nos olhos e nocauteá-los”.

Apesar da gentileza do gesto, para Junor, o príncipe já sabia que o casamento seria um erro, mas acreditava ser tarde demais para desistir. Diana, por sua vez, também demonstrava tristeza nos dias que antecederam da cerimônia.

“Charles não estava convencido de que estava fazendo a coisa certa ao se casar com Diana, mas não havia saída e, amparado pela esperança de que as coisas seriam diferentes depois que eles se casassem, ele colocou uma face corajosa nisso”, afirmou Penny Junor.

 Lady Di e príncipe Charles
Foto: Getty Images

2 - Charles não estava animado com o casamento e Diana sabia disso

Segundo Penny Thornton, astróloga de Diana, no dia anterior ao casamento, Charles teria feito uma confissão que deixou Diana arrasada. Para que ela não tivesse falsas esperanças sobre a relação, Charles havia deixado claro que não a amava.

“Acho que Charles não queria ir ao casamento com base em uma premissa falsa. Ele queria acertar as contas com ela e foi devastador para Diana”, contou Thornton no documentário The Diana Interview: Revenge Of A Princess.

De acordo com Andrew Morton, autor de Diana: Her True Story, por esse motivo a princesa cogitou não comparecer à cerimônia e conversou sobre isso com suas irmãs, antes do evento. O autor afirma que Lady Di falou que não poderia se casar com o príncipe. “Não posso fazer isso, isso é absolutamente inacreditável”, teria dito a mãe de William e Harry.

 

3 - Diana estava animada com o grande dia

Diana declarou estar animada na noite anterior ao casamento. É o que relata o livro The Diana Chronicles, escrito por Tina Brown, ex-editora da Vanity Fair. Para expressar sua emoção, Diana pegou uma bicicleta, andou em círculos e cantou: “Vou me casar com o príncipe de Gales amanhã!”.

Conforme a fonte, sem conseguir repousar, a futura princesa desceu para falar com o ex-mordomo da rainha-mãe, William Tallon, também conhecido como Backstairs Billy, e pegar uma bebida. No percurso, ela se deparou com uma bicicleta no canto da sala e resolveu andar em círculos e tocar a campainha, enquanto cantava.

 Lady Di e príncipe Charles
Foto: Getty Images
 Lady Di e príncipe Charles
Foto: Getty Images

4 - Noiva com dois vestidos

O vestido de noiva de Lady Di. Se tornou lendário e foi um dos detalhes mais destacados na época. O modelo dos jovens designers David e Elizabeth Emanuel ficou em sigilo até o grande dia.

O casal até descartou seus esboços logo após os mostrarem a Diana, para se garantir que não seriam revelados. Caso o desenho acabasse vazando, ainda havia um vestido reserva. “Na época, queríamos ter certeza absoluta de que o vestido era uma surpresa”, contou David Emanuel à People.

 

5 - Diana e seus dois buquês

Além de dois vestidos, Lady Di também contava com dois buquês. Consta em um documentário sobre a princesa que ela queria que um fosse colocado na Tumba do Guerreiro Desconhecido, na Abadia de Westminster.

De acordo com o florista David Longman, encarregado das flores no casamento de 1981, Diana era muito fácil de lidar. “Ela não era particularmente exigente. Sempre foi charmosa”, declarou.

Princesa Diana
Foto: Getty Images

6 - Detalhe gravado nos sapatos

Outro apetrecho encantador são os sapatos da princesa no dia do matrimônio. Além de serem bordados com 542 lantejoulas e 132 pérolas, os sapatos contavam com uma mensagem escondida sob os saltos: um C e um D, pequenos, pintados.

Produzido em seis meses, o calçado foi criado pelo famoso sapateiro Clive Shilton. “Ninguém sequer viu a sola, mas era importante para nós que parecessem fantásticos. Você teria visto muito mais deles se ela tivesse tropeçado”, contou Clive ao Daily Mail.

 

7 - Diana se sentiu fragilizada ao ver Camilla em seu casamento

Antes do casamento, Diana já se preocupava com o relacionamento de seu noivo com a ex-namorada, Camilla Parker Bowles. Poucos dias antes de fazer seus votos, a princesa havia encontrado uma pulseira com as letras G e F grafadas, que significavam Gladys e Fred, os apelidos carinhosos que Charles e Camilla se atribuíram. Durante a cerimônia, a princesa se sentiu incomodada ao ver que Camilla compareceu ao evento.

“Diana me disse, muito mais tarde, em uma de nossas conversas privadas, que ela se sentiu como um cordeiro no matadouro enquanto caminhava pelo corredor, o que foi muito triste”, declarou a especialista real Jenny Bond, no documentário Charles e Camilla: King and Queen in Waiting.

Princesa Diana
Foto: Getty Images
Princesa Diana
Foto: Getty Images

Tags

Posts recomendados