Experimental Chalet Val d'Isère: o hotel de detalhes impressionantes
Experimental Chalet Val d'Isère abre suas portas com detalhes impressionantes por todo o hotel, e vistas deslumbrantes
No auge do verão de 2023, o Grupo Experimental adquiriu o L'Aigle des Neiges, um hotel de 113 quartos no coração da aldeia alpina francesa de Val d'Isere, que agora foi completamente transformado por Dorothée Meilichzon. Este notável edifício construído em pedra lauze, concreto e madeira inspirou imediatamente a designer, lembrando-a de um lodge de estilo americano, com troncos, galhos, alvenaria e painéis de madeira oferecendo um ponto de partida para o projeto.
O espírito da floresta agora permeia cada recanto do Chalé Experimental Val d'Isere, inaugurado no dia 20 de dezembro de 2024, com seus dois restaurantes, spa, bar de coquetéis, espaços para reuniões e terraço com vista para cartões postais. Em todo o hotel, desde caixilhos de portas, roupeiros, cabeceiras, puxadores, e detalhes da casa de banho em cada quarto, além de uma impressionante lareira de pedra no restaurante, os hóspedes encontrarão uma alusão à floresta exterior.
"Após o estrondoso sucesso do Chalé Verbier Experimental, queríamos uma posição nos Alpes franceses, e Val d'Isére é um lugar especial em nossos corações. O hotel está idealmente localizado muito perto das pistas e, ao mesmo tempo, está bem no epicentro do resort que oferece uma atmosfera que tanto amamos. Imediatamente sabíamos que encontramos o lugar perfeito para o Chalé Experimental", afirma Pierre-Charles Cros, sócio-fundador do Grupo Experimental.
Situado no coração dos Alpes, em Haute-Tarentaise, o Experimental Chalet Val d'Isère fica dentro de uma das áreas de esqui mais bonitas do mundo, com vista para as geleiras Col de l'Iseran e Pisaillas.
Esquiar é a segunda fonte de inspiração de Dorothée Melichzon. O hotel possui molduras espelhadas em forma de esquis, mármore branco-neve em toda parte e pernas de mesa feitas de postes de esqui. Indo mais longe, a equipe desenvolveu um gesso "ski" feito com cal que reflete as cores das largas faixas esculpidas na neve na face íngreme de Bellevarde no final do dia.
Os móveis e a decoração evocam as tradições da Savoyard da aldeia da montanha. Em todo o hotel, os hóspedes encontrarão baús de madeira como os entregues de pai para filho, pegadas esculpidas que lembram o pão marcado antes de ir para o forno a lenha, tiras de marchetaria, carpete de boucle ecru, bancos estofados em edredons macios e algumas patas Yeti escondidas para olhos afiados descobrirem.
Um destino para beber e jantar
O grande restaurante L'Aigle d'Or é inspirado diretamente neste espírito florestal. O chef executivo Rudy Ballin (Robuchon, Maison Blanche, Frenchie) projetou um menu de brasserie que torce clássicos da montanha para compartilhar, incluindo pique de vitela, tartiflette e Mont d'Or, enquanto também oferece pratos de frutos do mar e serviços de bonde de aperitivos, champagnes, queijos e sobremesas. As molduras de painéis de parede de madeira são tapeçarias de tecido, enquanto o tapete de lã e tons de vermelho escuro e azul são compensados por aço inoxidável escovado, alumínio e mármore branco. Marquetaria delicada, lâmpadas de assoalho feitas de esquis e lâmpadas de cogumelo são espalhadas por toda parte.
No restaurante mais íntimo, L'Aiglon, os clientes se reúnem ao longo de bancos altos em torno de um balcão de pedra em torno do forno, para compartilhar raclette a lenha. As reentrâncias em forma de roseta nas paredes são remaniscentes de moldes de manteiga vintage e as marcações do pão, enquanto inserções de pedra no chão, lâmpadas de papel penduradas, paredes rebocadas e madeira escura dão este toque aconchegante.