Viagem

Toscana: um destino imperdível na Itália!

Uma das mais belas e românticas regiões da Itália, saiba porque a Toscana deve entrar para o seu roteiro de viagem!  

vegetation land nature outdoors tree woodland countryside scenery building fortress
Toscana (Foto: Divulgação)

A Toscana é uma das mais belas e românticas regiões da Itália, conhecida mundialmente por sua arte, sua culinária, seus vinhos e belas paisagens. Seus campos e pequenas vilas foram cenários de belíssimos filmes e inspiração de tantos romances. Mas acima de tudo a Toscana carrega muita história, é relevante saber que ela foi inicialmente habitada pelos Etruscos, uma civilização muito avançada, principalmente no âmbito das artes e arquitetura, que deixaram um legado impressionante.

Os romanos conquistaram a região por volta do século III AC, quando muitas cidades da Toscana, como Florença, Pisa e Lucca, foram estabelecidas com avanço do Império Romano, que levou à região importantes avanços como estradas, infraestrutura e desenvolvimento urbano.

Após a queda do Império Romano, a Toscana passou por um período de instabilidade política. Na Idade Média, Florença tornou-se uma cidade-Estado independente e centro intelectual da Europa. No século XIII, já era uma cidade muito importante, graças ao forte comércio de lã e um poderoso setor bancário. Nesse cenário de riqueza surgiram os mecenas, oriundos de famílias aristocráticas que financiavam produções artísticas e culturais, desencadeando o Movimento Renascentista (século XIV) quando a cidade se tornou o mais importante centro cultural e artístico da época, lar de grandes mestres e gênios como Leonardo da Vinci, Michelangelo e Dante Alighieri. Somente no século XIX, a Toscana passou a fazer parte do Reino unificado da Itália.

Palazzo Vecchio (Foto: Divulgação)

A melhor maneira de começar uma viagem à Toscana é por Florença, sendo o Aeroporto de Peretola (FLR) o mais importante da região e distante apenas 4 km do centro da cidade. Se você estiver na Europa, especialmente na Itália, pegar um trem de alta velocidade é uma ótima opção, eles conectam grandes cidades como Milão, Veneza, Roma e Nápoles à Florença.

Florença é uma cidade que tem uma magia única, que leva seus visitantes, principalmente aos amantes da arte renascentista, a um estado de encantamento por tanta beleza. Do Nascimento de Vênus de Botticelli ao David de Michelangelo, dos castelos do século XIII repletos de esculturas de mármore às provocantes instalações contemporâneas, a capital da Toscana continua a ser uma ode à cultura. Segundo a UNESCO, 60% dos monumentos culturais da humanidade estão em Florença. Terra da literatura de Dante, Petrarca e Boccaccio e berço da língua italiana moderna.

David de Michelangelo (Foto: Divulgação)

MUSEUS IMPERDÍVEIS:

  • Galeria Uffizi: um dos museus mais importantes do mundo, foi projetada por Giorgio Vasari e construída entre 1560 e 1580. É conhecida mundialmente por sua coleção incomparável de esculturas e pinturas desde a Idade Média até o período moderno.

  • Palazzo Vecchio: outrora sede do governo em Florença, é agora um museu de arte, que oferece uma incrível experiência sobre o design e a história arquitetônica do maravilhoso edifício. No primeiro andar fica o Salone dei Cinquecento, a maior e mais importante sala da propriedade, originalmente decorada por Michelangelo e Leonardo.

  • Galleria dell’Accademia: é o museu mais visitado de Florença logo depois da Galeria Uffizi, em grande parte graças a exibir em seu acervo a famosa estátua original de David de Michelangelo
Galeria Uffizi (Foto: Divulgação)
  • Palazzo Pitti: foi residência da família Medici. Construído em 1457 e projetado por Brunelleschi, o edifício é hoje um museu com inúmeras alas, abrigando ainda os famosos Jardins de Boboli. Sua coleção inclui arte moderna, uma galeria repleta de pinturas dos séculos XVI e XVII, um museu de prata e os Apartamentos Reais com móveis de época. Para apreciar com calma, reserve um dia inteiro de visita.

  • Palácio Strozzi: Bem no coração da cidade, é o melhor lugar em Florença para ver arte contemporânea e exposições internacionais itinerantes.

  • Museu Salvatore Ferragamo: este museu da moda conta a incrível trajetória de Salvatore Ferragamo. A família Ferragamo fundou o museu em maio de 1995 para compartilhar com o público internacional as qualidades artísticas de Salvatore e o papel que desempenhou na história do calçado e da moda internacional.

