Pop culture

Oscar 2023: top 7 momentos que chamaram atenção na premiação

Premiação foi marcada por recordes, momentos históricos e piadas 

Vencedores do Oscar
Vencedores do Oscar

A noite mais luxuosa de Hollywood aconteceu na noite do último domingo (12), em Los Angeles. A 95ª edição Oscar reuniu os maiores nomes do cinema e da música no Dolby Theater em uma verdadeira celebração à sétima arte.

E como acontece em todos os anos, a noite rendeu bons e históricos momentos. Com apresentação de Jimmy Kimmel, o Oscar 2023 teve o filme mais premiado da história, primeira asiática premiada em "Melhor Atriz", piada com tapa de Will Smith, polêmicas e mais. 

Se você perdeu a edição, a L'Officiel preparou um compilado com os sete melhores momentos do Oscar, que chamaram atenção e causaram discussão nas redes sociais. Confira abaixo: 

 

1. O filme que levou mais estatuetas 

"Tudo em Todo Lugar Ao Mesmo Tempo" foi o grande vencedor do Oscar. Ao todo, o longa estrelado por Michelle Yeog levou 7 estatuetas para casa: Melhor Ator Coadjuvante, Melhor Atriz Coadjuvante, Direção, Montagem, Melhor Atriz, Melhor Produção, Melhor Filme.

Com as vitórias, o filme se tornou o mais premiado da história do cinema, com 165 prêmios na temporada. O longa superou "Senhor dos Anéis: O Retorno do Rei", que tem 101 estatuetas. Antes do Oscar, o filme dos Daniels ja tinha 158 prêmios. 

A história de uma heróina inesperada em uma ruptura interdimensional parece ter conquistado o público e a crítica especializada, com a consagração final no Oscar. Indicado a 11 categorias, levou para casa 7 estatuetas. 

 

2. Michelle Yeoh fez história

E assim como o filme, os seus protagonistas também fizeram história na última noite. Após 87 anos desde a primeira indicação de uma mulher asiática na categoria de "Melhor Atriz", Michelle Yeoh se consagrou como a primeira a vencer a categoria. 

Nascida na Malásia, a carreira da atriz é marcada por uma lista de filmes de ação e já trabalhou como nomes como Jackie Chan e Maggie Cheung. Ela estourou na cena mundial com "O Amanhã Nunca Morre", da série James Bond, e em seguida com sucessos como "O Tigre e o Dragão", e "Memórias de Uma Gueixa". 

 

Durante a corrida do Oscar, Michelle chegou a perder algumas categorias para Cate Blanchett, que também vinha forte na temporada de premiações. Mas, a atriz conquistou o júri da Academia com a interpretação de Evelyn Wand, uma dona de lavanderia que atravessa universos sem fim enquanto repensa o cansamento e luta para se aproximar da filha.

No discurso de vitória, Michelle Yeoh dedicou o prêmio para todos os "meninos e meninas" que se parecem com ela. 

 

"Para todos os meninos e meninas que se parecem comigo e estão assistindo, isso é um farol de esperança e possibilidades. E, mulheres...nunca deixem que alguém diga para vocês que seu tempo já passou", afirmou a atriz. 

A vitória de Michelle Yeoh também quebra um jejum de 20 anos. Ela é a segunda atriz não branca a vencer a categoria de "Melhor Atriz". A primeira foi Halle Berry, em 2002. 

 

3. As divas pop não levaram

O que também supreendeu - ou não - foi a derrota das divas pop na categoria de "Melhor Canção Original". Com Rihanna concorrendo com "Lift Me Up", de "Pantera Negra: Wakanda Forever"; e Lady Gaga, que apareceu de última hora para apresentar "Hold My Hand", de "Top Gun: Maverick", quem venceu a categoria foi o indiano M. M. Keeravaani, um dos compositores da música "Naatu Naatu", de "RRR". 

