Pop culture

Rosalía fala de sua relação com a moda em entrevista exclusiva

Lady Rosalía! Embaixadora global da Dior desde maio de 2024, a artista espanhola se conecta com a moda e o empoderamento feminino, em sintonia com os valores de Maria Grazia Chiuri.

formal wear suit blazer coat jacket accessories bag handbag tuxedo purse
FOTOS: DIOR / DIVULGAÇÃO

A princesa Diana desembarcou sozinha em Paris para a abertura da exposição retrospectiva de Paul Cézanne no Grand Palais em setembro de 1995, ponto alto das homenagens pelo centenário de morte do pintor impressionista. Para acompanhar a visita, ela recebeu de presente da então primeira-dama francesa, Bernadette Chirac, uma bolsa recém-lançada pela Dior. Criado por Gianfranco Ferré, que comandava a direção criativa da maison desde 1989, o acessório tem como assinatura o matelassê em estilo cannage inspirado nos assentos de palha trançada das ca- deiras que ocupavam os salões do número 30, na Avenue Montaigne, desde 1947. Em estilo Napoleão III, Segundo Império Francês (1852-1870), as cadeiras dialogavam com o mesmo período em que Cézanne deu seus primeiros passos como artista.

Diana caiu de amores pela bolsa e não só usou nos compromissos sociais naquela ocasião como encomendou outras versões do acessório, que foi lançado com o nome de Chouchou. Ícone de estilo, a princesa o transformou em it-bag e, em sua homenagem, foi rebatizado de Lady Dior. Sua produção é feita nos ateliês italianos da Dior, onde o trabalho artesanal das petites mains é realizado de maneira meticulosa. Em 29 anos de sucesso, a bolsa já teve como musa a atriz francesa Marion Cottilard, que tem uma aura de elegância não muito distante de Diana. A escolha da cantora Rosalía como embaixadora global da grife, principalmente como rosto da divulgação de Lady Dior, revela movimento fresh e fortalece o diálogo com mulheres mais jovens.

Maria Grazia Chiuri diz que se apaixonou pela música de Rosalía. “O seu álbum El Mal Querer foi particularmente inspirador, e fiquei fascinada pela forma como ela foi capaz de reinterpretar e reativar os sons e as vestimentas associados ao flamenco, transpondo-os para um quadro mais moderno e contemporâneo. Me impressionou tanto que usei suas faixas desse disco como trilha sonora do show do cruise em Sevilha”, explica. Foi essa sintonia que levou a diretora criativa a convidar Rosalía para ser embaixadora da Dior. “Ela representa uma forma moderna de feminilidade. É uma jovem criadora que usa a sua voz para se expressar, a sua força e a sua criatividade, desenvolvendo assim uma nova linguagem.”

Ganhadora de dois prêmios Grammy e 12 prêmios Grammy Latino, Rosalía Vila Tobella – seu nome de batismo – foi apontada pela revista Rolling Stone como a artista mais estilosa em 2024, jogando para escanteio nomes como Beyoncé, Pharrell Williams e Doja Cat. A espanhola vem estreitando os laços com a moda ano após ano, encomendando looks exclusivos para marcas de luxo e frequentando a fila A de vários desfiles. “A moda é uma forma de expressão, uma das muitas vias pelas quais, como artista, posso me comunicar e contar a história que quero contar”, diz ela, que tem o suporte da stylist inglesa Samantha Burkhart, que também assina visuais para Billie Eilish, Sia, Katy Perry e Grimes.

Trabalhando no novo álbum e comemorando mais de 1 bilhão de streams na faixa Despechá – do seu terceiro álbum de estúdio, Motomami, lançado em 2022 e apontado como um dos álbuns mais ambiciosos da década –, Rosalía abriu a agenda para posar para para as novas fotos da Dior. Com 31 anos, a cantora quebrou barreiras para artistas femininas e de língua espanhola ao propor a fusão do flamenco com outros estilos musicais, sua capacidade vocal e fortes influências da moda e do debate sobre empoderamento fe- minino, tema definitivo para a atual diretora criativa da maison, Maria Grazia Chiuri. A seguir, Rosalía comenta sua primeira grande aventura fashion.

FOTOS: DIOR / DIVULGAÇÃO

L’OFFICIEL: Como você conheceu Maria Grazia Chiuri? Quais valores vocês têm em comum?
ROSALÍA: Eu me lembro perfeitamente do dia em que conheci Maria Grazia. Ela estava trabalhando tanto para criar e montar o styling de suas modelos para o desfile da Dior e parecia tão focada que eu não ousei me aproximar para não incomodá-la. Mas ela me recebeu com um sorriso caloroso e me convidou para sentar-se ao seu lado. Nós imediatamente começamos a falar sobre os acessórios e a coleção. Eu a achei maravilhosa. O que mais me chamou atenção foi sua paixão e energia em liderar a equipe, em traduzir sua visão artística e transformá-la em roupas, em bolsas, em acessórios, em tudo o que pode ser usado para se expressar... E eu definitivamente adoro seu senso de humor italiano!

L’O: O que a herança Dior simboliza para você?
R: Para mim, a Dior é uma casa de toda la vida, como dizemos na Espanha. Isso significa que é uma maison com uma história preciosa, que perdurou ao longo do tempo, consistentemente perpetuando seu estilo e a excelência de seu savoir-faire. Admiro a força e gracia que hay detrás de algo que sobrevive el paso de los años! (Admiro a força e a graça por trás de algo que resiste ao teste do tempo!)

L’O: Na sua opinião, o que significa se tornar embaixadora da Dior?
R: Ser uma embaixadora de uma maison como a Dior é uma honra incrível, é uma alegria para mim. Penso nas mulheres notáveis que me precederam e aquelas que são atualmente embaixadoras da Dior e estou impressionada. Parece um sonho fazer parte da ilustre história da casa.

L’O: Como você vê o papel dos acessórios e a importância de uma campanha dedicada à Lady Dior – da qual você também é embaixadora?
R: Para mim, os acessórios sempre foram muito importantes, um look sem acessórios não é completo! Um look muito simples feito com elementos básicos pode ser elevado facilmente com acessórios e, claro, uma bolsa, bem, o que posso dizer... Posso dizer que coloco praticamente toda a minha vida dentro de uma bolsa, e se for bonita como a Lady Dior, então isso é el súmum – o melhor! Como você pode imaginar, foi um privilégio fazer parte dessa campanha, adorei fazer as fotos. As roupas e os acessórios Dior ajudam você a se sentir autoconfiante, “pronta”, e provam que força e delicadeza podem andar de mãos dadas.

L’O: O que você queria expressar nessa campanha e nas fotos para a revista Dior?
R: O mais importante é sempre sentir que estou sendo fiel a mim mesma e, neste caso, abordar o mundo da Dior a partir de quem eu sou.

L’O: Qual é a sua relação com o mundo da moda?
R: A moda é uma forma de expressão, uma das muitas vias pelas quais, como artista, posso comunicar a história que quero contar. É poderosa porque minha energia pode mudar por meio da moda: posso ter um dia ruim, mas se eu vir uma peça de moda que me empolgue, o dia pode mudar. Ou se um dia sentir que minha energia está baixa, mas conseguir descobrir um look empolgante pela manhã, então posso me sentir energizada pelo resto dele.

L’O: Se você tivesse três palavras para definir o estilo e a elegância Dior, quais seriam?
R: Solera! (Radiante), ótimo, atemporal.

Tags

Posts recomendados