Pop culture

Tatiana Weston-Webb revela detalhes de sua rotina em entrevista

A surfista conversou com a L’Officiel Brasil e abriu o jogo sobre suas expectativas para a Elite Mundial de Surf, em que é a única representante feminina brasileira

swimwear nature outdoors sea adult female person woman sea waves surfing
Tatiana Weston-Webb (Foto: Tauana Sofia)

Tatiana Weston-Webb é uma surfista nascida em Porto Alegre, mas que se mudou para o Havaí com a família, quando tinha apenas um mês de vida. Criado no point sagrado do surfe, Tati dropou suas primeiras ondas aos 8 anos de idade por influência do irmão mais velho e hoje, aos 27 anos, é uma das melhores surfistas da atualidade!

adult female person woman swimwear blonde face portrait underwear lingerie
Tatiana Weston-Webb (Foto: Tauana Sofia)

Sendo a única surfista brasileira feminina a integrar a Elite Mundial Surf e ocupando a sexta posição no ranking mundial de surf, a atleta foi uma das primeiras a serem classificadas para a competição dos Jogos Olímpicos de Paris em 2024. Conheça mais a Tatiana através de nosso bate-papo exclusivo:

L’OFFICIEL: Tatiana, como a sua história com o surf começou?

Tatiana: O meu amor pelo surf começou ainda cedo. Nasci no Brasil, mas fui ainda bebê para o Havaí, que é conhecido como o berço do surf. Tive muita influência da minha família, peguei algumas ondas com boias no braço com apenas 2 anos. Meu pai, que é surfista, me ajudava. Com 8 anos surfei a minha primeira onda sozinha, também com a influência do meu irmão. Me apaixonei desde pequena pelo esporte e não parei mais.

L’OFFICIEL: Você será a única representante feminina brasileira no Mundial de Surf, essa sempre foi uma realidade para você? Sempre ser uma das poucas figuras femininas no esporte?

Tatiana: Geralmente vemos mais homens no surf, assim como na maioria dos esportes. É algo que acontece desde sempre, mas que vem melhorando muito. Ser a única mulher brasileira no Circuito de Elite Mundial me dá muito orgulho, mas também é uma certa pressão, porque eu quero ganhar por todo mundo, mas principalmente pelas mulheres. Desejo que mais mulheres alcancem esse lugar e que nosso espaço no esporte cresça cada vez mais.

blonde person portrait sitting adult female woman blouse formal wear fashion
Tatiana Weston-Webb (Foto: Tauana Sofia)

L’OFFICIEL: Ser uma atleta de alto rendimento requer muitos cuidados e uma intensa preparação. Conta pra gente, como é a sua rotina no dia-a-dia para garantir um bom desempenho no dia da competição?

Tatiana: Eu costumo fazer treino físico, musculação, exercícios… tudo isso, dentro e fora do mar, além de cuidar da alimentação e da mente, que são pontos essenciais para atletas de alto rendimento. Para as Olimpíadas, o COB tem me dado bastante suporte com treinamento porque já estamos nesse processo de intensificação para chegar bem preparada para as competições. É bem agitado, mas eu amo isso, faz parte da minha vida.

L’OFFICIEL: Além do corpo, também é preciso cuidar da mente. Como você se sente desde a fase do preparo até o grande dia? É preciso tomar cuidado com a ansiedade?

Tatiana: Sempre cuido dessa parte mental também. Como viajo e treino muito, inclusive preciso de momentos de descanso. Tenho sempre que lidar com uma pressão muito grande, então faço algumas coisas que me ajudam a controlar a ansiedade e o estresse, como a prática de yoga, terapia…

swimwear blonde person sitting adult female woman portrait kneeling finger
Tatiana Weston-Webb (Foto: Tauana Sofia)

L’OFFICIEL: Como você costuma cuidar da saúde mental e quais métodos indicaria para outros atletas como você?

Tatiana: Eu tenho algumas técnicas, como exercícios de respiração, exercícios de afirmações positivas, meditação. Também escuto livros de preparações psicológicas, principalmente antes das competições. Além disso, pratico yoga e também tenho minha psicóloga, que é muito importante.

L’OFFICIEL: Viver no mar é maravilhoso, mas ter contato direto com o sal pode exigir de você alguns cuidados com a pele e cabelos. Você costuma ter uma rotina de beleza?

Tatiana: Sim! Tenho uma rotina super rígida, uso diversos produtos. Especialmente com o cabelo, sofro muito, porque ele é naturalmente muito claro. Os fios com sal e sol ficam muito desidratados. Então faço de tudo para tentar manter ele mais saudável, além de cuidar da pele com bastante protetor solar e proteção labial também. Eu adoro me cuidar!

nature outdoors sea sea waves finger person adult female woman shorts
Tatiana Weston-Webb (Foto: Tauana Sofia)

L’OFFICIEL: Você é uma figura inspiradora para muitas jovens atletas que sonham em competir mundo afora, quais seria o seu principal conselho para elas?

Tatiana: Fico muito feliz por inspirar outras meninas. Por eu ser a única mulher brasileira no Circuito de Elite Mundial, acredito que minhas conquistas inspiram elas a correrem atrás de seus sonhos também. O meu conselho para elas sempre é: nunca desista! O surf é difícil, mas quando você consegue pegar uma onda, você sempre vai buscar por essa sensação. Continue buscando!

L’OFFICIEL: A sua presença nos Jogos Olímpicos de 2024, em Paris, pode se tornar uma realidade. O que espera encontrar em uma competição tão importante e diversa como essa?

Tatiana: Estou muito feliz por ser uma das primeiras atletas a se classificar para as Olimpíadas de Paris. É um sentimento incrível! Estou ainda em choque com isso e muito animada! Será minha segunda vez nas Olimpíadas e dessa vez sinto que estou mais preparada, por já ter vivido isso. O Comitê Olímpico está ajudando bastante já organizando tudo e dando todo o suporte com treinamento. Sei que vou encontrar muitos desafios, mas estou me preparando para o que vier!

bar stool furniture person sitting adult female woman finger face portrait

Foto: Tauana Sofia
Beauty: Marci Freittas
Styling: Gaju Styling

Tags

Posts recomendados