Apesar disso, Rihanna e Lady Gaga serviram beleza e vocais nas apresentações durante a premiação. Enquanto Rihanna investiu em um cenário especial e acompanhada de uma orquestra, Lady Gaga foi minimalista. Com jeans rasgado, all star e sem maquiagem, a cantora apresentou a música de forma acústica, acompanhada do violão em grande parte da performance. 

 
 

4. Brandon Fraser e a impressionante caracterização do filme "A Baleia"

Brandon Fraser também saiu consagrado do Oscar. O ator ganhou a primeira estatueta após ser o protagonista do filme "A Baleia". O ator já vinha sendo considerado o favorito para categoria. Outro ponto decisivo foi a caracterização de Brandon para o longa, não a toa, premiado com "Melhor Maquiagem". 

 

O ator passou por 6h de caracterização por dia para gravar o filme. A maquiagem usou próteses para fazer o ator aparentar ter cerca de 130 quilos a mais. Segundo Adrien Morot, maquiador responsável pela caracterização de Fraser, o objetivo era produzir algo realista e respeitoso. Foram criadas diversas próteses, todas feitas por uma impressora 3D que posteriormente eram pintadas com spray e usadas dependendo das necessidades da cena. 

No discurso de vitória, o ator se emocionou bastante. Agradeceu a equipe do filme, aos colegas indicados na categoria e falou sobre a importância do prêmio para a carreira.

"Espero que esse prêmio me dê um novo trabalho", disse. 

 

5. Piada com tapa de Will Smith 

E como acontece anualmente, a premiação foi recheada de piadas e autocríticas. Neste ano, em um dos momentos, o apresentador Jimmy Kimmel relembrou a situação do tapa de Will Smith em Chris Rock na premiação do ano passado, e brincou: 

"Se alguém neste teatro cometer um ato de violência a qualquer momento durante o show, ela recebera o Oscar de melhor ator e terá permissão para fazer um discurso de 19 minutos (...) Mas, falando sério, a Academia tem uma equipe de gestão de crise no local", disse. 

"Nós reforçamos a nossa segurança. Você pode lutar contra o Creed. Ou brigar contra a Michelle Yeoh... Tem um Mandaloriano entre nós ou brigar contra o próprio Homem-Aranha", brincou. 

Vencedores do Oscar

6. A 'não reação' de Angela Bassett 

E como no Oscar não pode faltar polêmica, um momento chamou atenção de quem acompanhava o Oscar. Ao perder a estatueta na categoria de "Melhor Atriz Coadjuvante", Angela Bassett, indicada na categoria e que chegou a sair na frente na disputa, não esboçou nenhuma reação ao ver a colega Jamie Lee Curtis vencer. Angela não se movimentou ou sequer aplaudiu o momento, ovacionado de pé pelo público presente. 

A "não reação" da atriz chamou atenção nas redes socias. Muitas pessoas comentaram que ficaram de coração partido com o momento, já que, claramente, a atriz ficou infeliz e chateada com o resultado. 

Vencedores do Oscar

7. Festa pós-Oscar cheia de estrelas 

E claro que, depois da premiação, não pode faltar a festa. Os maiores nomes do cinema e da música se reuniram para a tradicional festa da Vanity Fair. Com looks deslumbrantes, nomes como Justin Bieber e Hailey Bieber, Kylie e Kendal Jenner, Olivia Rodrigo, Billie Eilish e todos os astros do cinema, incluindo a nossa Bruna Marquezine, desfilaram pelo tapete vermelho levando todo o glamour que amamos na noite do Oscar. Confira algumas fotos: 

 
 
 
 

No caso de Hailey Bieber, ela roubou os holofontes durante a passagem pelo tapete, usando o novo ear piece de diamantes brancos criado pela designer brasileira Ana Khouri, uma das mais sustentáveis do mundo. A marca tem como clientes grandes nomes, como Michelle Obama, Emma Stone, Jennifer Lawrence e Rihanna e é uma dos nomes mais importantes do mundo das jóias.

Hailey Bieber
ear piece de diamantes
Foto: Divulgação

Tags

Posts recomendados