  • Museu Gucci: foi inaugurado em 2011, no 90º aniversário da grife, e traça a evolução desde o início da fundação da marca em Florença, até a sua enorme expansão global nos dias atuais.
Galleria dell’Accademia (Foto: Divulgação)

Seguindo para a rota dos campos verdejantes, cercados de ciprestes e vinhedos, meu destino foi a região de Borro, onde me hospedei no maravilhoso Il Borro (ligado à cadeia Relais&Chateaux) pertencente à família Ferragamo, embora sendo sinônimo de elegância no mundo da moda há mais de 80 anos, nos últimos 20, o sobrenome passou também a ser referência no setor hoteleiro.

Il Borro é um vilarejo centenário cercado por 1.100 hectares de terra de cultivo orgânico. A propriedade na década de 1980, foi um refúgio frequentado por Ferruccio Ferragamo, primogênito do fundador Salvatore, que a comprou em 1993. O burgo medieval foi completamente reestruturado e a propriedade que já pertenceu à dinastia Médici e à realeza italiana, os Savoia, passou por uma completa transformação. Graças à meticulosa restauração que começou em 1993, a propriedade resgatou à sua antiga glória e agora se destaca como referência de tradição, cultura e sustentabilidade, refletindo a mais elegante hospitalidade toscana.

Portal de entrada Il Borro (Foto: Divulgação)
(Foto: Patricia Brandão)

Uma estadia no Il Borro significa imersão total na Toscana em seu estado mais autêntico, onde as instalações luxuosas são combinadas à vida em uma propriedade agrícola de vanguarda que é inspirada por sua filosofia eco sustentável. Degustações de vinho a aulas de culinária, passeios a cavalo e golfe, oficinas de artesãos à excelente variedade de tratamentos de Spa, foram algumas das exclusivas experiências que desfrutei, sem contar com a alta gastronomia dos restaurantes Osteria Del Borro e Tuscan Bistro.

Vinhos Il Borro (Foto: Divulgação)
Tuscan Bistro Il Borro (Foto: Divulgação)
Tuscan Bistro Il Borro (Foto: Divulgação)

Cada hóspede do Il Borro pode selecionar diferentes soluções para sua estadia: a exclusiva Dimora Storica, a Villa Mulino situada na floresta, a romântica Villa Casetta nos vinhedos Merlot e ainda as elegantes e refinadas suítes localizadas no vilarejo medieval ou na "Aie del Borro".

Il Borro Gastronomia (Foto: Divulgação)
Vinhos Il Borro - Bolle di Borro Viesca (Foto: Divulgação)

O nome Ferragamo é conhecido em todo o mundo como um símbolo do luxo italiano, desde que Wanda Ferragamo transformou a empresa de calçado do seu marido na casa de moda global que é hoje. Minha segunda parada foi exatamente em Viesca Toscana, casa de férias da família onde Wanda, Salvatore e seus seis filhos passavam os dias de verão e fins de semana prolongados aproveitando a belíssima paisagem toscana.

Localizada na zona rural florentina, a poucos quilômetros das colinas de Chianti, a propriedade original remonta ao período renascentista, sendo adquirida pela família na década de 1950. Um oásis de beleza e serenidade, perfeita para quem busca férias dedicadas ao relaxamento e ao bem-estar. Privacidade e tranquilidade caracterizam o ambiente deste local único onde a elegância atemporal se alia ao conforto moderno.

Bella Toscana (Foto: Divulgação)

O complexo de Viesca Toscana inclui uma mansão do século XVI e 6 vilas requintadas, 20 suítes elegantes localizadas no Borgo di Pian Rinaldi, no Roseiral e na Casa da Família Due Torri. Fora da herdade, imersa no campo, encontramos outra Villa, Marnia, para uma estadia extremamente exclusiva. Uma ampla escolha de itinerários gastronômicos e culturais, ioga e trilhas naturais permitem que os hóspedes aproveitem plenamente sua estadia.

Viesca Toscana Fontana (Foto: Divulgação)

As Viesca Villas são ideais para famílias e grupos de amigos que desejam estar juntos e relaxar como estivessem em sua casa de veraneio, mas desfrutando das maravilhas que a Toscana tem a oferecer. Cada residência é uma expressão da autêntica elegância italiana: peças antigas coexistem com móveis feitos por artesãos locais, os materiais são preciosos e os tecidos em tons quentes estão em perfeita harmonia com as cores da natureza circundante. A herdade oferece experiências únicas e envolventes, capazes de criar ligações profundas com a cultura, história e tradições locais. Os hóspedes também podem desfrutar de uma grande piscina exterior, duas quadras de tênis, rodeadas por uma floresta centenária de salgueiros, bicicletas especiais para passeios pelas encostas, e roteiros eno-gastronômicos, com provas de excelentes vinhos produzidos pelas principais vinícolas da região.

Piscina Viesca (Foto: Divulgação)
Aula de ioga em Viesca (Foto: Divulgação)
Viesca Spa (Foto: Divulgação)

Foram momentos maravilhosos “Sob o sol da Toscana”, já com desejo de voltar.

Tags

Posts recomendados