Potsdam: um paraíso natural e arquitetônico nos arredores de Berlim
Natureza, história e cultura: a cidade de Potsdam, a cerca de 40 minutos de trem de Berlim, é um dos grandes tesouros naturais e arquitetônicos do norte da Alemanha. Repleta de lagos e bosques, a cidade foi escolhida pelos reis da dinastia Hohenzollern para construir seus palácios e castelos, que até hoje caracterizam a paisagem da cidade e atraem milhares de turistas todos os anos.
O maior atrativo é sem dúvida o Palácio Sanssouci, que também dá nome ao parque no qual ele se localiza. Ali o rei Frederico o Grande mandou construir em meados do século XVIII o seu refúgio de paz e o denominou com o termo francês “sem preocupação”: assim ele queria estar no alto da colina, com a vista dos vinhedos e acompanhado por seus inúmeros cachorros.
Não por acaso a própria arquitetura do Sanssouci é mais discreta do que os outros palácios da cidade, a ideia era mesmo ser um cantinho silencioso e reservado para este rei da Prússia, que hoje se assustaria com tantos visitantes.
Próximo dali está o imponente Palácio Novo, construído pelo mesmo Frederico o Grande mas com o objetivo oposto do Sanssouci: o objetivo agora era impressionar e mostrar o poder da Prússia. Salões de ricamente ornamentados, galerias com obras de arte, um teatro e inúmeros
quartos: apesar de todo este luxo, o rei passava pouco tempo neste Palácio e o utilizava mais para realizar festas e receber seus hóspedes.
Na parte do Jardim Novo está o interessante Palácio Pátio de Cecília, o último construído em Potsdam pela dinastia Hohenzollern. Erguido já no início do século XX pelo Imperador Guilherme II para seu filho Guilherme e sua esposa Cecília, este Palácio se diferencia pelo estilo
mais campestre e jardim em estilo inglês.
O destaque deste lugar, porém, virá mais tarde como cenário de uma reunião muito importante após a Segunda Guerra: em 1945 se encontraram ali os chefes de Estado Truman, Churchill e Stalin para decidir a divisão e o futuro da derrotada Alemanha.
É preciso atenção na paisagem de Potsdam, pois nem tudo o que parece palácio, é: a Igreja de São Nicolau e a sede da câmara dos deputados de Brandemburgo podem confundir à primeira vista. Ironicamente a sede da câmara, onde ficava o antigo Palácio da Cidade, já deixou um aviso na sua fachada: “isto não é um palácio”. E aqui, completamos: hoje não é um palácio, mas no mesmo local já teve um! Potsdam definitivamente merece uma visita e pode ser ainda melhor aproveitada com a companhia de um/uma guia.