Miami reserva aventuras inesquecíveis para os turistas
Mesclar mergulhos em praias paradisíacas com passeios culturais e gastronômicos é o maior atrativo do sul da Flórida – muito além das compras
Praias com água azul-turquesa, daquelas ótimas para banhos demorados, é algo associado num piscar de olhos com Maldivas ou ilhas do Caribe. O primeiro, essa nação tropical no Oceano Índico, é realmente de tirar o fôlego. Sua distância, todavia, afasta muitos viajantes (algo acima de 25 horas em trânsito de São Paulo até lá). Já o segundo ponto paradisíaco, um agrupado de ilhas com um clima fantástico em boa parte do ano, é famoso por cruzeiros de embarcações gigantescas, ou então um pinga-pinga entre ilhas, a bordo de pequenos aviões, o que também afasta quem quer deslocamento otimizado ou uma viagem para relaxar sem interagir muito com outros turistas. Para esses aventureiros que amam conforto ao extremo que o sul da Flórida aparece cada vez mais como uma opção repleta de atrativos e infraestrutura, mas sem deixar de lado praias de areia branca e fina. E isso fica ainda mais irresistível entre os que amam spas e esportes, já que o menu por ali é vasto e com opções cheias de tecnologia, com o que há de mais novo na atmosfera wellness.
De São Paulo a Miami, em voo direto, são cerca de oito horas dentro de uma aeronave. Alguns ocorrem durante a noite, então havendo uma melhor opção de cabine, como a executiva, você já chega pronto para começar a jornada da diversão na manhã seguinte no Hemisfério Norte. A melhor forma de se locomover pela cidade queridinha dos brasileiros é alugando um carro. Tanto que no Aeroporto Internacional de Miami há um setor repleto de opções, acessível por um trem gratuito, com ar-condicionado e bem sinalizado. Mas a dica aqui é fazer a reserva antes de embarcar, já com os seguros inclusos, para evitar trâmites que tiram muitos minutos e um pouco da paciência. Existem opções de transporte público, que vem melhorando a cada dia, e também carros por aplicativos, para os que não querem dirigir, mas a comodidade de ter um veículo realmente faz a diferença, pois otimiza o tempo entre passeios.
Aquele azul
As praias da região são muito boas para relaxar e possuem diversas opções de práticas esportivas, náuticas ou em solo. Se não estiver ventando muito, nadar também é incrível, já que o mar ali é claro e com temperaturas bem agradáveis.
Caso a sua vontade seja ficar em um ponto menos agitado, uma boa opção é se hospedar em Bal Harbour. Em 2023 é comemorado o 75o aniversário desse vilarejo à beira-mar que virou um sofisticado destino internacional. Por lá existe a mistura de uma área estritamente residencial com galerias de arte menores, restaurantes com reservas disputadíssimas e festivais de música ao ar livre com muito jazz e música clássica. É um balneário na ponta de uma grande cidade.
Ainda em desenvolvimento, o parque à beira-mar de Bal Harbour, inaugurado em setembro de 2021, é ponto de encontro para caminhadas, jogos de frisbee e aulas de meditação ou ioga. Todas essas atividades já são bem aproveitadas pelos locais. Próximo, uma doca, de barcos e caiaques, vira hub de apaixonados por esportes aquáticos com ou sem velocidade. Muitos são os viajantes que tiram um dia para alugar barcos, com alimentação e objetos para mergulho inclusos, para aproveitar o mar no melhor ritmo. Também há uma boa oferta de passeios de jet sky e stand-up paddle.
Entre o mar e os resorts ali aninhados, passeios de bicicleta ou caminhadas com os pets, ficam ainda mais agradáveis com as exposições itinerantes de artistas locais ou internacionais promovidas pela prefeitura.
