Sex Tape de Pamela Anderson e Tommy Lee vira série polêmica
A sex tape inspirou 'Pam & Tommy', seriado que conta a história do vídeo.
O seriado Pam & Tommy, da plataforma de streaming Star+, rememora figuras marcantes da década de 90: a musa de Baywatch – loira e sexualizada — e o roqueiro que cruzava o país com a transgressora banda Motley Crue.
Pamela Anderson e Tommy Lee formaram um dos casais mais famosos dos Estados Unidos, e sua relação conturbada foi intensamente registrada pela imprensa de fofocas, material que agora contribui para a série Pam & Tommy, na qual Lily James e Sebastian Stan assumem o papel do casal.
Na vida real, os famosos se conheceram em 1994 durante um Réveillon e, já no ano seguinte, casaram-se em uma cerimônia privativa em Cancun. Com o casamento, os astros deram início a uma grande reforma na mansão do músico, sendo esse o começo também dos escândalos que os envolveram.
Durante a reforma, os famosos deram ataques de estrelismo, com ordens constantes e demissões ao menor incômodo. Esse foi o motivo para que o eletricista Rand Gauthier abrisse mão de seu pagamento de US$20 mil para poder abandonar o trabalho. Tommy Lee não reagiu bem ao afastamento, negando que o eletricista pudesse retornar à mansão para recuperar as ferramentas de trabalho que havia deixado no local. Tommy chegou a apontar uma arma ao técnico, exigindo que ele saísse da propriedade.
Tal atitude despertou a raiva do técnico que começou a traçar um plano para não apenas recuperar seus instrumentos de trabalho, como também ter acesso ao cofre do casal e levar seus pertences de valor. Assim, durante meses o eletricista pacientemente estudou a estrutura do local, para saber como desativar as câmeras.
Tendo conseguido invadir a propriedade, Gauthier encontrou bem mais do que esperava: entre os itens de valor, havia uma fita VHS sem identificação que lhe despertou a atenção. O eletricista a levou para compreender a gravidade do conteúdo e, dessa forma, pôde constatar, ao chegar em casa, que se tratava da sex tape mais cobiçada em Hollywood.
O casal registrou, em 54 minutos, sua lua de mel, com cenas sexuais explícitas para os recém-casados manterem como recordação. Tentando obter lucro com a divulgação das imagens, Gauthier contatou a empresa de filmes eróticos North Hollywood, para a qual já havia realizado serviços, buscando um meio para a comercialização do vídeo. Entretanto, a empresa, assim como outras distribuidoras, não quis sujar seu nome, pelo receio de receber um processo cujo valor provavelmente bateria recordes.
Como única alternativa, o eletricista recorreu a uma ferramenta cujo uso ainda estava se popularizando: a internet. Para divulgar o vídeo, fez um empréstimo de US$ 50 mil com o mafioso Louis Peraino e, desse modo, Gauthier conseguiu fazer milhares de cópias em VHS, destruir a fita original (que seria uma prova do roubo) e, anonimamente, comercializá-la em um website. Quando o vídeo chegou ao conhecimento da imprensa, tornou-se um fenômeno.
Apenas após o New York Times relatar a existência de uma suposta fita sexual de ambos circulando nos EUA, Pamela e Tommy notaram a perda do cofre e registraram um boletim de ocorrência no qual detalharam os itens, incluindo a fita. Isso serviu para que os jornalistas confirmassem a veracidade das imagens e se estabelecessem em frente à porta da mansão do casal.
A despeito de todos os esforços do famoso casal, não houve como impedir a disseminação das cópias das fitas. O eletricista, contudo, pouco lucrou — como a obra foi amplamente pirateada, o eletricista, por sua vez, não conseguiu lucrar, contudo também não foi processado, dada a dificuldade em estabelecer a autoria pela divulgação.
Como forma de evitar maiores problemas, Pamela e Tommy estabeleceram um acordo extrajudicial, cujo valor não foi divulgado, com Seth Warshavsky, empresário prodígio do ramo da computação. O acordo determinava a disponibilização gratuita do vídeo na internet, para que ninguém pudesse lucrar com sua propagação.
Ainda assim, o empresário descumpriu a solicitação, vendendo a obra para a Vivid Enterteniment em 1997, que até hoje a comercializa em DVD e CD-ROM. O casamento das estrelas teve fim em 1998, quando Lee foi preso por agressão à esposa. Nenhum deles comenta sobre o caso na atualidade.