Quais serão os sobrenomes de Meghan e Harry quando não forem mais membros da realeza?
O próximo dia 31 de março, ou seja, já na próxima semana, marca oficialmente o dia em que Meghan Markle e o príncipe Harry estarão de fato fora dos seus cargos de membros seniores da família real britânica.
Isso quer dizer que, a partir de 1º de abril, o casal ainda manterá o seu título de Duque e Duquesa de Sussex, mas perdem de vez os títulos de HRH (Sua Alteza Real, em português). Mas então o que isso significa? Sem um título de Sua Alteza Real, pela primeira vez na vida Harry terá que assumir um sobrenome oficial. Para Meghan, no caso, nada muda teoricamente. Assim como hoje ela segue usando seu nome e sobrenome de solteira, ao lado do título de Duquesa de Sussex, ela poderá continuar usando ambos.
O caso de Harry já é bem peculiar e pode até afetar escolhas de Meghan. Embora ele tenha usado o sobrenome Wales durante os tempos de escola (em referência a Gales, título do Príncipe Charles), os príncipes necessariamente não precisam ter sobrenomes - apesar de, em algumas situações, a realeza moderna optar por Mountbatten-Windsor, combinação dos nomes da rainha e do príncipe Philip.
A escolha mais óbvia para a família é adotar coletivamente o sobrenome Mountbatten-Windsor, usado desde os anos 70. A Rainha Elizabeth II, membro da Casa Real de Windsor, poderia ficar feliz com essa escolha. De acordo com o site da família real, as direções são as seguintes: "Os membros da família real que têm direito ao título de príncipes ou princesas não precisam de um sobrenome, mas se a qualquer momento algum deles precisar de um sobrenome (como no casamento), esse sobrenome será Mountbatten-Windsor".
O curioso é que Archie, filho de Harry e Meghan, não possui nenhum título de realeza - talvez seus pais já previam esse novo momento? Ao nascer, ele já ganhou nome e sobrenome: Archie Harrison Mountbatten-Windsor, o que se encaixa perfeitamente na nova realidade.
Harry realmente não tem um sobrenome definido hoje em dia - tecnicamente é Mountbatten-Windsor, mas ele usou "Wales" quando teve que usar um sobrenome ao longo de sua vida. O momento pede que ele defina de uma vez por todas qual seria seu sobrenome oficial, o que pode levar Meghan a usar o mesmo. E esse nome poderia ser qualquer coisa!
Meghan, apesar de ainda ser conhecida "comercialmente" por seu nome de solteira, também atende por Duquesa de Sussex e, portanto, não tem um sobrenome definido. Ela poderia optar pelo Mountbatten-Windsor, Sussex, ou até algo completamente diferente - o que seria, mais uma vez, romper com tradições (o que não é novidade para ela!).
O que poucos sabem é que, além de serem os Sussex, o casal também é Conde e Condessa de Dumbarton; e Barão e Baronesa Kilkeel, então ainda tem essas possibilidades para um sobrenome. A ruptura com a linhagem real sênior pode ser oficializada totalmente ao dar para sua nova família um novo sobrenome, mas a escolha do sobrenome de Archie pode já ser um indício que essa decisão já está tomada.