Bem relax
Aos que gostam de conforto, uma das tardes pode se desenrolar em cabanas em frente à praia. Nas do St. Regis Bal Harbour, por exemplo, é possível degustar frutos do mar harmonizados com taças de vinho rosé da Provença. O hotel também conta com uma piscina dedicada aos que apreciam o silêncio, inclusive com uma jacuzzi reservada, ótima para relaxar longe de olhares. Outra jacuzzi, agora interna, também espera o visitante no Remède Spa da propriedade. Dentre os pacotes para relaxamento há tratamentos para casais e até opções de “escapes” entre amigas, com protocolos faciais e corporais. E um dos tratamentos para o corpo ganha destaque ali: o 24K Gold Wrap. São 90 minutos para relaxar e reconectar corpo e mente entre esfoliação corporal, uma massagem craniana e, para equilibrar a pele, um envelopamento corporal com máscara, retirada com uma hidromassagem de ducha vichy, que lembra bastante algumas experiências em hammams. Para finalizar, massagem para eliminar os ainda possíveis nódulos de tensão. Você pode adicionar um booster de óleo de cannabis 100% orgânico ao tratamento, ativo que está em alta no mundo todo e vem sendo considerado um hidratante potente e nutritivo para a pele, além de ajudar no alívio de dores.
MIAMI PODE SIM SER UM bom destino PARA RENOVAR O GUARDA-ROUPA, MAS VAI muito além disso. BEM-ESTAR, BOA gastronomia E PROGRAMAS CULTURAIS FAZEM DA VIAGEM ALGO MUITO BEM balanceado ENTRE agitação E PAZ.
Cozinha internacional
Quando pensamos em sabor, restaurantes que contemplam a gastronomia do mundo se fazem presente na vizinhança. Dentro do The Ritz-Carlton Bal Harbour, por exemplo, você consegue experimentar ostras de um frescor ímpar no Artisan Beach House. A premissa ali é cozinha global com ingredientes locais, buscando a sustentabilidade. Outras ótimas e frescas opções do Artisan são os crudos. Não deixe de harmonizá-los com os mocktails da casa. Mais um atrativo do menu é o café da manhã com vista para o mar. Tem a opção de bufê disponível, mas as melhores pedidas estão à la carte, inclusive com um surpreendente bowl de açaí com frutas que não deixa nada a desejar aos nossos brasileiros. Ali é um local para você se deliciar com calma e privacidade. Inclusive, dá para aproveitar os drinques servidos ao entardecer como acompanhamento para momentos de contemplação das ondas, dos pássaros e dos barcos.
Já os restaurantes dentro do complexo Bal Harbour Shops são lugares “para ver e ser visto”, além de um bom “esquenta” antes das baladas agitadas de Miami. Uma opção interessante quando o assunto é menu é o Aba. Apesar de ser um ambiente bem agitado, o que às vezes acaba deixando um pouco a desejar quando o assunto é atendimento personalizado, ele tem uma seleção interessante de sabores mediterrâneos, incluindo temperos e receitas do Líbano, Israel, Turquia e Grécia. O hummus, uma tenra pasta de grão-de-bico temperado, é a melhor pedida de entrada. Perfumado e com a textura perfeita para acompanhar pães quentinhos. Mas ali também tem o tradicionalíssimo Carpaccio, italiano, o Le Zoo e suas batatinhas fritas muito crocantes e sequinhas, e o oriental e contemporâneo (favorito de muitos turistas brasileiros), Makoto.
Para fechar o roteiro, depois de alguns dias de relaxamento entre praias, eventos culturais e descompressão, deixe Bal Harbour e volte para a agitação de um outro ponto de Miami que é bem novo e vibrante: Brickell. Ali é o epicentro financeiro do destino, mas se engana quem acha que é um local sério e corporativo.
Na região você encontra ótimos bares e baladas, inclusive com calendário repleto de atrações que costumam se apresentar apenas em festivais brasileiros, como Machine Gun Kelly e Car - di B. E claro que vida noturna agitada pede um bom bar. Um dos melhores de Brickell é o Sugar, um rooftop disputado com uma bancada de decoração balinesa, DJ sets animadíssimos, drinques internacionais e de criações próprias, além de uma cozinha que serve sushi e outros petiscos asiáticos. Tudo isso no 40o andar do EAST, hotel e ponto de encontro de jovens executivos. No lobby sempre há uma série de obras de arte contemporânea, em uma espécie de galeria que ganha outros pontos do hotel, como elevadores, corredores e restaurantes. É um ambiente que faz você se sentir em casa com uma mistura de sofisticação e despretensão. Aos viajantes que vão ficar mais tempo na cidade, ali também é possível alugar apartamentos com dois quartos, muito bem equipados, para se sentir em casa mesmo.
Miami pode sim ser um bom destino para renovar o guarda-roupa ou o nécessaire, mas o que dá para fazer ali, além disso está ficando em primeiro plano por quem busca diversão e bem-estar. E vale a pena.