O Gambito da Rainha é processado milhões de dólares
"O Gambito da Rainha" foi uma das séries mais assistidas de 2020. Com seus looks que evocavam o glamour dos anos 50 e 60 ao melhor estilo Audrey Hepburn e tantos outros grandes ícones da época, Anya Taylor-Joy, a atriz que interpreta o papel principal, colocou seu nome no mapa de Hollywood.
A história é baseada em fatos reais e isso gerou certa polêmica na época do seu lançamento. Mas agora a Netflix, streaming responsável pela produção do show, está enfrentando um problema sério: a jogadora de xadrez Nona Gaprindashvili acaba de entrar com uma ação de difamação ao alegar que teria sido retratada inadequadamente durante a série.
Nona diz que o último episódio diz que ela nunca teria jogado xadrez profissional com homens, mas na realidade ela teria enfrentado ao menos 59 jogadores. A Netflix foi rápida ao debater o processo e alega que o caso não tem mérito. Em comunicado, a empresa diz que possui respeito pela jogadora e sua carreira, mas que iria se opor às acusações no tribunal.
No documento do processo, que pede US$ 5 milhões (cerca de R$ 26,5 milhões) em compensações, Nona diz que a "A Netflix deliberadamente mentiu sobre as suas realizações com o propósito barato e cínico de intensificar o drama, fazendo parecer que sua heroina fictício conseguiu faça o que nenhuma outra mulher, incluindo Nona, tinha feito. A alegação de que ela 'nunca enfrentou homens' é manifestamente falsa, além de ser grosseiramente sexista e depreciativa."