Princesa Anne fala sobre assunto delicado: a sua aposentadoria
Princesa Anne abordou o assunto durante uma aparição pública
Aos 74 anos, a Princesa Anne segue como um dos membros mais ativos da realeza britânica — e, segundo ela mesma, isso não deve mudar tão cedo. Em uma rara entrevista à Press Association, repercutida pelo site da revista "People", a irmã do Rei Charles III abordou um tema que costuma ser delicado para figuras públicas de sua idade: a aposentadoria. Mas, sem rodeios, ela deixou claro que esse assunto sequer passa por sua cabeça.
"Não acho que exista um programa de aposentadoria na vida que levo. Não há nada escrito sobre isso. Não é uma opção, pelo menos não na minha visão." A princesa segue os passos de sua mãe, a Rainha Elizabeth II (1926-2022), que manteve sua agenda de compromissos até o fim da vida. Mesmo aos 96 anos, a monarca seguia trabalhando – sua última audiência oficial foi com a então primeira-ministra britânica, Liz Truss, apenas dois dias antes de sua morte.
Anne também falou sobre o acidente que sofreu em junho de 2023, quando teve uma concussão que a deixou internada por cinco dias e a afastou dos compromissos oficiais por três semanas. O mais curioso? Ela não se lembra de nada.
"Não faço ideia do que aconteceu", revelou. "Lembro de onde achava que estava indo, até o galinheiro, mas não tinha nada a ver com cavalos. Não sei por que estava naquele campo, já que nem costumo passar por lá." Embora os médicos tenham afirmado que sua lesão era típica de quedas envolvendo cavalos, Anne segue sem nenhuma memória do momento.
Sempre pragmática, a princesa refletiu sobre a imprevisibilidade da vida: "Isso tudo serve como um lembrete. Ninguém tem controle de nada. Um dia tudo pode mudar e você nunca mais se recuperar." Nascida em 1950, Anne era a terceira na linha de sucessão ao trono britânico. Mas, com a chegada das novas gerações da família real, hoje ela ocupa a 17ª posição, atrás de seus sobrinhos e sobrinhos-netos. O primeiro na linha de sucessão é seu sobrinho, o Príncipe William, primogênito de Charles III.