3 dias para conhecer o melhor da região de Champagne, na França
Após incontáveis meses em casa e, infelizmente, ainda sem poder sair, provavelmente você já sonhou com sua próxima viagem. Então por que usar o tempo livre em casa para planejá-la? A França pode ser o lugar ideal para descansar e conhecer um pouco mais de sua rica cultura. Melhor ainda se for acompanhado de um bom vinho, não é? Por isso, direto do blog Where Marta Went (@wheremartawent) confira um roteiro de 3 dias por Champagne, na província histórica da França.
Com uma rica história e belas paisagens, visitar a região no outono pode ser adorável. O vento frio sobre a face norte, enquanto as cidades de Reims e Epernay transbordam vida. Três dias de puro sossego para relaxar e se conectar com a natureza. E, para aproveitar da melhor maneira possível, nada como um longo fim de semana preenchido por uma programação adequada.
Dia 1: passeio por Reims
Situada na histórica região de Champanhe-Ardenas, é a capital não-oficial da região vinícola de Champagne. Assim, claro que muitas das famosas casas da bebida oferecem degustações incríveis e curtas explorações pelas adegas, sendo o recomendado um passeio a pé por Reims - que é tão refrescante quanto uma taça de vinho gelado.
Para os amantes da arquitetura, a impressionante Catedral de Reims é uma visita obrigatória, mas também a Basílica de Saint-Remi; Já os que gostam de motos e rock'n'roll irão desfrutar de uma visita ao Musée Automobile. Os museus Musée-Hôtel Le Vergeur e o Musée des Beaux-Arts também são outras formas fantásticas de passar o dia, pois ambos possuem maravilhosas coleções históricas e de arte.
Para almoçar ou jantar o À L’Ére du Temps, na Av de Laon, 123. O ambiente aconchegante oferece os mais autênticos crepes, combinados com champanhe demi-sec rosé. Mas não se esqueça de chegar cedo, pois ele é um pouco concorrido. Outra opção, mas não menos importante é o Le Foch, um restaurante com estrela Michelin que oferece frutos do mar fantásticos, combinados com uma boa garrafa de Blanc de Blancs.
Dia 2: Maison Houses em Reims
Não há quem duvide que existem inúmeras casas de champanhe extraordinárias em Reims, mas se você acordar bem cedo você terá tempo para visitar dois produtores, basta um telefonema para agendamento e pronto. As sugestões são:
-
Taittinger: A maior casa de Champagne de propriedade familiar em Reims. As pessoas são calorosas e os crayères - ou porões subterrâneos, são impressionantes. Sua história, arquitetura farao com que a visita valha a pena - e, é claro, pelo vasto conhecimento sobre o processo de fabricação de champanhes.
-
Veuve Clicquot: Só com o icônico Yellow Label pode ser que esta se torne sua fabricante favorita. No entanto, além de sabores incrível Veuve Clicquot oferece, também, uma inspiradora e poderosa história sobre Madame Clicquot. Piqueniques nos jardins da maison, também são uma boa opção, estão disponíveis de quinta a sábado e você não vai se arrepender
Para jantar, visite o Domaine Château du Faucon para uma experiência extravagante. Localizado a poucos minutos ao norte de Reims, o restaurante funciona das 19h às 21h30, e para almoço apenas aos domingos.
Dia 3: Epernay
Se Reims é o coração de Champagne, Epernay é sua alma! Viaje de Reims à pitoresca cidade de Epernay 23 km ao sul. Sua primeira parada deve ser, claro, uma casa de champanhe, e aqui vão as recomendações:
-
Champagne Bauchet: A propriedade de 34 hectares perto de Epernay tem feito bebidas incríveis desde 1920 e pode não ser tão conhecida como as Maisons anteriores, mas ainda é uma experiência encantadora para os amantes do vinho e entusiastas do champanhe. Para chegar, você deve viajar para Bisseuil, uma pequena vila de Champagne no vale do Marne (nos arredores de Epernay).
-
Hautvillers: Nenhuma viagem a Champagne está completa se você nao visitar a cidade natal de Dom Perignon, que não é onde o Champagne foi inventado, mas onde foi aperfeiçoado. Almoce na linda cidade e mergulhe na história. Em seguida, volte para Epernay para curtir a cidade.